EP 61 Fraude com os votos dos emigrantes é descoberta?

Episódio 61 de «Festa é Festa». 

Sex, 16 jul 2021 21:50 TVI

Neste episódio

Fernando (Manuel Marques) e Florinda (Ana Brito e Cunha) já beberam um pouco e imitam os seus cônjuges. Estão bem-dispostos e riem com as imitações um do outro. Continuam a beber e a conversar, animados.

Fátima (Marta Andrino) prepara uma caipirinha para Corcovada e Betinha (Ana Marta Contente) conta-lhe que há suspeita de fraude eleitoral. Fátima está farta de trabalhar e não quer pensar na possibilidade de as eleições serem anuladas. Ela prova a caipirinha e comprova que está forte. Betinha prova também e apressa-se a levar a caipirinha.

Camila (Marta Gil) e o Sôtor (José Carlos Pereira) encontram-se por acaso e conversam sobre o processo dele. Ele diz que se aproxima a data do julgamento e pede desculpa por a ter envolvido naquilo. Camila diz que está ali para o que ele precisar, mas ele não quer que ela seja prejudicada por sua causa.

São está perturbada por não haver nenhum voto dos emigrantes. Bino tenta minimizar a situação e foca-se nos outros votos. Ele acha que devem dar importância a quem se dignou a votar. Corcovada chama o Padre (Carlos M. Cunha) à parte para falarem.

Camila dá força ao Sôtor e ele olha-a apaixonado. Trocam elogios e ele não resiste mais e beija-a. Betinha estava a passar por ali e assiste ao beijo.

António (Luís Simões) e Nelinha (Inês Herédia) tentam acalmar Aida (Ana Guiomar), apesar dela dizer que não está nervosa. Eles insistem nas suas técnicas para a acalmarem e ela começa a ficar enervada. Cada um conta uma história ao mesmo tempo e Aida começa a ter um ataque de pânico. Nelinha e António jogam à cabra cega e quando reparam, Aida já não está lá.

Corcovada e o Padre concordam que é muito estranho não haver votos dos emigrantes e não têm dúvidas de que algo se passou. Eles querem apurar responsabilidades e referem que a transparência das eleições ficou comprometida. Bino e Tomé tentam perceber o que eles estão a dizer. O Padre e Corcovada anunciam que tomaram uma decisão.

Carlos chega a casa furioso e depara-se com Florinda e Fernando perdidos de bêbados e com a mãe a imitar um pássaro. Ela vai para revelar quem matou Bino, mas ao ver Carlos paralisa. Florinda e Nando riem como se não houvesse amanhã, mas vai haver e não vai ser fácil.

O Padre (Carlos M.Cunha) anuncia que não há dúvidas de que houve fraude eleitoral e que a legitimidade das eleições ficou comprometida. Corcovada (Maria do Céu Guerra) completa dizendo que assim sendo, a presidência da comissão de festas será entregue ao Padre. Bino (Pedro Alves), Tomé (Pedro Teixeira) e São (Sílvia Rizzo) ficam de queixo caído. Glória (Catarina Avelar) aplaude efusivamente a decisão, mas é a única, pois nenhum dos candidatos se conforma.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz que não resta alternativa, depois de ter havido fraude com os votos dos emigrantes e haver irregularidades no boletim de voto, alertando que há uma particularidade e os candidatos ouvem-na num misto de raiva e curiosidade.

Carlos (Rodrigo Paganelli) olha perplexo para Florinda (Ana Brito e Cunha) e Fernando (Manuel Marques), que continuam a rir que nem uns perdidos, completamente embriagados. Carlos vê as garrafas e percebe que beberam bastante mas acaba por achar piada por ver a mãe tão animada, embora desconfie que ela não queira que Bino (Pedro Alves) a veja assim e por isso despacha Fernando para casa.

Fátima (Marta Andrino) queixa-se do dia difícil que teve, mas Nelinha (Inês Herédia) diz-lhe que é tudo psicológico e gaba-se por ter posto Tomé (Pedro Teixeira) a falar. António (Luís Simões) quer saber em quem elas votaram, mas nenhuma das duas revela.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) revela que os três candidatos irão organizar a festa em conjunto, mas todas as decisões terão de ser validadas pelo Padre (Carlos M.Cunha). Bino (Pedro Alves), Tomé (Pedro Teixeira) e São (Sílvia Rizzo) ficam indignados, mas têm que se conformar. Glória (Catarina Avelar) aplaude a decisão.

Nelinha (Inês Herédia) fez uma lista das pessoas que já ajudou e Fátima (Marta Andrino) goza com ela por terem sido só duas pessoas. Nelinha diz que a próxima pode ser Fátima, mas esta garante que não será. A secretária do Sôtor diz que já sabe o que vai fazer e que amanhã será um dia histórico.

Fernando (Manuel Marques) chega a casa bêbado e canta muito animado mas não consegue pousar a chave como deve ser e fala para a televisão como se o estivessem a entrevistar. Fernando serve-se de mais uma bebida e fica a falar com o jornalista.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Fraude com os votos dos emigrantes é descoberta?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA