EP 131 Bino, Tomé e Fernando fazem uma jura

Episódio 131. 

Qua, 6 out 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Em «Festa é Festa», Florinda e São olham para Aida e perguntam se ela está mesmo a falar a sério. Aida garante que sim e que nada vai destruir aquela amizade. Preparam-se para fazer um brinde, mas reparam que as garrafas já estão todas vazias. Florinda lembra-se que têm outro quarto no hotel e pedem a Aida para ir buscar mais garrafas.

Tomás vê Alice a arrumar a mala para o dia seguinte e pergunta-lhe se está preparada e feliz com a sua nova vida. Alice diz que sim e que Tomás também irá estar. Ele partilha a ideia que teve em fazer uma horta comunitária e Alice dá-lhe todo o seu apoio.

Aida chega com ar desanimado e sem nada nas mãos. São e Florinda ficam muito desgostosas. Aida levanta o vestido e vemos várias garrafinhas presas na liga. São e Florinda rejubilam de alegria e vão buscar as suas. Brindam todas contentes.

Fernando, Albino e Tomé dormem na mesma cama. Fernando está com os pés para a cabeceira da cama e sem calças. Albino dorme agarrado a Tomé e chama por Florinda. Albino acorda e demora algum tempo a assimilar o que se passa. Albino fica em choque ao ver aquele cenário e questiona-se sobre o que se terá passado.

Florinda, São e Aida também adormeceram na cama, rodeadas pelas garrafinhas do minibar. Florinda acorda com uma valente dor de cabeça e pergunta a São se estão vivas. São diz que sim, mas não sabe se Aida está. Florinda abana Aida e ela ronca. São diz que não se lembra de muita coisa, mas lembra-se que Aida abdicou da candidatura à Junta.

Fernando, Albino e Tomé já estão acordados e com um ar miserável. Fernando está a vestir as calças e Tomé e Albino olham para ele com um ar preocupado. Tomé quer fazer uma jura e diz que o que se passou em Paris fica em Paris. Os outros estranham e dizem que não se passou nada. Tomé encontra o guardanapo que diz "presépio vivo" e ficam intrigados.

Florinda está a deitar as garrafinhas fora e Aida acorda. São conta-lhe logo que ela abdicou da candidatura, mas Aida não acredita. São diz-lhe que filmou, mas quando vai para mostrar o vídeo, percebe que está sem bateria. Aida acha muito conveniente e acusa São de estar a mentir.

Manel vai acordar Corcovada, mas ela não acorda por nada. Manel chama-a, abre as cortinas e nada. Manel lembra-se de passar o xiripiti pelo nariz de Corcovada e ela acorda imediatamente e muito bem disposta. Corcovada bebe o xiripiti de uma só vez e Manel torce o nariz só de ver. Corcovada está nas suas sete quintas.

Manuela, muito enervada, diz que precisa de desabafar e revela que não suporta a nova Sôtora. Manuela diz que mesmo a Sôtora dos animaizinhos, não é flor que se cheire. Fátima estranha, pois achou-as muito simpáticas. Manuela diz que a Sôtora tem a mania que manda no consultório. Fátima fica desconcertada, porque é suposto mandar mesmo.

Corcovada tenta convencer Manel a dar-lhe outro xiripiti, mas ele recusa-se, pois acha que um é suficiente. Corcovada acusa-o de ser forreta e pede a Carlos para lhe dar mais um bocadinho. Carlos fica sem saber o que fazer.

Manuela está de tal forma entre o choque e a fúria que não consegue proferir uma única palavra. Fátima fica preocupada com Manuela e incentiva-a a falar, mas não sai nada. Manuela está tão magoada, que vai embora sem dizer nada. Fátima começa a duvidar se o que disse está correto e vai pesquisar para ter a certeza.

Carlos recusa-se a dar mais um xiripiti a Corcovada e ela acha que fizeram um complot contra ela. Manel diz que se limitou a seguir a rotina de Florinda e Corcovada diz que ela é outra cortes. Corcovada levanta-se e diz que quer mudar os cortinados da casa toda. Carlos e Manel veem a sua vida a andar para trás.

Jorge está esparramado no sofá a ver um filme de ação, enquanto bebe leite com chocolate e come bolachas. Tocam à campainha e ele fica chateado com a interrupção. Jorge vai abrir a porta e do outro lado está Manuela, triste, chorona e sem conseguir dizer uma palavra. Jorge oferece-lhe o seu leite.

Isabel chega ao consultório e estranha só ver homens na sala de espera. Isabel chama por Manuela e pergunta se alguém a viu. Isabel encontra um post-it na secretária de Manuela. 

Albino, Tomé e Fernando estão de volta do guardanapo manuscrito, muito entusiasmados. Já perceberam que a ideia é fazerem um presépio vivo na Bela Vida, por altura do natal. Agora não se entendem sobre quem teve aquela ideia.

Aida e São continuam a teimar uma com a outra sobre se é verdade ou não que Aida abdicou da sua candidatura à Junta. Aida afirma que era preciso ter bebido muito para prometer uma coisa daquelas. Florinda mostra as garrafas vazias como que dizendo que beberam bastante. Ouvem gritos no quarto ao lado e vão ver o que se passa.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Bino, Tomé e Fernando fazem uma jura
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA