EP 284 Tomé apanha Aida e Amadeu

Em «Festa é Festa», Aida (Ana Guiomar) caminha em direção à mercearia, quando ouve um assobio e o reconhece como sendo de Amadeu (luís Lourenço). Aida paralisa e pergunta-lhe porque motivo ainda não voltou para o estrageiro. Amadeu diz que só quer conversar com ela. Tomé (Pedro Teixeira) vê-os a conversar e quer saber de onde se conhecem. Aida fica em pânico.
Sex, 8 abr 2022 21:55 TVI

Neste episódio

Bino (Pedro Alves) e Zé Tó (Aldo Lima) chegam e cumprimentam todos. Florinda (Ana Brito e Cunha) não gosta de ver Bino ali e Tomé (Pedro Teixeira) e Aida (Ana Guiomar) ficam irritados. Corcovada (Maria do Céu Guerra), como boa anfitriã que é, diz que há jantar para todos e pede a Manel (vítor Norte) para preparar caipirinhas. Ficam todos animados.

 

Isabel (Marta Meiro) está em choque e tem vontade de beber vinho e fumar um cigarro, mas cai em si e não o faz. Abel (Júlio Cesar9 também está em choque, mas Isabel reclama esse direito só para si. Abel tenta perceber quem é o pai da criança e Isabel diz que é Mário, mas ele não entende como.

 

Corcovada agradece a presença de todos e Bino aproveita para falar também. Aida incentiva Tomé a dizer qualquer coisa, mas um dos atores interrompe e diz que gostava de ouvir Corcovada. Ela informa que vai viajar para o Brasil, mas leva todos no pensamento e quer que se divirtam muito a fazer a novela. Todos brindam.

 

Isabel lá conta a Abel que se envolveu com Mário quando foram assinar os papeis do divórcio. Abel começa a assimilar que vai ser avô e Isabel ainda está em choque por ir ser mãe. Começam também a ficar preocupados com o impacto que aquela notícia pode ter na vida de todos.

 

Betinha (Ana Marta Contente) está com um ar desconsolado e Fátima (Marta Andrino) fica preocupada. Fátima acha que aquela relação não lhe está a fazer bem e diz que tem uma pergunta para lhe fazer. 

 

Isabel está desorientada com a novidade, como se não soubesse que aquilo podia acontecer. Ela começa a duvidar das suas capacidades para ser mãe e Abel recorda-a de que já foi um bocadinho mãe de Alice e Tomás e que desempenhou o papel muito bem. Isabel agradece o apoio de Abel e diz que vai precisar muito dele.

 

Fátima quer saber se Betinha e Bino já fizeram amor, mas não sabe como perguntar e acaba por fazê-lo de forma atabalhoada e num volume acima do que queria. Betinha fica à toa e meio zangada. 

 

Corcovada e Florinda já estão prontas para irem de viagem. Ana Carolina (Beatriz Barosa) despede-se da avó e Carlos da mãe. Todos vão ter muitas saudades uns dos outros, mas os que ficam só querem que Corcovada e Florinda se divirtam e tragam muitas histórias para contar. Despedem-se todos emocionados.

 

Nelinha (Inês Herédia) está enfurecida por não ter sido convidada para o jantar com o elenco da novela. Isabel chega de semblante carregado, mas Nelinha nem repara, de tão concentrada que está no seu grande problema. 

 

Tomé entrega as roupas de acólito ao Padre (Carlos Cunha) e ele não entende porque motivo o está a fazer. Tomé quer dar por terminada a sua tarefa de acólito, mas o Padre não permite. Tomé queixa-se que está a ser chantageado, mas o Padre não se incomoda com isso e diz que precisa da ajuda dele. 

 

Aida caminha em direção à mercearia, quando ouve um assobio e o reconhece como sendo de Amadeu. Aida paralisa e pergunta-lhe porque motivo ainda não voltou para o estrageiro. Amadeu diz que só quer conversar com ela. Tomé vê-os a conversar e quer saber de onde se conhecem. Aida fica em pânico. Aida está petrificada. Amadeu diz qualquer coisa para desanuviar o ambiente, mas falha no nome de Tomé e ele fica ainda mais irritado. Tomé exige saber de onde é que eles se conhecem, mas Aida não consegue falar. Tomé estranha aquela reação e Aida tem de reagir. Ela afirma que o conhece da mercearia, como quase toda a gente que conhece.  

 

Quina (Maria Rueff) acorda Ana Bustorff e esta queixa-se do volume da música. Quina explica que é assim que Corcovada gosta de acordar e dá-lhe um xiripiti para a mão. Ana Bustorff lá bebe o xiripiti, mas arrepende-se logo a seguir. Quina ri-se. 

 

O ambiente está tenso e Aida percebe que tem de retaliar, antes que as coisas se compliquem para o seu lado. Aida reafirma que conheceu Amadeu na venda, mas Tomé continua desconfiado, pois Amadeu disse que estava de passagem e ainda continua por ali. Aida volta a


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Tomé apanha Aida e Amadeu
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA