EP 22 Zeca é baleado e abandonado

Episódio 22

Qui, 8 out 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Rute (Ana Guiomar) quer desmascarar a irmã. Emília (Dina Félix da Costa) apercebe-se da confusão e diz que tem de ir embora. Emília agradece o jantar e despede-se de David (Jorge Albuquerque). Ele oferece-lhe boleia e ela recusa, mas ele volta a insistir.

Zequinha (Diogo Dourguette) ouve música no restaurante e puxa Ema para lá. Rute e Lina veem Ema e convidam-na a cantar. Ema começa por recusar, mas Lina não lhe dá alternativa. Zequinha ouve a mãe, muito feliz.

Emília despede-se de David, quando chega Luís (Diogo Branco) e vê a empregada ali.

Ema e Zequinha chegam a casa animados. Raul (Sérgio Praia) pergunta-lhes onde estiveram e Ema fica sem saber o que dizer.

Emília inventa a Luís que tinha se esquecido ali das suas chaves de casa.

Ulisses (Nuno Homem de Sá) chega a casa, entusiasmado por ter visto Ema cantar fado. Zeca tem pena de não ter visto e Rute mostra-lhe o vídeo que fez.

Raul continua a questionar Ema e ela acusa-o de nunca se ter interessado por eles e pede para fazer pouco barulho, por Diana (Matilde Reymão) estar lá em casa.

Joana (Catarina Rebelo) e Célia (Sofia Ribeiro) chegam a Lisboa e Joana quer ir direta para o hospital. Célia faz-lhe a vontade.

Peter fala com o inspetor sobre o que se passou na manifestação e garante que não teve nada a ver com aquilo.

Ema leva Zequinha ao instituto e conta a Vanda que desconfia de que alguém quer matar o homem do seu passado.

Zeca guarda um diamante e os restantes coloca-os na mochila. Zeca ainda não está convencido de que terá de casar com a marquesa, mas está determinado a vender os diamantes e a mudar a sua vida.

Vanda ouve a teoria de Ema, mas acha que não faz sentido Raul querer matar Zeca, concuindo que Zequinha deve ter feito confusão. Ema tem a certeza de que o filho fez o desenho para a avisar, mas já põe a hipótese de estar a ficar paranóica.

Zeca recebe um telefonema a marcar o encontro para a venda dos diamantes, e sai de casa com Eça (Nuno Pardal). Bandido está a controlá-los e segue atrás deles.

Raul pede para ler o tal manuscrito de que Rita (Beatriz Barosa) lhe tinha falado. A jovem revela que o original desapareceu, mas que vai imprimir outro para lhe dar.

A enfermeira informa Joana de que o médico já autoriza visitas a Fred (Filipe Matos). Joana fica ansiosa por ir vê-lo.

Zeca está no sítio combinado, quando chega a Loira e lhe pede o número da offshore e sugere que o amigo que está no auricular, confirme a transferência. Ao longe, Bandido acerta a mira em Zeca.

Joana emociona-se ao ver Fred e promete tomar conta dele.

Ulisses está de olhos postos no computador, à espera que o dinheiro entre na conta. Quando o dinheiro entra, ele festeja, dando pulos e gritos de felicidade.

Vanda (Fernanda Serrano) tenta acalmar Ema (Ana Varela), mas ela pressente que algo de mau vai acontecer.

Zeca (Graciano dias) começa a ouvir os festejos de Eça (Nuno Pardal), mas tem de se conter. Quando Zeca se prepara para entregar os diamantes, é atingido por um tiro e cai inanimado no chão.

Eça ouve a Loira aos gritos, pergunta o que se passa, mas não obtém resposta. O segurança acha melhor irem embora e a Loira fica preocupada com Zeca. Eça fala com Zeca pelo auricular, mas este não responde.

Vanda diz que o mau pressentimento de Ema vai passar e pergunta-lhe como correu a conversa com o homem do seu passado. Ema diz que ele quer ajudá-la a encontrar a filha.

Rita (Beatriz Barosa) entrega o manuscrito a Raul (Sérgio Praia) e ele mostra-se muito interessado. Rita vai encontrar-se com o ministro e pede a Filomena (Sofia Nicholson) para estar atenta ao que se passa por ali.

Fred (Filipe Matos) começa a acordar lentamente. Joana (Catarina Rebelo) abraça-o, feliz. O jovem mostra-se confuso, estranha que Joana esteja em Lisboa e pergunta por Diana (Matilde Reymão).

Eça aproxima-se de Zeca, verifica se ele está vivo e chama o 112.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Zeca é baleado e abandonado
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares