EP 476 Confronto: «Não gosta de me ver, tem bom remédio: volte para sua casa»

Em «Festa é Festa», Carlos (Rodrigo Paganelli) está na cozinha a comer e vai olhando para a porta, na esperança de ver Joana (Diva O'Branco). Ela aparece e fica surpreendida por vê-lo ali. Carlos diz que é da casa e Joana lembra-se do que Ana Carolina (Beatriz Barosa) disse sobre ele. João Maria (Ricardo Trêpa) fica muito irritado por ver Carlos ali, depois do que fez a Ana Carolina. Joana fica intrigada.

Ter, 22 nov 2022 22:00 TVI

Neste episódio

Carlos (Rodrigo Paganelli) está por ali a comer e vai olhando para a porta, na esperança de ver Joana (Diva O'Branco). Ela aparece e fica surpreendida por vê-lo ali. Carlos diz que é da casa e Joana lembra-se do que Ana Carolina (Beatriz Barosa) disse sobre ele.

João Maria (Ricardo Trêpa) fica muito irritado por ver Carlos ali, depois do que fez a Ana Carolina. Joana fica intrigada.

Já estão no final do jantar e já estão todos "quentinhos" pelos copos que beberam. Sofia (Susana Mendes) faz um brinde à melhor dupla sertaneja de sempre e olha para Nando (Manuel Marques). Aida (Ana Guiomar) dá um toque a Tomé (Pedro Teixeira) para que não fique para trás e incentiva-o a fazer um discurso. Tomé agradece o apoio de Sofia e Corcovada (Maria do Céu Guerra) e sugere cantarem uma canção.

Peixoto (Vítor Emanuel) chega de rastos e todos ficam preocupados com ele. Este não consegue explicar muito bem o que sente, mas queixa-se de solidão e do estado miserável em que a casa está. O Padre (Carlos M. Cunha) diz que Peixoto teve uma grande ideia, mas ninguém consegue perceber que ideia foi essa. Estão todos cada vez mais animados, exceto Oliveira (Joaquim Nicolau), que está farto e vai bebendo para suportar aquilo. Sofia olha para Nando e Maria Irene (Maria Simões) chama-a atenção por estar a dar muito nas vistas. Tomé recebe uma chamada de Paulo (Hélder Agapito) e ficam todos preocupados. Tomé fica lívido com o que Paulo lhe diz sobre Betinha (Ana Marta Contente).

Aida fica em pânico quando percebe que algo se passou com a filha. Tomé, a muito custo, lá consegue dizer que Betinha está perdida na serra e ficam todos em choque. São (Sílvia Rizzo) e Florinda (Ana Brito e Cunha) têm de ampará-la.

Peixoto tenta colocar gelo no sítio onde o Padre lhe deu as palmadas, mas não está fácil. Continuam todos muito confusos sobre a ideia que o Padre terá tido para o Natal. Ele acaba por revelar que vão fazer uma fogueira gigante no largo da igreja.

João Maria está furioso por Quina (Maria Rueff) o ter expulsado da cozinha. Ana Carolina não gosta que o pai chame empregadita a Quina e repreende-o. O pai de Ana Carolina acusa Carlos de ter sido uma má influencia para a filha e afirma que está muito diferente desde que está na aldeia. Esta reconhece que aprendeu muita coisa e que o pai devia fazer o mesmo.

Aida está catatónica e São e Florinda amparam-na. Oliveira diz que é preciso iniciar as buscas e Tomé prontifica-se a procurar a filha. Nando oferece-se para ir com ele e Bino (Pedro Alves) para levar o carro. Tomé começa por recusar a ajuda, mas percebe que não tem alternativa, pois está sem carro e aceita.

Glória pergunta ao Padre se a grande ideia para o Natal foi juntar uns paus e pô-los a arder. Peixoto está orgulhoso pela ideia ter partido dele. O Padre pensa noutras atividades para juntar à fogueira. Glória acha que vai dar mau resultado. O Padre percebe que a sangria tem mais sumo do que vinho e pede um licor. Todos congelam. Alguns elementos do grupo estão por ali a pensar no que podem fazer e Manuela diz que não consegue ficar parada. Fátima pergunta se podem rezar e todos dão as mãos e começam a rezar.

Tomé, Nando e Bino chegam a discutir uns com os outros. Tomé vê todos sentados e repreende-os por não estarem à procura de Betinha.

Aida está desolada, agarrada a uma camisola da filha. São está por ali a reconfortá-la, ao contrário de Josefa que só faz comentários maldosos. São passa-se e expulsa Josefa de casa. Esta promete que vão encontrá-la e ajuda Aida a rezar. Florinda acende velas por Betinha e discute com Quina sobre o melhor santo para ajudar a encontrar. Corcovada acha que qualquer um serve, mas prefere agir e avisa que se esta não aparecer, vai pedir a Manel para a levar ao Gerês. Florinda e Quina não gostam da ideia, mas sabem que não vão conseguir demover a centenária.

O grupo ajuda Tomé nas buscas. Estão todos muito preocupados. O marido de Aida é o mais desesperado e acaba por perder as forças. Bino dá-lhe ânimo e diz que não é altura de fraquejar. Tomé agradece aos amigos por estarem ali com ele. As buscas prosseguem.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Confronto: «Não gosta de me ver, tem bom remédio: volte para sua casa»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA