EP 231 Vita arrisca a vida de Rosarinho

Rosarinho continua a caminhar perigosamente até a piscina. Vita fecha os olhos e vira costas para não ver.
Qua, 2 dez 2015 21:40 TVI

Neste episódio

Concha liga a Henrique e conta-lhe o sucedido, dizendo que Kiko pode correr perigo de vida por causa de Mina.Os paramédicos estão prontos para levar Kiko. Mina surge e pergunta o que se passa. Henrique agarra-a pelo braço e conta-lhe o que Concha descobriu e pergunta-lhe que comprimidos eram aqueles pois caso contrário terão de fazer uma lavagem ao estômago de Kiko. Mina afirma que não lhe fazem mal, e que são drops de menta. Concha está chateada com Henrique. Ele dá-lhe razão e afirma que nunca pensou que Mina fosse tão longe. Concha afirma que Mina tem os dias contados naquela casa.

Henrique descompõem Mina. Ela tenta fazer-se de vítima, mas sem efeito. Ele declara que ela vai ter mesmo de sair de lá de casa e arranjar outro sítio para morar.

Isabel vai ter com César e pergunta-lhe se ele não quer reconsiderar voltar para a pousada. Ele afirma que depois de tudo não há condições. Ela insiste e ele afirma dar uma segunda oportunidade a Bino. Isabel confessa que só poderá falar com ele quando Bino voltar de Lisboa. César fica alarmado, e assim que Isabel vira costas telefona a alguém e diz que terá de tratar do assunto senão Bino vai meter-se onde não é chamado.

Bino chega a casa dos Sacramento e confessa a Luís Miguel e Pilar que uma pessoa que se fez amiga de Luís Miguel e de Mara, tem outras intenções. Elias procura César e Mara, e informa César que Bino o acusa de perseguições e tentativa de homicídio, e que o terá de investigar. Mara afirma que isso é desnecessário e dá-lhe a sua versão dos factos tentando ilibar César.

Pilar, após a saída de Bino, pergunta ao filho se acredita nele. Ele diz-lhe que sim, que ele é seu amigo. Pilar afirma que não há nada de concreto contra esse César. Luís Miguel afirma que só ficará descansado quando estiver com Mara. Pilar tenta demovê-lo assumindo que a construtora precisa dele, mas sem sucesso.

Neuza apanha Vita a ouvir atrás da porta e confronta-a, afirmando que ela é uma mulher que quer o marido de outra. Ela nega fazendo-se de vítima. Neuza adverte-a de que se continuar atrás de Luís Miguel, ela irá deixar de trabalhar para aquela família. Vita desvairada, entra no quarto e diz para as gémeas que Luis Miguel não vai embarcar para Luanda de maneira nenhuma.

Bino cruza-se com Mitó na hamburgueria que lhe diz que é gerente do sítio. Ele afirma que não quer falar com ela pois ela traiu Isabel e ficou-lhe com o dinheiro do marido. Bino agradece à enfermeira por ter vindo falar com ele e pergunta-lhe se conhece César. Ela confirma e pergunta-lhe o que quer saber. Mara fala com Isabel sobre o sucedido, e pede-lhe uma opinião.

Isabel afirma que Bino é obstinado e desconfia de algo, porque ouviu César a falar ao telefone sobre eles e que sendo amigo de Luís Miguel como é, tem medo que Mara se aproxime demais de César. César bebe uma cerveja e liga a Luís Miguel que não atende. Deixa-lhe uma mensagem de voz a dizer que têm de falar sobre o Dr. Varela e que a viagem dele valeu a pena.

Norberto fala com Camacho e afirma que Lucena o tramou, mas que Arsénio vai buscar as ordens de compra originais à empresa que vendeu os materiais e isso será a prova irrefutável da sua inocência. Arsénio chega e afirma que a empresa fechou e os donos fugiram do país quando souberam do acidente em Chelas.

Mina fala com Bruno sobre o sucedido. Mitó junta-se à conversa e Bruno enfurecido sai ao ver a mãe. Mina afirma que terá de arranjar uma solução e algo drástico para colocar Concha no sítio.

Mafalda confessa a Rafaela que terá de dar tempo ao tempo e que Luena acabará por a perdoar. Rafaela afirma que as coisas não são assim tão simples e que não pode deixar Luena sozinha à merce de Rodrigo. Rafaela assume perante Mafalda que fez uma promessa a uma pessoa e não a tenciona quebrar, e declara que Rodrigo terá de se cuidar.

António fala ao telemóvel com os donos da empresa que forneceu os materiais à obra de Chelas e garante que pagará o combinado para ficarem um tempo fora de circulação.

