EP 299 Lena desmaia

Episódio 299

Neste episódio

Dois meses depois, Carlota está a arranjar-se para o seu casamento com Vasco sob o olhar feliz e orgulhoso de Carmo, que lhe diz que a filha vai ser a noiva mas linda de sempre. Carlota sorri, forçadamente, demonstrando estar um pouco incomodada com tudo aquilo.

Lena, no seu quarto, está caída no chão sem forças. Num último esforço, consegue alcançar o telefone e ligar para o 112 a pedir ajuda. De súbito, desmaia, largando o telefone.

Eduardo vai ao quarto de Aníbal e avisa-o para aproveitar bem o sossego porque, rapidamente, irá para a cadeia por todos os desvios de dinheiro que cometeu. Aníbal avisa-o, furioso, que vai provar a sua inocência, sorrindo, mordaz, por Eduardo lhe contar que Vasco vai casar com Carlota.

Vasco recebe na Quinta, Chico e Cláudia que entra com Sebastião ao colo. Jacinta acha que Vasco e Carlota têm tudo para serem muito felizes. Vasco propõe a Chico fazerem um brinde em sinal da sua amizade.

Célia sorri a observar Inês a olhar mais uma vez para a revista de boxe onde aparece destacada na capa. Miguel diz a Célia que já estão atrasados para o casamento. Inês conta que Paulo pediu para falar com ela fazendo mistério sobre o assunto. Miguel torce o nariz, desagradado.

No quarto de Carlota, todos olham para a sua beleza já a trajar o vestido de noiva. Carmo repara no nervosismo de Carlota e pergunta-lhe o que tem. Esta justifica-se dizendo que é a ansiedade típica de se ir casar. Carlota permanece, no entanto, mais tensa e nervosa do que seria expectável.

No apartamento de Lena, tocam à campainha insistentemente. Dois médicos, um polícia e um bombeiro entram em casa para acorrerem à chamada, mas quando entram na sala não vêm ninguém, seguindo de imediato para o interior. Quando chegam ao quarto, deparam-se com Lena caída no chão.

Chico diz a Vasco que está muito satisfeito por ele ter regressado aos bons velhos tempos de outrora. Vasco refere que o amor que sente por Carlota o fez renascer de novo depois de quase ter sido destruído por Lena. Abraçam-se com a recuperação da forte amizade.

Maria do Carmo fica preocupada quando recebe uma chamada do motorista que vai levar Carlota e Vasco ao aeroporto a dizer que houve um problema. Sai, entretanto para resolver a questão. Carlota, impaciente, diz ao cabeleireiro e à maquilhadora para se despacharem a arranjá-la.

Lena chega ao hospital e é Bruno quem já está à sua espera. Bruno olha muito preocupado para o enfermeiro que lhe diz que Lena já desmaiou há duas horas e não mostra nenhuma reação. Seguem disparados pelo corredor.

Bárbara entra em casa, apática, depois de dois meses na clínica psiquiátrica. Dolores pergunta-lhe se se sente melhor mas Bárbara não expressa uma palavra. Esta segue escadas acima deixando Manuel e Dolores apreensivos por não ter percebido se foi bom ou não terem-na internado.

Teresa repreende Eduardo por já estarem atrasados para o casamento de Vasco e Carlota. Eduardo desculpa-se dizendo que ficou preso no hospital por as pessoas pensarem que era ele o organizador da próxima manifestação que vai haver.

Bárbara aceita os comprimidos que Manuel lhe dá, mas mal ele sai cospe-os, ficando a olhar com ar obsessivo para uma foto de Eduardo.

Inês ouve Paulo dizer-lhe que marcou aquele encontro para se despedir dela por estar de partida para Barcelona. Diz-lhe que está na altura de refazer a sua vida. Inês promete a Paulo nunca deixar de manter contacto.

Vasco recebe Célia e Miguel na Quinta para o seu casamento. Admitem que aquele evento veio na hora certa para esquecerem todos os problemas por que passaram. Clarinha desce as escadas e todos olham embevecidos para ela já vestida para o casamento.

Paulo oferece umas luvas de boxe a Inês em sinal de que nunca mais se vão perder de vista. Diz-lhe que o facto de estar longe não significa que não estará ali para quando ela precisar. Abraçam-se comovidos.


Sobre «Jardins Proibidos»

Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.

É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.

Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.

Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.

No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.

Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.

Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.

É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.

Ficha Técnica

Título Original: Lena desmaia
Categoria: Novela nacional
Formato: Drama
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares