EP 285 Leonor reconhece corpo de Tomás

Episódio 285

Neste episódio

Carlos insiste com Leonor para que o deixe ajudá-la de alguma forma, a superar a dor da perda de Tomás, mas Leonor somente refere que quer guardar toda aquela história no passado, permanecendo em silêncio.

Simão diz a Rafa que o seu futuro passa por ficar quieto, visto não querer arranjar mais problemas a ninguém. Rafa salienta que ele salvou a vida tanto a ele como a Inês e a todos os jovens que andavam no boxe. Simão fica a pensar nas suas palavras.

Nuno admite a Sofia que ainda vai demorar algum tempo até esquecer Tomás. Sofia refere saber que aquilo tudo o está a marcar mais por não ter sido ele que o apanhou.

Lena ataca, irónica, Simão por andar sempre a apregoar a moralidade e afinal andou a usar a escola de boxe para organizar combates ilegais. Carlota sai em defesa de Simão e Lena avisa-a que ele não é o que parece. Simão sorri por Carlota lhe dizer que pode contar com o seu apoio.Ju entra no quarto de Simão para pedir-lhe que não desista de reabrir a escola de boxe, salientando que uma das características que a fez apaixonar-se por ele, foi a sua força. Simão fica pensativo.

Lena ouve Bruno a dizer-lhe que antes de receber as células do dador irá receber uma dose massiva de quimioterapia que a irá deixar muito debilitada. Vasco entra e diz-lhe que nunca fez tenções de lhe doar a medula, apenas lhe deu esperança para a fazer sofrer ainda mais.
Vasco declara a Lena que a morte dela irá vingar todo o mal que ela lhe fez, dizendo que ela irá pagar por o ter manipulado, humilhado e tentado matar a si e aos seus filhos, alfinetando que ela poderá ajustar contas com Rosa no inferno. Vasco sai, resoluto, e Lena vai atrás dele.

Lena corre atrás de Vasco ameaçando acabar com ele. Este ri-se e recorda-lhe que o fim dela está próximo. Bruno enfrenta Vasco sem conceber que ele não queira salvar a vida de Lena e Teresa aparece atraída pela discussão, pedindo a Vasco para falarem em privado, deixando Lena esperançosa.

Ju abraça Leonor e dá-lhe os pêsames pela morte de Tomás, ficando a estranhar a postura distante da amiga.Cláudia desaba a chorar e diz a Chico que agiu muito mal ao ficar com Sebastião.

Teresa tenta convencer Vasco a salvar a vida de Lena, dizendo-lhe estar ali uma oportunidade para lhe mostrar que não é igual a ela, mas Vasco diz que por si Lena não se vai salvar.Aníbal esboça um ar, muito surpreso, por Lena lhe exigir que admita que foi ele quem contou a Vasco que era a ela que ia salvar.

Na escola de boxe, Simão entra seguido de um PSP. Começa por dizer que encerrou a escola que representa a única esperança que muitos jovens têm para ultrapassar as dificuldades na vida. Declara tê-lo chamado ali para aferir se estaria disposto a aceitar um suborno e fechar os olhos ao que aconteceu. Simão diz ao polícia que sabe que está a pisar a lei, mas o polícia corta o discurso.

Aníbal acaba por admitir, vingativo, a Lena ter sido ele a contar a Vasco que ele a ia salvar. Esta avisa-o que o vai arruinar antes de chegar a sua hora, salientando que já não tem nada a perder.

Rúben, desejoso de mostrar serviço a Nuno, entrega-lhe os depoimentos que recebeu dos ciclistas que encontraram Tomás morto. Pergunta a Nuno se vai falar com quem teria interesse em matar Tomás e este diz-lhe para não se meter onde não deve.

Bruno sorri, radiante, por Telma ter aparecido no hospital a convidá-lo para almoçar. Trocam olhares intensos, cada vez mais atraídos um pelo outro.Aniceto fica alarmado ao receber uma carta das finanças a multá-lo por não ter licenciado a sua rádio e Ludovina diz-lhe para pedir ajuda a Simão, mas este não quer arranjar problemas.

No hospital, Nuno destapa o cadáver de Tomás para Leonor reconhecer o corpo. Esta desaba a chorar, esmurrando com raiva, o corpo morto do filho.


Sobre «Jardins Proibidos»

Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.

É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.

Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.

Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.

No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.

Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.

Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.

É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.

Ficha Técnica

Título Original: Leonor reconhece corpo de Tomás
Categoria: Novela nacional
Formato: Drama
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares