Neste episódio
No passado...
Marina (Dina Félix da Costa) sai de casa e fica surpreendida por encontrar Gonçalo (Pedro Lima) encostado ao seu carro. O empresário estende-lhe um estojo de veludo e, quando Marina o abre, vê um anel de ouro branco e brilhantes, mas recusa o presente.
Com ciúmes, Gonçalo manda o estojo com a aliança para o chão e arranca com o carro.
Regresso ao presente...
Raquel (Maria João Pinho) está sentada junto a Gonçalo e diz-lhe que ele vai ficar em prisão domiciliária pela morte da amante. Descontrolado psicologicamente, Gonçalo imagina que é Marina que está a falar com ele.
Miguel (Pedro Teixeira) apresenta-se como Lucas a Maria das Dores e faz conversa de circunstância, ficando a observá-la discretamente. Maria das Dores entra no estábulo e tira uma sanduíche e uma garrafa de água para Sebastião (Rodrigo Trindade).
Regresso ao passado...
Nicolau (Bernardo Lobo Faria) ouve, em choque, Marina a fazer sexo com alguém, tendo-lhe ligado sem querer. Xavier observa-o e percebe que alguma coisa grave se passou. O filho dos Oliveira conta-lhe que era a mãe e Xavier percebe, de imediato, afirmando que não vai deixar que lhe estraguem a família e que está disposto a matar o amante, se for necessário.
Regresso ao presente...
Raquel mostra uma foto de Marina com 15 anos acompanhada de Vicente (Dinarte Branco) ao seu lado e Gonçalo fica tenso e perturbado quando ela fala de Sebastião, empurrando-a para fora do quarto.
António (Luís Esparteiro) entra na capela à procura de Miguel e Sara (Ana Varela) chora, aliviada por ver ajuda, e diz que Miguel a abandonou e lhe levou o carro.
Augusto (Filipe Vargas) vasculha o carro de Gonçalo quando alguém se aproxima com uma caçadeira. Augusto e Laura (Fernanda Serrano) saem de dentro do carro com as mãos erguidas e Maria das Dores aponta a caçadeira à cabeça da escritora.
Miguel surge e Maria das Dores ameaça matar todos. Augusto pede-lhe para ter calma, afirmando que só quer falar com Sebastião.
Escondido atrás da casa, Sebastião começa a correr e Augusto vai atrás dele. Maria das Dores não pensa duas vezes e aponta a caçadeira ao empreiteiro, não hesitando em disparar. Augusto fica estendido no chão, como se estivesse morto.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.