EP 60 Tomé está mesmo mudo?

Episódio 60 de «Festa é Festa». 

Qui, 15 jul 2021 21:50 TVI

Neste episódio

Bino (Pedro Alves) liga a Peixoto (Vítor Emanuel) e pergunta-lhe como estão de votos. Ele diz que agora não pode falar e Bino pede-lhe para passar na junta. O marido de Florinda (Ana Brito e Cunha) fica furioso por Peixoto nunca fazer nada do que ele lhe pede.

O Sôtor (José Carlos Pereira) tenta examinar a garganta de Tomé (Pedro Teixeira), mas tem algumas dificuldades porque ele não para quieto. O Sôtor não deteta nenhuma anomalia e desconfia que tenha sido um pico de stress. O pai de etinha (Ana Marta Contente) culpa Aida (Ana Guiomar) pelo chá que lhe deu e por o ter obrigado a meditar. Ela ameaça-o e ele finge que fica sem voz. O Sôtor fica desconfiado. 

Peixoto informa Bino que as sondagens não são favoráveis para ele e revela alguns dos votos que conseguiu ver. Bino começa a planear vingar-se das pessoas que não votaram nele e acha um desperdício haver democracia para pessoas que não sabem votar.

O Sôtor estranha cada vez mais a mudez seletiva de Tomé. O Sôtor dá a consulta por terminada, mas Aida aproveita para se queixar, para ser observada. Tomé não gosta e reclama. Ela ralha com ele por já falar e ficam os dois naquilo. O Sôtor tem vontade de se enfiar num buraco.

Peixoto vai consultando o seu caderno de apontamentos e vai informando Bino de quem votou nele e quem não. Ele promete vingar-se de cada um que não votou nele.

São (Sílvia Rizzo) bufa ainda possessa com o boletim de voto. Fernando (Manuel Marques) anda atrás dela sem saber o que fazer. Ela pede-lhe para ligar a Bino, mas ele tem o telemóvel desligado.Jorge (Manuel Melo) diz que devia ter ido com eles para filmar tudo, mas ninguém lhe liga.

Louis (Valdemar Brito) comenta com o pai que estão a ter umas ricas férias. Ele repreende Vuitton (Beatriz Costa) por ter mentido a Ana Carolina (Beatriz Barosa). Ela garante que não mentiu e que tudo o que disse é verdade. Louis sabe que Carlos (Rodrigo Paganelli) até pode ter dito aquelas coisas, mas não foi agora. A jovem acha que Louis lhe devia era agradecer, pois também não deve gostar de ver Ana Carolina e Carlos tão amiguinhos.

Florinda anda a limpar a casa e Carlos oferece-se para ajudar, mas ela recusa. Ele acha que a mãe trabalha demais e que anda muito cansada. Florinda emociona-se quando o filho lhe pergunta se é feliz. Ela diz que nenhuma mãe é infeliz com um filho como ele.

Os candidatos já estão presentes e olham-se com cara de poucos amigos. O Padre (Carlos M. Cunha) diz que as urnas estão fechadas e prepara-se para contar os votos. São, Tomé e Albino engolem em seco, com os nervos. Isidro decide começar a contagem dos votos pelos votos dos emigrantes. Betinha vai buscar a urna e estranha estar tão levezinha. Bino e Tomé até suam. O Padre pede a Corcovada para ser ela a abrir a urna.

Fernando aproveitou que São e Albino estão entretidos com as eleições e foi visitar Florinda. Eles assumem que gostam muitos dos seus respetivos, mas não têm paciência para as coisas da política. Ela decide beber um cálice de vinho do porto e Nando acompanha-a.

Carlos tenta justificar-se sobre o que Vuitton disse acerca dele. Elenão faz ideia porque motivo ela disse aquilo, mas acha piada ao facto de Ana Carolina estar com ciúmes. Esta faz-se de durona e garante que não tem ciúmes nenhuns. A jovem diz ainda que não tem nada a ver com a vida de Carlos, mas ele sabe que é mentira e beija-a. 

Louis (Valdemar Brito) e Vuitton (Beatriz Costa) estão a ver um filme e Jorge (Manuel Melo) ressona. Vuitton refila por causa do primo, mas o irmão nem reage. Ela percebe que Louis está pensativo e ele assume que não gostou de ver Ana Carolina (Beatriz Barosa) com ciúmes de Carlos (Rodrigo Paganelli). A irmã não tem dúvidas de que eles gostam um do outro e já tem um plano para os separar.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz que a urna está vazia e todos estranham, exceto Tomé (Pedro Teixeira) e Bino (Pedro Alves), que disfarçam. São (Sílvia Rizzo) fica indignada e não tem dúvidas de que houve fraude. Glória (Catarina Avelar) concorda e quer chamar a GNR. Tomé e Albino tentam desdramatizar a situação. Corcovada pede silêncio e uma bebida para analisar a situação.

Ana Carolina e Carlos estão a beijar-se quando o telemóvel dela toca. Ao ver que é Louis, Carlos fica chateado e afasta-se. A jovem diz que ela e Louis são só amigos, mas Carlos afirma que os amigos não dão beijos na boca e vai embora. Ana Carolina fica frustrada e Louis continua a ligar a Ana Carolina, mas ela não atende.

Vuitton insiste para o irmão voltar a ligar, mas dá sinal de desligado. Ela decide ligar a Carlos para descobrir se ele e Ana Carolina estão juntos.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Tomé está mesmo mudo?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA