EP 250 Luís Miguel e Mara passam a consoada juntos

Episódio 250
Qui, 24 dez 2015 21:40 TVI

Neste episódio

Norberto dirige-se de imediato para o quarto mas encontra-o deserto e arrumado, sem sinais de Júnior. António ameaça Margarida para a obrigar a falar mas Norberto impede-o. Norberto pede desculpa a Margarida pela confusão e Margarida expulsa-os. O sem-abrigo parece retirar lixo de um contentor. No interior estão Júnior e Rodrigo inconscientes.

Na casa dos Sacramento, Berta e Iryna preparam doces para o jantar de Natal. Os miúdos roubam creme para os bolos e Berta ralha com eles. Jandira observa a felicidade dos filhos.

No hotel, Neuza conta a Mara o que sabe sobre o passado de Jandira. Apesar de estar cada vez pior da gripe, Mara continua determinada em passar a consoada em casa de Luís Miguel. Vita aproveita para incentivar Mara a ficar em casa a descansar. Mara reage mal à sugestão e Neuza fica furiosa.

Jandira fala ao telemóvel com alguém e refere o facto de poder vir a ter problemas com uma pessoa que sabe coisas sobre o seu passado.

Todos tentam consolar Luena que está desesperada com o desaparecimento do filho. Luena acha que Mina estava atrás da recompensa e inventou a história. Mina fica extasiada quando Bruno lhe diz que Norberto está lá em casa para falar com ela.

Mina julga que ele lhe veio pagar a recompensa. Norberto acusa Mina de lhe ter dado informações falsas sobre o paradeiro de Júnior para conseguir a recompensa. A família fica furiosa e Concha atira rabanadas para cima da sogra. Henrique entra em casa e exige saber o que se passa.

Radu prepara-se para ir para Bucareste passar o Natal e despede-se de António. António mostra-se abatido com a situação de Júnior e Radu tenta animá-lo.

Francisca comenta com Clara que quer ter um casamento de sonho. Clara tenta que Francisca perceba o ponto de vista de Santiago em relação às despesas.

Henrique repreende Mina por ela ter fornecido uma pista falsa. Mina tenta defender-se e afirma que julgava que a pista era verdadeira e que o dinheiro era para entregar aos pobres. Henrique não acredita e diz à mãe que depois do Natal, terá que sair lá de casa.

Margarida faz os preparativos para a noite de Natal completamente alienada da realidade. Júnior e Rodrigo estão em pânico. Norberto procura Luena e afirma que vão os dois voltar ao bairro da Palmeira e virar aquilo do avesso até encontrarem Júnior. Abraçam-se.

Ramiro e Rafaela chegam a casa de Mafalda para passarem o Natal. Mafalda lamenta que Pedro queira passar a noite com os filhos. Mafalda acha que Pedro vai voltar para ela quando adotarem uma criança.

Sara acaba de se arranjar para a noite de Natal. Tira de um armário o presente que comprou para Leandro. Leandro vai a casa da família entregar os presentes de Natal. Telmo oferece uma pulseira a Leandro, deixando-o sensibilizado. Alzira fica triste quando percebe que Leandro não vai passar a noite com eles e acabam os dois a discutir. Furiosa, Alzira expulsa o filho de casa.

Sara prepara-se para sair quando tocam à campainha. É um estafeta que traz um grande embrulho e entrega a Sara.

Santiago e Francisca passeiam pela cidade, apreciando as iluminações de Natal, antes de irem para casa dos Sacramento. Francisca e Santiago chegam a casa dos Sacramento, trazendo alguns presentes de Natal. Santiago mostra-se saudoso em relação ao Natal em família.

Luís Miguel diz a Francisca que Mara e as bebés ainda não chegaram. Mara sente-se febril, mas continua a querer ir aos Sacramento passar a noite de Natal como combinado. Levanta-se e dirige-se para a casa de banho mas quase caí. César e Neuza aconselham-na a não ir.

Luís Miguel fica muito triste quando sabe que Mara e as bebés não vão passar a consoada com eles por esta doente. Francisca e Jorge tentam animá-lo. Mara comenta com César e Neuza que Luís Miguel parecia ansioso por as ver. Mara está triste e não imaginava que o Natal iria ser assim. Mara lamenta que Luís Miguel a tenha traído e chora. Vita cruza-se com César no corredor do hotel e agradece-lhe por ter contribuído para Mara ficar doente. César diz-lhe que seria incapaz de fazer mal a Mara.

Jandira fala com alguém ao telefone e diz que sabe o que está a fazer e desliga. Kandimba chama a mãe para a sala e ela finge estar com vergonha da família Sacramento. Luís Miguel agradece a Jandira por não ter contado a Kandimba que vai levá-lo para a Holanda. Jorge tenta perceber por que razão Sara insistiu tanto para convidar Leandro para passar o Natal com ele. Leandro fica atrapalhado e Pilar interrompe a conversa.

Em casa, Sara está em choque a olhar para o quadro que recebeu. Joana percebe que Luís Miguel está triste e tem uma ideia para o animar. Mara está na cama, muito em baixo. Neuza e Vita cuidam das crianças. Luís Miguel e Joana chegam com presentes e Vita mal consegue conter a raiva.

Em casa de Daniela, esta, Mitó e Camacho brindam e comem bolo-rei. Na casa dos Albergaria faz-se a troca de presentes junto à árvore de Natal. Mina encontra-se sozinha e deitada na cama a vociferar sozinha.

Na casa Sacramento faz-se a troca de presentes junto à árvore em ambiente de afeto e harmonia. Leandro está triste com a ausência de Sara. Sara deambula pela sala vestida de noiva e revive o pesadelo da morte de Diogo, com uma garrafa de álcool na mão, dando grande goladas. Ao seu lado está o quadro que recebeu, uma pintura feita a partir de uma foto dela e Diogo que transpira felicidade.

António desce as escadas da sala de jogo abatido. Sílvia abre a porta a Pedro, mascarado de Pai Natal. Ele distribui as prendas que traz no saco e por momentos os problemas familiares desaparecem entre risadas animadas.

Mafalda janta com Rafaela e Ramiro. Rafaela propõe um brinde, mas Mafalda nem reage e Rafaela brinda com Ramiro.

Luena e Norberto rezam ajoelhados junto de um presépio. Luena quebra em lágrimas e Norberto abraça-a. Júnior está cada vez mais fraco. Rodrigo pede-lhe que não fale na mãe e que o deixe tratar de tudo. Margarida vem da cozinha com uma travessa de bacalhau. Desfaz 3 comprimidos e coloca-os na comida de Júnior. Rodrigo está atento a tudo e pede a Júnior que troque o prato dele com o de Margarida sem que ela perceba.


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: Luís Miguel e Mara passam a consoada juntos
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares