No «Dois às 10», Cristina Ferreira e Cláudio Ramos recebem Sofia Matos, Vera de Melo e Vítor Marques que analisam os temas que marcam a atualidade desta segunda-feira, 19 de maio.
Acompanhamos o julgamento de Fernando Valente, suspeito do homicídio de Mónica Silva, grávida de sete meses. O caso remonta a outubro de 2023, quando Mónica desapareceu após dizer aos filhos que ia ao café. A PJ concluiu que Fernando, que mantinha um caso amoroso com Mónica e era o pai do bebé, podia ser o responsável pelo desaparecimento. Agora, inicia-se o julgamento que decorre à porta fechada.
O debate sobre o caso de negligência de um pai idoso traz à tona a dura realidade dos maus tratos. A análise do caso, onde uma filha negligenciou o pai, levando-o à fome, choca pela crueldade. A análise detalhada do caso expõe a falta de cuidados e alimentação, com o idoso a depender da ajuda dos vizinhos para sobreviver.
E ainda o caso do homem que filmava mulheres em Leiria com uma caneta com câmara oculta desencadeia um debate aceso sobre a justiça e a reabilitação. A discussão explora a complexidade de lidar com crimes como este, onde a linha entre punição e tratamento se torna ténue.