EP 174 Isabel desconfortável com Rita

Episódio 174 de «Festa é Festa». 

Sex, 26 nov 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Fernando (Manuel Marques) chamou Peixoto (Vítor Emanuel) para lhe dizer que têm de começar a dar corda aos sapatos porque o natal está quase aí e têm de preparar o presépio vivo. Peixoto fica com um ar ansioso, pois está mais habituado a trabalhar com materiais como brita e tijolo. 

Vuitton (Beatriz Costa) e São (Sílvia Rizzo) põem a mesa e conversam sobre o curso de Vuitton. Ela diz que está a correr muito bem e que Micaela está a gostar das suas ideias. Vuitton diz que as roupas que São faz também são muito bonitas e que as tem vestido em Lisboa. Ouvimos Bino a chamar pelo rato Tomé e a pedir-lhe para voltar. São e Vuitton ficam alerta.  

António (Luís Simões) está com um ar cabisbaixo e Fátima (Marta Andrino) pergunta-lhe o que se passa. António diz que não se passa nada e Fátima oferece-lhe um bolo e uma imperial, mas ele recusa. Fátima não tem dúvidas de que algo se passa, mas António não quer falar.  

Manuela (Inês Herédia) está a organizar papeladas, quando Jorge (Manuel Melo) aparece e diz que teve uma grande ideia para a empresa deles. Jorge está com medo de se cruzar com Alice (Telma Cardoso), pois esteve ali à tarde e ela tratou-o mal. Manuela estranha e diz que ela costuma ser fofinha. Manuela pergunta a Jorge o que fez para ela o tratar mal.  

Isabel (Marta Melro) chega a casa e estranha ver a família toda reunida à espera dela. Isabel pergunta o que se passa e nisto surge Rita (Margarida Moreira), toda emproada. Isabel fica para morrer.  Rita pergunta a Isabel se se sente bem, pois ficou pálida. Isabel não gosta que Rita apareça quando lhe apetece e fique ali em casa. Alice tenta apaziguar os ânimos e diz que Rita avisou em cima da hora. Tomás (João Lima) afirma que Rita é da família e aparece quando quiser. Isabel não admite aquela falta de respeito, mas Mário não diz nada. 

A família está a jantar e quando Tomé (Pedro Teixeira) vai para se servir de vinho, Aida (Ana Guiomar) diz-lhe que não pode beber, pois tem andado muito doentinho e o vinho com gás não ajuda. Tomé diz que não está doente e Aida aproveita para o confrontar com as horas que tem passado no consultório. Tomé acusa-a de ter passado muito mais com o Sôtor (José Carlos Pereira).

Jorge revela a ideia de trazer tuk-tuks para a aldeia, mas Manuela não percebe onde está a espetacularidade daquilo. Jorge diz que são uns tuk-tuks especiais que viu na net, movidos a pedal, cheios de luzes e de música. Manuela fica entusiasmada com a ideia e abraça Jorge. Ele fica orgulhoso da ideia que teve e do impacto que causou em Manuela. 

Isabel continua danada, muito desiludida e hirta. Rita mantém um ar de gozo e poder e cumprimenta Isabel como se fosse a coisa mais natural do mundo. Abel diz que a mulher de Mário não se está a sentir bem e Mário julga que ele está a falar de Rita. Isabel fica estática com aquela falta de respeito.

Aida e Tomé estão em duelo sobre quem é que foi mais vezes ao médico. Betinha (Ana Marta Contente) limita-se a beber e, muito séria, vai olhando para um e para outro. Betinha diz que o casamento deles chegou ao fim e eles ficam estarrecidos.

Rita fala com Tomás como se fosse um bebé e Alice chama a mãe à atenção por isso. Abel queixa-se com fome e Isabel diz, de forma meio robótica, que vai fazer o jantar. Todos se surpreendem com a reação de Isabel. 

Manuela está francamente entusiasmada com a ideia de Jorge, mas quer pôr mãos à obra e não sabe por onde começar. Jorge sugere falar com o tio, pois aqueles tuk-tuks estão na moda em Paris e ele pode ajudá-los. Manuela volta a ficar surpreendida com Jorge. Começam a escrever a ideia em papel, bem como propostas para apresentar a Fernando (Manuel Marques). 

Celeste (Margarida Antunes) traz uma canja ao Padre (Carlos M Cunha) e diz-lhe para comer já, porque a canja é boa é quentinha. Ele prova e diz que está um manjar capaz de ressuscitar um morto. Celeste fica toda contente a vê-lo comer com satisfação. 

António desabafa com Fátima e diz que tem mesmo de dar uma volta à vida dele. Ela tenta saber em que medida, mas ele responde de forma vaga. Fátima diz-lhe que vai estar ali para o que ele precisar e António emociona-se. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Isabel desconfortável com Rita
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA