EP 176 António vai emigrar

Episódio 176 de «Festa é Festa».

Ter, 30 nov 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Tomás (João Lima) faz queixas de Isabel (Marta Melro) a Mário (Pedro Giestas), pela forma como ela tem falado com eles e por agora fumar em casa. Mário só está preocupado com o dinheiro que ela já gastou sem ele saber. Rita (Margarida Moreira) aparece e Mário tenta esclarecer se é verdade que ela também fumava às escondidas dele. Rita não tem paciência para aquilo e diz que vai ao café.

Manuela (Inês Herédia) anda entusiasmada de um lado para o outro a contar a novidade da sua empresa, mas não tem a reação que esperava. Manuela repete várias vezes a ideia e incentiva os pacientes a aplaudirem. Isabel chega e Manuela diz-lhe que chegou na hora H. Isabel, sem filtros, pergunta se chegou na hora H dos disparates dela. Manuela fica perplexa. 

Aves (Luís Aves) quer provar que Jorge (Manuel Melo) e Fátima (Marta Andrino) não têm razão e vai mostrar como se conquista uma miúda, mas chega ao pé de Alice (Telma Cardoso) e apenas faz um comentário sobre os seus olhos e vai embora. Ficam todos sem perceber o que se passou ali.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz a Florinda (Ana Brito e Cunha) que já pensou numa forma de ajudar Paulo (Hélder Agapito). Florinda não fica surpreendida com aquela eficácia. Corcovada diz que vai precisar da ajuda de Florinda para reforçar o stock de bolos e riem as duas. 

Aida (Ana Guiomar) está a puxar por António (Luís Simões), mas ele não diz nada. Aida (Ana Guiomar) oferece-lhe queijo e António diz que não lhe apetece. É a gota de água para Aida encostar António à parede e exigir saber o que se passa. Ele começa a falar sobre a irmã ter ido para a universidade e como isso é uma grande despesa para a mãe. António conta a Aida que a irmã está a passar dificuldades em Lisboa e que lhe apareceu uma oportunidade que ele não pode desperdiçar, para poder ajudá-la. Aida começa a perceber o que aí vem e chora. 

Bino (Pedro Alves) percebe que Peixoto (Vítor Emanuel) está com algum problema e pergunta-lhe o que se passa. Peixoto diz estar a atravessar uma crise e Bino julga que tem a ver com a relação com Valquíria (Maria Sampaio). Bino dá alguns conselhos a Peixoto, mas ele explica que a relação está bem e que está com problemas é ao nível de trabalho. 

Isabel atende Glória (Catarina Avelar) e esta aproveita para falar mal de toda a gente. Isabel observa-a e vai ouvindo o que ela diz, sem dar grande importância. Isabel só reage ao nome Tomé, mas continua a atendê-la sem falar muito, enquanto Glória fala pelos cotovelos.

Aida está muito transtornada com a possibilidade de António emigrar para a Alemanha e tenta demovê-lo. António diz que precisa mesmo de ir, porque é a única forma da irmã se manter na universidade. António revela que já tem tudo tratado e que talvez volte na Páscoa. Aida fica muito triste e chora. 

Peixoto revela que anda com falta de trabalho, pois Fernando (Manuel Marques) não o chama para fazer nenhum serviço e com Bino preso, também não pode fazer nada para a Câmara. Bino diz que afinal sempre tinha razão e quando Valquíria souber que ele não tem dinheiro, vai ter problemas na relação, mas diz ter uma solução. 

Glória pergunta a Isabel se está tudo bem. Isabel diz que não e que é grave. Isabel diz-lhe que tem um problema na língua. Glória fica surpreendida, pois nunca sentiu dores. Isabel afirma que o problema é esse, porque se desse dores talvez mudasse de atitude. Isabel revela que o problema dela é falar mal de toda a gente. Glória fica incrédula. Glória sai do gabinete de Isabel aos gritos, está escandalizada com o que ela lhe disse. Isabel mantém-se calma e pede a Manuela para acompanhar Glória à saída. Glória diz que nunca foi tão enxovalhada na sua vida e promete fazer queixa de Isabel.

Peixoto já está mais entusiasmado e diz que Bino lhe devolveu a alegria de viver. Albino pediu a Peixoto que lhe montasse um posto de teletrabalho ali em casa, para poder continuar a exercer as suas funções. Peixoto diz que o fará com muito gosto, mas pede já um adiantamento. Bino pede-lhe para ter juízo. 

Abel (Júlio César) está entusiasmado com o jantar. Mário ouviu a conversa e diz-lhe que tem jeito para escolher as amizades, porque ao que parece Corcovada (Maria do Céu Guerra) é rica. Abel fica indignado por Mário só pensar em dinheiro. Mário diz que não se importava de chamar Corcovada de mãe e fica a contar as moedas que tem no bolso. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: António vai emigrar
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA