Neste episódio
Vasco nega a Simão ter intenções de voltar para Lena. Diz-lhe também estar agradecido a Teresa por a ter desmascarado e que está disposto a chegar a um acordo pacífico sobre a custódia dos filhos.
Inês assiste a Rafa a preparar-se para lutar com Pica, um rapaz de aspeto muito forte. Lena chega feliz a casa e admite às primas que a reconciliação com Vasco está para breve. Lena deseja boa sorte a Marta e Cláudia na sua viagem ao Brasil.
Mónica chora por Alfonso insistir que a apanhou na cama com Tomás. Tomás sente-se constrangido por os outros convivas ponderarem que ele se possa ter aproveitado de Mónica.
Cláudia reforça a Marta querer ajudá-la a ter um filho e as duas abraçam-se ternamente. Chico admite a Lurdes que está a ficar muito apaixonado por Cláudia.
Rafa e Pica envolvem-se numa luta. Rafa apanha um grande murro por se distrair a olhar para Inês.
Simão confessa a Jacinta que combinou com Vanda ir a Las Vegas e diz-lhe que é visível que ele e Ju nunca serão felizes juntos. Ju desaba a chorar ao ouvi-lo tomar essa decisão.
Rafa agradece ironicamente a Inês por tê-lo feito perder a luta. Soraya fica com ciúmes, mas Rafa afasta-a. Inês fica incomodada por ver rafa a beijar Soraya.
Mónica aceita o conselho de Rui de não tomar nenhuma decisão precipitada e ir para casa com o seu marido. Tomás olha sinistramente para Carol que apoia Alfonso e diz que vai ajudá-lo a desmascarar Tomás. Mónica não consegue disfarçar a repulsa que sente por Tomás quando ele a tenta beijar e este fica furioso. Mónica acorda e arranja-se apressadamente por Tomás já ter saído sem lhe dizer nada.
Alfonso conta a Nuno que tem a certeza que Tomás enganou Mónica e que algo de errado se passa com ele. Nuno oferece-se para investigar Tomás. Rui concorda com Carol que Tomás possa ter embriagado Mónica para se aproveitar dele e decide apurar o que realmente aconteceu.
Em casa dos Gama, Leonor fica atrapalhada quando Mariana comenta em frente a Luís que é Carlos que fornece o peixe do restaurante. Mónica fica apreensiva por confirmar que Tomás já saiu de casa. Nuno sorri satisfeito por o assassino lhe enviar as roupas de Rita e avisar de que vai provar do que é capaz.
Eduardo fica atónito quando Teresa lhe diz que será sua adversária, pois tenciona concorrer também ao cargo de diretora do hospital. Vanda despede-se de Aníbal avisando-o de que vai ter de sofrer mais um pouco para que ela convença Simão a recoloca-lo como diretor do hospital.
Nuno encontra um recibo de lavandaria na caixa que recebeu do assassino. Nuno conta a Alfonso que Cristina acha que Amélia foi morta por Aníbal ou Miguel.
Marta diz a Teresa que viaja nesse dia para o Brasil, sem lhe contar a razão. Eduardo e Marta sorriem de forma cúmplice ao falarem sobre a viagem ao Brasil. Teresa fica atónita ao receber um sms de Mateus.
Lurdes comenta com Matilde e Vasquinho que Chico tem uma amiga nova especial. Lena apanha Cláudia a falar ao telefone com ar apaixonado e esta admite que se apaixonou pelo patrão. Almeida pede a Fernanda para falar com Simão, e Vasco fica escondido a ouvir.
Marta e Eduardo falam de como ficaram felizes quando souberam que iam ter um filho. Marta diz a Eduardo que já se conformou e os dois abraçam-se. Chico diz a Mateus ao telefone que depois do funeral se reúne com ele e com Teresa para falarem.
Fernanda diz ao Almeida que Simão partiu para os EUA e sugere que lhe deixe um recado para ela entregar. Almeida escreve o recado para Simão e entrega-o a Fernanda que o deixa em cima da secretária.
Vasco vai ao escritório quando Almeida sai. Vasco lê o recado que informa que alguém do sexo feminino visitou Ernesto na cadeia e telefona a Lena.