Sara entra e reclama sobre a escolta, António perde a paciência e afirma que ela irá fazer o que lhe mandam porque é mimada e irresponsável e caso não aconteça ele próprio a internará uma clinica de reabilitação. Luís Miguel cruza-se com a irmã e agarrando-a pelo braço pergunta-lhe o que se passa. Ela desagradável diz ao irmão que se meta na vida dele e que da desgraça dela trata ela. Luís Miguel pergunta a António o que se passou. Ele explica-lhe o que está a fazer com Sara. Luís Miguel afirma que ela já passou por muito e para ter cuidado. Ele garante-lhe que tudo o que está a fazer é para o bem dela. Ela afirma que talvez ela não precise de um pai e que talvez devesse desistir. António pergunta-lhe como reagiria se lhe dissessem para desistir dos seus próprios filhos. Luís Miguel não responde.

Leandro informa Francisca que Luena foi buscar Sara ao bar com dois seguranças e um deles era Ramiro. Ramiro surge e diz-lhes para se meterem nas vidas deles. Eles pedem-lhe uma explicação sobre o que faz afinal. Ramiro afirma que se não o quiserem ali em casa que se muda ainda hoje. Leandro faz-lhe um ultimato, ou fala da vida que leva ou vai-se embora. Ramiro decide ir-se embora.

César recebe um telefonema em que lhe dizem que não conseguiram impedir Bino de investigar o passado no hospital. Este afirma que se algo chegar aos ouvidos da Mara, ela não irá confiar mais nele. César recorda o pedido que a sua mulher lhe fez no hospital.

Bino conta a Luís Miguel as informações que a enfermeira lhe relatou e informa-o que César é viciado em drogas, que rouba dos hospitais e que a mulher dele morreu de cancro.

Luís Miguel liga a Neuza e afirma que partem nessa noite para Luanda.Vita recorda-se que César lhe disse que só as filhas podem prender Luís Miguel a Lisboa. Olhando para Rosarinho tira-lhe a bola da mão e atrai-a para a piscina, e Rosarinho começa a gatinhar em direção à água. Neuza prepara a mala de viagem de Luís Miguel. Quando olha pela janela, fica gelada com o que vê no jardim.

Rosarinho continua a caminhar perigosamente até a piscina. Vita fecha os olhos e vira costas para não ver. Neuza caminha aos gritos, e consegue alcançar a menina. Pergunta a Vita para onde é que estava a olhar. Vita em pânico corre para dentro de casa.

Neuza entra atrás de Vita e acusa-a de ser irresponsável e afirma que Rosarinho podia ter morrido. Luís Miguel entra em casa e diz que ouviu gritos, e pergunta o que se passa. Neuza conta-lhe o sucedido. Ele fica incrédulo. Vita chora e tenta desculpar-se dizendo que se distraiu por uns segundos com um telefonema de Vemba.

Pilar ouve tudo à porta da cozinha. Berta aparece e Pilar manda-a calar. Mara vê fotografias de Luís Miguel e das filhas no telemóvel. César pergunta-lhe se está com saudades. Ela afirma que sim. Mara assume que acredita nele e convida César para jantar.

Neuza diz a Vita que Mara não vai ficar a saber do que se passou com as gémeas. Luís Miguel decidiu não lhe contar e percebe que foi um descuido por causa do telefonema de Vemba.

Concha informa Mina que tem uma semana para sair lá de casa. Mina confessa a Bruno o ultimato de Concha e afirma que vai ter de a ajudar a engendrar algo.

Peixe oferece um ramo de flores a Isabel, e convida-a para jantar. Bino e Luís Miguel falam de Isabel. Bino assume que ela deve estar entretida com Peixe e conta a história a Luís Miguel. Ele informa-o que não vão viajar esta noite porque houve um problema no jato.

Santiago comenta com Francisca e Leandro que sente culpado e tem pena por Ramiro se ter ido embora. Ela afirma que fizeram tudo o que podiam por ele. Leandro diz que não se pode ajudar alguém que não se ajuda a si próprio. Ramiro vigia a sala de jogo. Apercebe-se que há um jogador que está a fazer batota e com Rodrigo levam-no para o escritório. Ramiro e Rodrigo entram com o jogador e trancam a porta. Ele pede que o deixem ir, mas começam a bater-lhe.

A família Caiado está reunida a ver um filme e a comer pipocas, mas Matilde finge que come e esconde as suas debaixo das almofadas do sofá. O filme acaba. Sílvia afirma que são horas de ir dormir, e diz que vai buscar a roupa para fazer a cama de Pedro. Pedro agradece tê-lo deixado ficar lá em casa. Quando vai para a cama encontra as pipocas de Matilde e fica desolado. Mafalda está sozinha e infeliz. Com raiva começa a rasgar as almofadas dos sofás.

Pedro não consegue dormir, demonstrando vontade de ir ter com Sílvia. Sílvia também não consegue dormir, olhando para a porta do quarto e fica reconfortada por perceber que Pedro esta ali.
 


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: Vita arrisca a vida de Rosarinho
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA