Neste episódio
Vasco está a contorcer-se de dores, por ainda não estar restabelecido do acidente, quando aparece Teresa com Clarinha e Lourenço. Clarinha abraça Vasco, sob o olha enternecido de todos os presentes.
Leonor assusta-se quando vê Tomás à sua espera na sala, ficando apreensiva por este lhe dizer que precisam falar. Tomás questiona Leonor, porque se distanciou tanto dele, com ela a disfarçar que somente está a tentar perceber que motivos levaram Luís a matar aquelas mulheres. Tomás retorque que poderá não haver nenhuma causa específica.
Lena chora devastada por recordar-se de Rosa, a única pessoa que realmente a amou na vida.
Na sala dos Ávila, todos continuam comovidos com Vasco a prometer aos filhos nunca mais os abandonar. Vasco reforça as suas desculpas a Teresa por tudo o que aconteceu e diz-lhe que Xavier está na sala para fazer um anúncio oficial a toda a família.
Em casa, Mariana expressa a Mónica o seu receio de Tomás fazer mal a Leonor e a Tiago, se continuarem a viver com ele. Mónica reforça à amiga que pode continuar ali o tempo que quiser. O ambiente fica mais desanuviado por Rui bater à porta e perguntar bem-disposto se alguma quer boleia, com Mariana a aceitar.
Ludovina chama Rafa para o pequeno-almoço e todos reparam na crescente fúria de Ludovina por ver Aniceto a entrar com uma marca de batom na bochecha.
Jacinta, Jú, Simão, Teresa e Vasco olham comovidos para Xavier a anunciar que vai partir de viagem com Lurdes para ficarem juntos e felizes. Teresa abraça Xavier e diz-lhe que ele foi quem mais a ajudou na sua vida. Simão diz que também tem algo para anunciar, deixando Jú de pé atrás.
Aniceto diz à mulher que foi atacado por peixeiras, não tendo evitado que elas o beijassem. Carlos tenta defender o pai, com Ludovina a vincar saber que tanto um como outro são mulherengos.
Simão começa por contar a Vasco que agora tem uma filha e que ela vai viver com ele na Quinta das Torres. Jú desaba a chorar, dizendo que aquilo é uma prova de como quer voltar para Carmo, Teresa pede a Jú para não se enervar.
Inês admite a Célia estar com receio que Manuel não goste dela, mas Célia assegura que isso não irá acontecer. Célia olha para Bárbara e mostra o seu desacordo em que ela esteja ali a viver, com Célia a avisar Bárbara que Inês é muito parecida com o avô.
Ludovina avança em fúria para Aniceto, que aproveita a chegada de Leonor para sair de casa. Carlos também saí dali com Leonor, deixando Ludovina furiosa.
Mónica recebe uma chamada, ouvindo de novo a respiração de alguém do outro lado. Mónica avisa a pessoa não ter medo dela e fica nervosa a pensar se será Tomás.
Simão enerva-se com Jú, que continua sem dizer o que se passa com ela. Jú sai amparada com Xavier e Vasco e não se coíbe de criticar Simão por querer trazer a sua filha lá para casa. Jacinta pede a Simão para falar a sós com ele.
Manuel continua nos cuidados intensivos e pergunta a Eduardo, quando poderá sair do hospital, com o médico a dizer-lhe que o seu estado ainda inspira muitos cuidados.
Simão fica em choque por Jacinta lhe contar que descobriu que Carmo está falida, dizendo-lhe que isso só vem confirmar as suas suspeitas, que Carlota só terá aparecido porque descobriu que ele estava rico, insistindo com o filho para que investigue melhor antes de trazer a sua pretensa filha lá para casa.
Carmo suspira triste por ver Carlota a arrumar as suas coisas para ir viver com Simão. Carlota pede à mãe que confie nela e no seu plano, para que vá viver com eles em breve.
Carlos insiste com Leonor, para que lhe conte que problema tão grave é esse, que não permite que vão viver juntos. Leonor beija Carlos e pede-lhe mais um tempo.
Sobre «Jardins Proibidos»
Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.
É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.
Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.
Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.
No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.
Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.
Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.
É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.