EP 281 A organização da Páscoa

Episódio 283 de «Festa é Festa».

Ter, 5 abr 2022 22:05 TVI

Neste episódio

Betinha (Ana Marta Contente) está fula e São (Sílvia RIzzo), atrapalhada, tenta justificar-se, mas só se enterra ainda mais. Betinha fica indignada por São se referir a ela como um rabo de saias, mas diz que o importante agora é esclarecer que Fernando (Manuel Marques) é um homem respeitador e sério. 

Glória (Catarina Avelar) estranha a pergunta de Aida (Ana Guiomar) e lembra que na aldeia só existe um café e é do marido dela. Glória quer saber se eles conhecem ou não o tal homem e António (Luís Simões) acha que é o cliente estrangeiro que combinou tudo com Aida pela internet. Aida fica ainda mais em pânico e expulsa Glória dali, mas acaba por ser ela a ir embora. 

Florinda (Ana Brito e Cunha) e Isabel Figueira vêm muito animadas da cozinha e ficam surpreendidas por encontrarem Bino ainda ali na sala. Ele diz que também aceita um café e que ficou para levar Isabel de volta. Florinda diz que não fez café para ele e Isabel diz que sabe voltar sozinha. Florinda pede a Isabel para dar ênfase à sua fé. 

Celeste (Margarida Antunes) está de volta das limpezas, mas tenta fazer conversa com o Padre (Carlos M Cunha) sobre a escolha de Tomé (Pedro Teixeira) para acólito. O Padre revela que já várias pessoas o questionaram sobre isso e que os expulsou a todos. Celeste acha que o Padre não lhe faria uma coisa dessas, mas ele afirma que dá o mesmo tratamento a todos. Celeste fica amuada. 

António abana Glória, enquanto esta o pressiona para saber o que se passou com Aida. António não sabe dizer, só sabe que estava maldisposta e Glória espera que não esteja grávida. António concorda que foi estranho Aida ter saído dali a correr. Glória continua a insistir em saber o que se passou com Aida. 

Tomé comenta com Fátima (Marta Andrino) que o homem não falou muito, mas tem aspeto de ter dinheiro. Tomé vai tentar meter mais conversa para descobrir alguma coisa. Fátima sugere irem ver o carro dele e acha que Aida já deve ter alguma informação, uma vez que ele foi lá fazer compras. Aida espreita da porta e reza para que Tomé e Amadeu (Luís Lourenço) não conversem. Aida foge assustada sem ver que Amadeu vai embora. 

Abel (Júlio César) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) já estão mais calmos e reconhecem que a discussão foi ridícula. Ambos assumem que estiveram mal e que foram infantis. Abel assume que vai sentir saudades de Corcovada, pois gosta muito dela. Corcovada pede-lhe para esperar por ela. Manel (Vítor Norte) observa tudo, escondido. Manel entra na cozinha a protestar com o que viu na sala. Manel acha que Corcovada e Abel já têm idade para ter juízo e que não deviam estar ali a trocar juras de amor. Quina (Maria Rueff) diz que não há idade para gostar de alguém e percebe que Manel está é com dor de cotovelo. 

São (Sílvia Rizzo) pede desculpa a Fernando (Manuel Marques), mas ele afirma que está muito magoado por ela ter desconfiado dele e nem sequer lhe ter dado oportunidade de se explicar. São diz que já ouviu Betinha, mas Fernando acha que ela o devia era ter ouvido a ele. 

Tomé (Pedro Teixeira), Peixoto (Vítor Emanuel) e Jorge (Manuel Melo) bebem cervejas e conversam. Fátima provoca Tomé e conta que ele agora é acólito. Jorge e Peixoto ficam perplexos. Jorge gaba-se de ter muito sucesso com as mulheres, mas Tomé diz que nunca o viu com nenhuma. Jorge fica atrapalhado, mas desculpa-se com o facto de ser discreto. 

São continua a tentar desculpar-se e Fernando continua renitente. São reconhece que errou, mas sabe que ele é um homem bom e até Betinha disse o mesmo. Fernando fica magoado por São precisar que seja Betinha a dizer-lhe isso. São diz que anda com muito stress por causa da Páscoa. 

Tomé queixa-se de dores e Peixoto acha que foi de ajudar na missa. Tomé afirma que trabalha muito e que é sempre ele a abrir e a fechar o café. Fátima tossica. Zé Tó (Aldo Lima) e Isabel Figueira chegam e ficam todos a olhar para eles. Isabel Figueira cumprimenta Tomé como se já o conhecesse e todos ficam intrigados. Tomé fica atrapalhado. 

Fernando está tenso com a conversa de São, pois não percebe porque motivo a Páscoa foi chamada para a conversa. São revela que vai organizar o compasso Pascal e que Fernando vai ser o mordomo da cruz. Ele está cada vez mais confuso, pois nem sabe o que aquilo é.

 

 

 

 

 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: A organização da Páscoa
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA