Neste episódio
Joana, a esposa de Jorge, é contratada por Eddie Cruz, um velho amigo e ambientalista, herdeiro de uma grande fortuna, a contas com um processo em tribunal por invasão de propriedade. Ao sair do tribunal, o homem cai e apresenta queimaduras inexplicáveis no abdómen.
Um exame no hospital revela que foi envenenado por um isótopo radioactivo que as entidades médicas não conseguem discernir.
Joana pede ajuda a Jorge, uma vez que terão de encontrar quem terá envenenado Eddie para saber concretamente qual o elemento utilizado, para tentarem uma cura.
Jorge e os elementos do DIC investigam os últimos contactos de Eddie e descobrem com a ajuda de Judite, sua actual esposa e parceira nas causas ambientalistas, que tentavam denunciar as práticas poluentes de Telmo Faria, um industrial acusado várias vezes de não cumprir leis ambientais. Para piorar tudo, encontram ainda uma ameaça de Telmo em como os mataria se voltassem a interferir com os seus negócios.
Uma missão em conjunto leva Tiago e Helena a aproximarem-se ainda mais, acabando por se envolverem e passarem a noite juntos.
Manuel e Francisca armam-se em detectives quando Lucinda se queixa de ter perdido um velho anel de família lá em casa.
Os miúdos fazem de tudo, desde repetir os passos de Lucinda até fazerem buscas com um detector de metais, mas não conseguem qualquer pista.