Neste episódio
Constança está cada vez mais agitada e Aníbal começa a ficar apreensivo com o que a jornalista possa dizer, sugerindo que o melhor seria sedá-la. Vanda aproveita para provocar o diretor do hospital, dizendo-lhe que para ele seria muito conveniente que Constança fosse sedada novamente. Gera-se um momento de tensão entre Vanda e Aníbal, que não passa despercebido aos olhares desconfiados de Eduardo e Vasco.
Tânia cruza-se com o suposto homem das limpezas no corredor do hospital e sente um certo desconforto, comentando com Aníbal que nunca viu aquele homem por ali. Aníbal fica a olhá-lo atentamente, mas o homem disfarça, mantendo-se concentrado nas suas tarefas.
Leonor avisa Luís que vai jantar com umas amigas, preparando-se para conhecer a família de Carlos Pedro nessa noite. Mariana ouve a conversa e pede para ir jantar fora com a mãe mas Leonor recusa.
O suposto homem das limpezas aproxima-se da porta dos cuidados intensivos, conseguindo passar sem dificuldades pelos agentes que não desconfiam de nada.
Jú lamenta a Diogo e Raquel que não possa indicá-los para a adoção de Luz, devido à frágil condição de Raquel. O casal fica desesperado perante a possibilidade de perderam a sua filha adotiva, que já amam incondicionalmente.
Para não levantar suspeitas, o homem executa as suas tarefas de limpeza, olhando discretamente para os agentes que estão à porta. Subitamente, ele aproxima-se de Constança e executa-a silenciosamente. Segundos depois, o monitor indica que a jornalista está morta.
Alfonso marca um novo encontro com Isabel e Mónica aconselha-o a ser cauteloso e não confiar cegamente na mãe. Preocupada com o namorado, Mónica pretende acompanhá-lo para perceber se Isabel está a ser realmente sincera.
Depois de assassinar Constança, o homem prepara-se para matar Teresa, mas é impedido por Vasco e Eduardo, que entram na unidade a tempo de evitar uma tragédia maior. Os agentes apercebem-se finalmente do que se passa, mas já não conseguem evitar que o homem atinja um dos polícias e fuja. Vasco, impelido pela vingança, pega na arma do agente baleado e sai à procura do assassino.
O homem caminha naturalmente, tentando afastar qualquer suspeita sobre si e entra num quarto vazio onde se vê livre das roupas de hospital que trazia vestidas. Nesse instante, Emília e Tânia entram no quarto e o homem faz a enfermeira refém. Antes de sair do quarto com a enfermeira, o assassino esconde a pen na mala de Emília.
Bernardo apercebe-se da agitação no corredor e reage ao ouvir os gritos de Tânia, que é arrastada pelo corredor.
Sobre «Jardins Proibidos»
Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.
É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.
Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.
Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.
No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.
Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.
Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.
É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.