Neste episódio
Teresa e Simão ficam ansiosos por ouvir o telemóvel a tocar. Simão põe o detetor a funcionar e Teresa ouve em pânico a voz de uma mulher do outro lado a cumprimentá-la.
Eduardo liga o portátil e fala com Mateus ao telemóvel a pedir-lhe que se lembre que password poderá Lena usar para entrar no computador. As duas primeiras tentativas estão erradas, com Mateus a diz-lhe para experimentar outra.
Teresa ouve uma mulher a dizer-lhe que pretende ficar com tudo o que é dos Ávila para libertar Clarinha e Lourenço. Desliga a chamada a dizer que amanhã espera ter novidades para que não aconteça nada aos seus filhos. Simão conforta Teresa, lembrando-a que é ele quem detém tudo da família.
Eduardo irritado por não conseguir encontrar a palavra passe, diz a Mateus que vai levar o portátil consigo, sem ligar a que ele diga que não deve fazer isso. Mateus está em pânico por achar que é o suspeito número um de Lena, se ela descobrir que entraram no seu escritório e mexeram no seu portátil. Vasco pede-lhe para ser positivo e que pense que vão conseguir fazer tudo sem que ela suspeite de nada.
Teresa suspira desolada a achar que a polícia não vai conseguir descobrir a localização da raptora por ela ter desligado logo a chamada. Simão diz-lhe que está ali para a ajudar e dar-lhe o dinheiro que for preciso para que Clarinha e Lourenço sejam libertados.
Eduardo certifica-se que deixou tudo no sítio e sai com o portátil do gabinete de Lena. Já em casa, Eduardo, Vasco e Mateus concordam que nunca vão conseguir descobrir a password de Lena. Mateus lembra-se subitamente que conhece um hacker que os pode ajudar.
Carlota diz à mãe que não conseguiu nenhum dinheiro do tipo com quem foi sair à noite. Carmo conta à filha que começa a tornar-se público que elas estão na ruína e que existe também a hipóteses de não conseguirem enganar Simão se ele descobrir. Carlota diz à mãe já ter um plano.
Leonor entra no quarto de Tomás, para descobrir o que está escondido no rodapé. Leonor grita e caí ao chão quando se depara com as fotos de todas as mulheres que Tomás matou.
Na praia, Rui discursa na festa de homenagem que preparou para Carol, onde estão presentes, Alfonso, Mónica, Mariana, e outros amigos chegados de Carol. Rui diz, emocionado, que quer que aquela despedida seja encarada como uma festa, tal como Carol certamente desejaria.
Ao longe está Tomás a aproximar-se do grupo. Rui admite não ter superado a morte de Carol. Os irmãos Meneses ficam em choque ao verem Tomás a aproximar-se. Rui segue em direção a Tomás com um ar furioso.
Leonor continua no quarto de Tomás e reúne as fotos das mulheres assassinadas, e nem repara que com o seu nervosismo amachuca a foto de Carol. Guarda novamente as fotos no rodapé e recrimina-se por não ter percebido antes, quem é Tomás na realidade.
Na praia, todos se contêm a ouvir as provocações de Tomás, dizendo a Rui que também gostava muito de Carol e a Alfonso que ainda não esqueceu Mónica. Rui fica em choque por Tomás insinuar estar envolvido na morte de Carol.
Teresa diz em pânico a Simão, que Clarinha está a correr risco de vida, por precisar de tomar os seus medicamentos para o coração. Simão diz a Teresa que os raptores devem estar a voltar a ligar. Simão recebe chamada de Jacinta, e este disfarça à mãe dizendo que está tudo bem. Jacinta acaba por aceitar as justificações de Simão, com Jú a dizer-lhe que não quer saber onde ele passou a noite.
Marta pede a Lena para pensar nas pessoas que gostam dela, inclusive Rosa, para a ajudar a lutar contra a doença. Lena diz à prima que Rosa saiu de casa.
Tomás continua a espicaçar Rui, dizendo-lhe que tem boas memórias de Carol, Rui desprende-se de Alfonso e, furioso, agride Tomás. Mariana acaba por confessar a todos, que foi Tomás quem matou Carol. Todos se aproximam de Tomás e este acaba por se afastar, ao sentir o perigo. Leonor recrimina-se por não ter acreditado em Mariana, quando a filha lhe contou que Tomás é o serial killer.
Teresa recebe uma chamada da raptora, que lhe diz que tem que lhe entregar 3 milhões de euros. A raptora liga de novo, avisando Teresa que os filhos dela morrem se ela tentar alguma coisa, deixando Simão furioso pela polícia não conseguir localizar a chamada.
Rosa está de sorriso triunfal, com Clarinha amarrada e amordaçada, enquanto Lourenço chora convulsivamente. Teresa olha comovida para Simão a preparar-se para ir tratar do dinheiro da raptora. Eduardo e Marta estão intrigados por Teresa não aparecer no hospital, e as suspeitas adensam-se por Bruno se limitar a dizer que não tem que dar justificações da vida de Teresa.
No restaurante, Inês e Rafa olham enternecidos para um casal apaixonado. A festa de homenagem na praia já terminou com todos a pedir a Rui para minimizar o encontro com Tomás, por ter sido uma festa muito bonita.
Tomás entra em casa, com as marcas da agressão de Rui, seguindo para o quarto satisfeito. Leonor observa-o escondida e percebe agora a verdadeira demência do filho e sai porta fora.
Sobre «Jardins Proibidos»
Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.
É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.
Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.
Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.
No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.
Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.
Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.
É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.