EP 228 Rafaela confessa a sua traição

Rafaela conta o sucedido a Luena, e afirma que a traiu na noite em que ia fugir com Júnior.
Dom, 29 nov 2015 21:47 TVI

Neste episódio

Rodrigo afirma que não a pode acusar sem provas e que lhe deve dar uma hipótese de se defender. António diz que tem as provas suficientes, e afirma que Luena sabe bem o que acontece a quem trai a organização. Luena pede para ver o filho. António pede a Rafaela para trazer o miúdo.

Pilar mostra-se revolta com a incompetência de Camacho. Norberto afirma que têm de encontrar Luena, e perguntam a Pilar se se lembra de um outro local onde ela possa estar. 

Ramiro telefona a António, para este lhe dar certeza daquilo que tem a fazer. Rafaela pede a António para ele não fazer o que planeia fazer. Luena afirma que ele vai ser acusado de homicídio. Ramiro afirma que não tem pena dela e isto é a paga por se ter juntado a Venâncio. Luena pergunta-lhe se quando olhar para o filho dela lhe vai dizer que lhe matou a mãe. Ramiro vira-a de costas e aperta-lhe o pescoço em garrote. Luena começa a sufocar. 

Rafaela desesperada confessa a António que foi ela que o traiu e pede-lhe que ligue a Ramiro. Ele afirma que não vale a pena. Ela arranca-lhe o telefone da mão e faz a chamada. Ramiro pára de sufocar Luena ao ver no visor do telemóvel o nome de António e deixa-a cair no chão. Após ouvir o que lhe dizem, agarra-a e faz-lhe respiração boca a boca. Luena abre os olhos ao fim de alguns segundos. Ramiro informa-a que se safou de boa e para não contar a ninguém o que se passou. Sai a correr. Momentos depois chega Norberto e Camacho com agentes da PJ. Norberto pergunta-lhe está tudo bem e abraça-a. 

António interroga Rafaela que só responde quando ameaçada ao ver a arma que Radu empunha, e confessa que Norberto a tem na mão desde que ela matou acidentalmente o cliente da Ana Maria. Confessa que eliminou a arma, mas que não sabe como é que Norberto a conseguiu recuperar. E que ele e a polícia a obrigaram a montar a armadilha para não ser acusada de homicídio. António pede-lhe uma razão para não a matar agora mesmo. Rafaela afirma que se lhe acontecer algo ele vai ser o principal suspeito. António deixa-a ir. Rafaela sai a correr, e logo de seguida vê Radu e Tânia atrás dela. 

Norberto leva Luena a casa e pergunta-lhe se não quer vir com ele para Luanda, lá ele pode protegê-la e em Lisboa ela não está segura. Luena rejeita a oferta, afirmando que tudo o que tem está em Lisboa e quer ir ver o Júnior. 

Luena abraça Júnior e ele pergunta-lhe quem é que ganhou o jogo. Ela afirma que foi ela. O filho pergunta se agora podem ir jogar os dois. Luena declara que primeiro tem de falar com Rodrigo. 

Luena discute com Rodrigo e acusa-o de ser um cobarde e não ter feito nada para impedir que Ramiro a tentasse matar. Rodrigo chora e abraça-a, dizendo-lhe que tinha as mãos e os pés atados e não sabia o que fazer. Luena solta-se dele e pergunta-lhe o porquê de António a ter poupado. Ele afirma não saber e que terá de lhe perguntar a ele. Rafaela corre até casa de Mafalda, e pede-lhe ajuda a chorar, feita num farrapo. Mafalda em pânico não sabe o que fazer. 

Mafalda acaba de curar as feridas a Rafaela e vai comprar um frango para o jantar, quando se prepara para sair Luena aparece. Rafaela conta o sucedido a Luena, e afirma que a traiu na noite em que ia fugir com Júnior. Luena incrédula não acredita em Rafaela, e afirma que Júnior esteve à morte por causa dessa noite. Ela afirma estar arrependida. Luena declara que nunca a vai perdoar. 

César confessa a Mara que lhe deve uma explicação, enquanto ela fecha o Posto. Mara convida-o para jantar. Neuza pede desculpas a Vita por a ter tratado mal, e afirma que não quer que Mara se chateie com ela por causa daquelas liberdades. Vita afirma que não fez nada de mal e só fez o que Luís Miguel lhe pediu, e que o que Neuza queria era que Mara fosse sua filha, mas a sua filha é ela. 

Ao jantar Mara pergunta a César o porquê de não lhe ter contado que era Viúvo. César afirma que lhe custa falar sobre o assunto. Mara confessa-lhe que são amigos e que pode confiar nela para o que quiser. 

Bino conversa com Isabel e alguém parte o vidro da sala com uma pedra que tem um papel à volta. Bino vai atrás da pessoa que atirou a pedra. Quando volta Isabel fica chocada com o que leu. Bino lê o recado que diz para se ir embora e que ninguém o quer aqui.  

César atende uma chamada de um homem que lhe diz estar tudo tratado e que o individuo apanhou um susto. Mara entra na sala com dois copos e uma garrafa de vinho e confessa-lhe o porque de vir sozinha. César fica do lado dela e afirma que ele Luís Miguel tem de fazer um esforço para tudo não ser motivo de discussão.

 


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: Rafaela confessa a sua traição
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA