EP 21 Zeca confessa-se a Ema

Episódio 21

Qua, 7 out 2020 21:43 TVI

Neste episódio

Eça (Nuno Pardal) está furioso com a possibilidade da filha de Zeca (Graciano Dias) estar viva e ansioso para saber o resultado do teste.

Rute (Ana Guiomar) pergunta pelos pobrezinhos que Emília (Dina Félix da Costa) ajuda. David (Jorge Albuquerque) está deslumbrado com Emília e faz questão de lho dizer. Olham-se apaixonados e Emília diz que precisam de falar. David não para de a elogiar e ela fica atrapalhada.

Joana (Catarina Rebelo) liga a Diana (Matilde Reymão) e ela diz-lhe que a operação de Fred (Filipe Matos) correu bem, mas que não a deixaram vê-lo.

Joana diz que não vai conseguir dormir com a ansiedade e pergunta se sabem quem fez aquilo. Diana indica que suspeita que tenha sido o seu avô.

Peter (Joaquim Nicolau) encaminha Raul (Sérgio Praia) para a sala secreta, para poderem falar à vontade e mostra-se furioso por Raul insinuar que foi ele quem mandou bater no namorado de Diana. Raul fica tenso ao receber uma sms com a história do novo livro que a editora quer publicar.

Zeca recebe uma chamada para combinar a venda dos diamantes.

David quer passar mais tempo com Emília. Ela quer contar a verdade, mas perde a coragem.

Joana quer descobrir quem fez mal a Fred e sugere aproximar-se do avô de Diana para tentar descobrir algo.

Raul e Peter estão perturbados com o facto de Zeca ter escrito um livro onde conta toda a verdade. Peter acha que aquilo é a gota de água para o matarem e pega em dinheiro para pagar ao assassino.

Vanda, perfumada e sexy, abre a porta a Gabriel e ele começa logo a agarrá-la e a beijá-la. Vanda afasta-o e pergunta-lhe pelo cheque. Quando percebe que ele não trouxe o dinheiro, manda-o embora e ameaça fazer queixa dele.

Raul e Peter chegam ao sítio combinado, pouco depois aparece um homem com uma arma e manda-os sair do carro.

Eça chama Ulisses (Nuno Homem de Sá), para os ajudar com o dinheiro que vão receber dos diamantes. Ulisses diz que já tratou de tudo, já criou a offshore e já convenceu a marquesa a casar.

Zeca não quer casar com uma desconhecida. Ulisses acha que é a melhor solução. Zeca está nervoso com tudo o que está acontecer, quando aparece Ema com Zequinha (Diogo Dourguette) e este corre o abraçar. Ema fica pasmada.

Zeca (Graciano Dias) demonstra que conhece Zequinha (Diogo Dourguette) e Ema (Ana Varela) pergunta-lhe como é que eles se conhecem.

Peter (Joaquim Nicolau) e Raul (Sérgio Praia) entregam o dinheiro combinado a Bandido.

David (Jorge Albuquerque) e Emília (Dina Félix da Costa) segredam ao ouvido um do outro e sorriem. Olga (Helena Costa) comenta que David não deve ter ficado zangado. Rute (Ana Guiomar) acha que a irmã ainda não contou a verdade.

Zeca conta a Ema que foi ele que encontrou Zequinha e ela percebe que também que foi ele quem salvou Zequinha de ser atropelado e fica incrédula com tantas coincidências.

Arnaldo (João Lagarto) liga a Evelina (Susana Arrais) e não percebe o motivo de ela estar tão irritada, achando piada ao seu mau feitio.

Zeca leva Ema para sua casa e começa a contar tudo o que fez, a partir do momento que saiu da prisão, deixando Ema arrepiada quando ouve falar em Arnaldo.

Raul quer garantias de que o serviço fica feito. Bandido, por seu turno, promete que se falhar, lhe devolve o dinheiro. Peter está impressionado por Raul ter conseguido tantos dados sobre Zeca, mas teme que o liguem ao crime.

Carolina (Joana Mauel) está curiosa para saber como será o seu futuro marido. Antonieta (Lia Gama) confirma que o importante é ser rico.

Ema já sabe que o carro de Duarte foi parar ao ferro velho do tio de Zeca, que ele foi entregar os pertences que estavam no carro à família, e que foi assim que Zeca foi ter a casa dela e viu Zequinha e Raul.

As irmãs censuram Emília por ainda não ter contado a verdade. A empregada de Vanda (Fernanda Serrano) diz que já tentou, mas que David está sempre a elogiá-la. Rute quer acabar com aquela palhaçada, mas Gisela (Carla Vasconcelos) impede-a.

Zeca e Ema cruzam-se com Filomena (Sofia Nicholson) no Bairro da Fortuna e ela estranha ver Ema por ali. Ema pede-lhe para não comentar com Raul que a viu.

Vanda pensa no que Evelina lhe disse sobre Zeca ser inocente, acha que não pode ser verdade e pede a Luís (Diogo Branco) para ir ter consigo a casa.

Ema está convencida de que Raul não sabe nada sobre o passado deles e Zequinha abraça Zeca.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Zeca confessa-se a Ema
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares