EP 245 Santiago pede Francisca em casamento

Episódio 245
Sex, 18 dez 2015 21:41 TVI

Neste episódio

Alzira implora a António que não faça mal a Telmo. Telmo continua pendurado com a corda ao pescoço. Radu começa a tirar livros para que Telmo fique cada fez mais sufocado.

Luena e Rodrigo conversam sobre a relação de ambos e sobre Júnior. Luena está confiante que António vai conseguir resgatar Júnior. Mina e Concha aguardam que Margarida prepare um chá. Mina encontra a pulseira de Luena caída no chão e mete-a no bolso.

Júnior permanece profundamente adormecido em casa de Margarida.Telmo luta para não ser enforcado. Radu goza com a situação e tira mais um livro dos pés de Telmo, que começa a sufocar ligeiramente.

Alzira vê imagens de Telmo e conta a António tudo o que sabe sobre Júnior e promete ajudar a encontrá-lo.

Na casa dos Sacramento, conversa-se sobre Kandimba e o regresso de Jandira. Quando eles chegam a casa, carregados de compras, Kandimba sobe as escadas e a família Sacramento prepara-se para questionar Jandira sobre as suas motivações para ter estado tanto tempo sem querer saber dos filhos.

Kandimba tenta animar Joana que está triste por estar chateada com a mãe. Todos ouvem a história de Jandira que afirma nunca ter ligado para os filhos por vergonha e por viver na miséria.

Na casa de Clara, Francisca conta à prima que discutiu com Santiago por causa de Teresa. Clara desdramatiza e incentiva Francisca a ir ver a abertura das decorações de Natal. Quando Francisca sai, percebe-se que Clara e Bruno têm um plano.

Francisca e Santiago encontram-se na baixa. Santiago oferece-lhe um anel de noivado e beijam-se. Pilar e Sara falam sobre Jandira. Francisca entra na sala trazendo Luís Miguel e Jorge consigo. Francisca diz ter uma coisa para anunciar à família.

Leandro e Santiago conversam e Leandro fica a saber que o amigo está noivo. Santiago fala-lhe também sobre o novo trabalho na Remax. Pilar e Jorge recebem a notícia do noivado de Francisca com algumas reversas. Luís Miguel e Berta felicitam-na. Sara abraça-a, fazendo um comentário amargo. Fazem um brinde.

Leandro diz a Santiago estar chateado com as atitudes de Sara, que demonstram que ela tem vergonha dele. Confessa ainda estar triste com a sua situação familiar.

Alzira conta a Nininho que Leandro a traiu, levando lá a casa uma mulher para a distrair enquanto procuravam Júnior no quarto. Conta-lhe também que levaram Telmo e que António foi ali a casa ameaça-la.

Na Construtora, António dá indicações a Tânia sobre o que fazer com Telmo. Norberto chega e pergunta-lhe se tem novidades do paradeiro de Júnior e começam a discutir.

Luena apercebe-se que Rodrigo não está em casa e fica inquieta. Arsénio e Norberto estacionam junto à casa de Luena. Vêm Rodrigo mas não o reconhecem de imediato e resolvem segui-lo.

No bairro, Alzira pergunta aos vizinhos pelo seu filho Telmo. Luena conta a António que Rodrigo desapareceu. António acha que Rodrigo pode saber onde está Júnior e fica chateado por ter voltado a confiar nele.

Rodrigo questiona Nininho sobre o paradeiro de Júnior. Norberto e Arsénio vigiam-no mais afastados. Norberto e Arsénio decidem avançar e são neutralizados por quatro homens do gang que os agridem. Arsénio e Norberto ficam estendidos no chão.

No Musseque, Laranjinha despede-se da tia e de Isabel. Bino prepara-se para levar Laranjinha ao aeroporto. Em Angola, Yolanda faz a árvore de Natal e emociona-se ao recordar Artur. Artur encontra-se no hotel em Luanda e diz comovido a Kizua, não poder dizer à mãe que está vivo. O amigo pede-lhe calma, para não deitar tudo a perder.

Luís Miguel convida Mara para passar o Natal em casa dos Sacramento. Mara hesita, mas Luís Miguel insiste. Entretanto César entra no quarto de Mara e esta diz a Luís Miguel que convidou César para passar o Natal consigo no hotel.

No bar africano, Sara mostra-se chateada por ter visto Leandro com Rafaela, mas reconhece que foi uma manobra para tentarem encontrar Júnior. Leandro mostra-se revoltado por Sara não assumir a relação entre eles.

Francisca e Santiago passeiam felizes pela Baixa de Lisboa. Em casa dos Sacramento, Pilar, Jorge, Concha e Henrique conversam sobre o noivado de Francisca. Na hamburgueria Francisca diz a Santiago que quer casar o mais rápido possível, mas o namorado acha que primeiro devem juntar um pé-de-meia. Francisca diz-lhe que Jorge poderá ajuda-los mas Santiago vinca não quer depender da família dela.

Francisca está feliz e fala do seu noivado com Clara. Mina entra e felicita Francisca, e as primas ficam a comentar a pulseira que Mina está a usar. Nininho e Alzira temem a polícia mas Rodrigo diz-lhes que estão seguros.

Rodrigo diz ter uma ideia de onde poderá estar Telmo. Em casa de Luena, Rafaela, Ramiro e António falam sobre Rodrigo e que não deviam ter confiado nele. Norberto questiona Luena por esta, não o ter avisado que Rodrigo tinha aparecido. Júnior estremunhado pergunta a Margarida pela mãe e diz que precisa dos seus medicamentos. Esta vai buscar os medicamentos e Júnior agarra no telemóvel de Margarida. Em casa de Luena todos falam da situação de Júnior. O telemóvel toca e Luena atende. 


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: Santiago pede Francisca em casamento
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares