Neste episódio
Jorge surge na sala a chamar os miúdos. Subitamente são Manuel e Francisca que aparecem e percebemos que muita coisa mudou na família dos Mendes.
Somos também apresentados a Joana, a nova esposa de Jorge, com quem mantém uma relação de cumplicidade, notando-se que já estão casados há vários anos. É com a ajuda de Lucinda, a empregada de casa, que se despacham para sair, até que Jorge pergunta por Max e alguém pergunta “qual deles?”. É nesse momento que surge o velho Max, acompanhado do Max Júnior.
Já nas instalações do Departamento de Investigação Criminal, unidade especial de combate ao crime, Jorge está a ser promovido a Coordenador de Investigação pelas altas instâncias. Estão presentes o Inspetor Sérgio Calado e os Inspetores Helena e Jaime, para além da Doutora Vera e a família de Jorge. Jorge repara que está lá Iva, uma das novas inspetoras estagiárias.
Jorge dá um ralhete a Tiago, enquanto Max Júnior percebe que algo de errado se passa com a caixa do bolo da promoção de Jorge. Max Júnior desvia a caixa e esta explode.
Fica estabelecido que alguém anda a tentar matar Jorge e que este se terá de resguardar, muito contra a sua intuição, agora que tem um papel de chefia.
Entretanto a família de Jorge chega a casa e contam a Lucinda tudo o que se passou. Apercebemo-nos que a relação de Manuel com o Avô João é excelente, mas que Francisca se mantém distante. O Avô tenta uma aproximação a Francisca, mas sem grandes resultados.
Sérgio, Helena e Jaime, juntamente com os estagiários Iva e Tiago conduzem uma série de entrevistas na empresa de brindes, onde conhecem Sebastião, o dono, um homem de negócios muito nervoso e evasivo, bem como Antunes, o seu encarregado, que parece rude e pouco à vontade com a presença deles no local.
Sobre «Inspetor Max»
Anos depois de colaborar com o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, o velho Inspetor Max reformou-se, já depois de ter sido pai de uma ninhada de cachorros da qual a família Mendes adotou um elemento – o mais parecido com o progenitor – ao qual deu o nome de Max Júnior.
Em dez anos, a própria família mudou bastante já que Jorge Mendes, o inspetor dono do Max original, se casou com Joana, uma jovem e brilhante advogada, com quem teve um filho, Manuel, que tem já 8 anos. Jorge e Joana têm uma relação afetiva, cúmplice e carinhosa, gozando ainda com a relativa diferença de idades que os separa. Por outro lado, as respetivas profissões por vezes colocam-nos em lados opostos, já que, como advogada, Joana acaba por representar alguns clientes acusados pelo departamento chefiado por Jorge. Este assume atualmente as funções de Coordenador de Investigação, o chefe de operações do Departamento de Investigação Criminal, cargo que o mantém sobretudo ocupado atrás de uma secretária, mas que ele tenta ultrapassar, indo ao terreno sempre que pode.
Joana entrou assim na vida e na casa dos Mendes acompanhada de Francisca, a sua filha de uma relação anterior, agora com 12 anos, miúda rebelde cuja entrada num ambiente familiar amplo não está a ser fácil, sobretudo com a chegada da adolescência.
Se a família ganhou novos membros, manteve ainda o seu núcleo afetivo, na pessoa do Avô João, que mora agora num apartamento próprio para dar mais “espaço” à nova família, estando reformado da medicina, apesar de integrar alguns programas de médicos sem fronteiras e de consultas grátis a pessoas com poucos meios. Apesar de mais velho, continua a ser dele a voz da razão e da compaixão no seio dos Mendes, sempre que as situações parecem mais complicadas. O avô João mantém uma relação divertida, “de gato e rato”, com Lucinda, a nova empregada a tempo inteiro de casa, uma mulher muito positiva e animada, sempre com truques e invenções que levam João entre o riso e a irritação.
Já os filhos de Jorge, Tiago e Catarina Mendes, as crianças da série original estão com vinte e poucos anos e abraçaram o legado do pai de corpo e alma: Catarina estudou ciências criminais em Inglaterra, onde se encontra a estagiar na Scotland Yard, comunicando muito com a família através das novas tecnologias ou de aparecimentos esporádicos para matar saudades de Portugal. Já Tiago terminou o curso de Direito, ingressando de imediato na Polícia Judiciária Portuguesa. As suas boas notas e operacionalidade valeram-lhe uma vaga na brigada do Departamento de Investigação criminal, como Inspetor Estagiário. Embora honrado com o caminho que os filhos decidiram tomar, Jorge não deixa de recear pelo seu futuro, já que sabe o que uma carreira na Judiciária implica.
Quem não teve uma vida fácil foi o Inspetor Sérgio Calado, parceiro de Jorge na série original, que atravessa um período pessoal conturbado após o seu segundo divórcio, desta vez com ELSA XAVIER, uma médica com quem tem uma relação difícil de (ainda) amor e ódio. Felizmente, a proximidade geográfica da sua casa com a nova moradia dos Mendes, agora em Lisboa para facilitar as deslocações de trabalho, fez com que Sérgio passasse a frequentar ainda mais a vida dos Mendes, sendo já considerado como família. Aliás, dada a proximidade e ação no terreno, é com ele que o Max Júnior anda mais vezes, já que profissionalmente Sérgio é agora o Inspetor-Chefe do DIC, respondendo perante Jorge, mas comandando em campo os Inspetores da Brigada. Sérgio mantém o seu próprio apartamento, tendo no entanto recebido um inquilino para ajudar com as contas: o jovem Tiago Mendes, que achou por bem sair da casa de família, mas ficando num ambiente ainda assim familiar. Será como amigos que falarão não só de trabalho como das dores de cabeça que as namoradas lhes darão. O que Sérgio não contava era com o facto do litígio que mantém com Elsa fizesse com que ela decidisse voltar ao apartamento de ambos e ocupar um quarto para se assegurar que a propriedade é vendida e que Sérgio não está a tentar enganá-la. Este facto criará vários momentos de tensão entre ambos, especialmente quando decidirem trazer namorados a casa, num constante jogo de amores e ódios, apanhando o pobre Tiago no meio da contenda.
Quanto ao Departamento de Investigação Criminal, chefiado nas cúpulas por Jorge e, no terreno, por Sérgio, modernizou-se e atualizou-se, contando nas fileiras da sua principal brigada com Tiago e dois Inspetores que são a nata da investigação criminal portuguesa: LENA RIBEIRO, uma mulher de ação, lindíssima, citadina e dona de um humor negro que não hesita utilizar em qualquer situação com uma intuição e inteligência fundamentais para o posto, completamente apaixonada por todos os tipos de animais; e JAIME SILVA, perito em informática e também Tae Kwon Do, uma figura estranha por não partilhar o humor desbragado dos colegas, já que se mantém à parte, fazendo comentários mordazes sobre o que passa no trabalho ou nas vidas pessoais.
A trabalhar em ligação estreita com os Inspetores, temos o Laboratório Científico do Departamento de Investigação Criminal, chefiado pela DOUTORA VERA, uma mulher lindíssima, forte e séria, bastante perspicaz, que mantém algum mistério acerca da sua vida pessoal e do seu passado.
Será no contexto destas personalidades e interações com ligações às personagens da antiga série de “Inspetor Max” que a série colocará lado a lado plots policiais inspirados na realidade portuguesa e histórias de índole familiar guiadas sobretudo pelos mais novos, numa celebração de uma década de sucesso da marca “Inspetor Max”, escrita pela equipa que criou a série original.