Nuno mostra a Cristina as novas provas.
Carlos fica chocado quando vê Luís no quarto a tratar Ludovina e Luís lança-lhe um olhar mortífero. Carlos fica comprometido quando os pais relativizam dizendo que ele já nem namora com Leonor. Lena fica assustada quando Vasco lhe conta que Almeida deixou o recado a Simão a avisá-lo.
Lena argumenta a Vasco que o nome do presidiário ser o mesmo do criminoso que raptou Emília pode ser apenas uma coincidência e faz um ar indignado perguntando-lhe se ele também acha que ela está envolvida na história. Vasco nega e sorri.
Jacinta fica triste por Ju estar magoada com Simão e sente-se comprometida quando Ju pondera possibilidade de Simão ter ido a Las Vegas com outra pessoa.
Lena diz a Vasco que têm de continuar a fingir para toda a gente que continuam zangados e por isso não pode voltar ainda para a Quinta.
Ju suplica a Jacinta que lhe conte o que aconteceu a Simão no passado. Jacinta fica muito nervosa e recusa-se a falar sobre o assunto.
Os Correia chegam a casa atrasados, vindos do funeral de Amélia. Vera pega no telefone para adiar o seu regresso a Praga. Miguel e Inês lembram-lhe o quanto Amélia lutou para que ela conseguisse a bolsa de estudo e pedem-lhe para não pôr em risco os seus estudos.
Vasco fica indignado por os trabalhos da fábrica terem sido adiados por causa do funeral de Amélia e alerta que irão ficar sem receber as horas a que faltaram.
Mateus diz a Teresa e Chico que já sabe quem são os investidores fantasma e alerta para se desiludirem mais uma vez com Vasco. Lena entra cuidadosamente em casa dos Ávila e segue para o escritório. No escritório, Lena substitui o recado de Almeida por outro que diz que ela foi visitar António Barros.
Fernanda encontra Lena na sala e esta disfarça dizendo que foi buscar umas roupas e pede a Fernanda que a acompanhe ao quarto.
Teresa e Chico ficam chocados quando Mateus lhes conta que Vasco é o único sócio da empresa holandesa que comprou a fábrica. Tiago conta a Tomás que Miguel é suspeito de ter morto Amélia por ela o andar a trair.
Chico e Teresa ficam furiosos e querem ajustar contas imediatamente com Vasco mas Mateus convence-os a fazer como Lena e esperar pelo momento certo. Lena e Vasco concordam que ficarão em maus lençóis se Teresa e Chico descobrirem que o capital da empresa fictícia é do mesmo montante que o resgate de Emília. Lena insiste para que Vasco se reaproxime de Chico.
Nuno mostra a Cristina as fotos do assassino, mas Cristina está convencida de que quem matou Amélia foi Miguel ou Aníbal. Tomás guarda a sua caixa na mochila e sai com Tiago para irem a casa dos Correia.
No restaurante, Ju e Leonor trocam queixas sobre as suas histórias amorosas.
Quando os pais se apercebem que Carlos anda de novo a pensar em Leonor, este vinca que está bem com Mariana. Esta ouve e beija-o apaixonadamente. Aniceto fica desconfiado.
Um trabalhador conta a Chico que Vasco ameaçou cortar-lhe no ordenado e este segue disparado para ir falar com Vasco.
Tomás finge ficar desiludido por Inês lhe dizer que Vera já regressou a Praga e pergunta por Miguel, que saiu. Miguel chora junto à campa de Amélia e Célia aproxima-se com um ramo de flores. Vasco pede desculpa a Chico por ter faltado ao funeral de Amélia e justifica ter discutido com os trabalhadores por estar de cabeça quente. Chico fica surpreendido a olhá-lo.
Ludovina diz a Mariana que ela é a mulher que sempre idealizou para casar com o filho e lhe dar netos. No quarto, Inês mostra a Tomás e Tiago o scrapbook que Amélia lhe fez. Tomás fica indiferente e diz que tem de ir embora.
Na sala dos Correia, Tomás procura um local para guardar o kit de seringas para incriminar Miguel.
Sobre «Jardins Proibidos»
Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.
É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.
Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.
Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.
No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.
Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.
Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.
É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.