Mistura Fina - 3 de dezembro de 2016

Sáb, 3 dez 2016

A história centra-se no Largo do Girassol onde, entre o Mercado e as lojas, as famílias Mimoso, Fraga, Côrte-Real, Lampreia e Benfeito vão ver as suas vidas entrelaçadas, quer pelas habituais lutas entre vizinhos, quer por conflitos de interesses, quer por histórias de amor.

Outrora um sítio calmo, pacato e sossegado, o Largo do Girassol vive dias de profunda algazarra, desde que um grupo de feirantes ali montou um mercado.

Anita Mimoso, uma jovem de 10 anos propensa a arranjar confusões, volta à casa do avô Acácio. O reencontro entre os dois não corre bem, uma vez que Acácio não está preparado para receber a neta.

A simpatia da jovem Anita acaba, no entanto, por conquistar todos os que habitam no Largo do Girassol.

Leonor Fraga é uma criança revoltada e infeliz porque ficou presa a uma cadeira de rodas e tem uma família distante.

Os destinos de Anita e Leonor cruzam-se, quando a primeira sofre um pequeno acidente e é socorrida na clínica do pai de Leonor.

As semelhanças entre as duas são poucas e de um primeiro encontro desastroso acaba por nascer uma amizade inquebrável.

Madalena Fraga vive embrenhada nos seus negócios e pouco liga a Leonor. Para desespero da criança, contrata Nívea Pereira como ama. Apesar da aparência terna, Nívea é dona de uma ambição desmedida e pensa vir a casar com João Miguel.

Nívea vê perigar os seus esforços e planos quando João Miguel e Marta Côrte-Real, jornalista da LTV, terminam o seu relacionamento e, contra a vontade da família, este começa a namorar com Cátia Lampreia.

Mas a vida do Largo é dada pelo Mercado do Girassol e pelos seus feirantes¿

Uma das famílias de feirantes mais conhecida é a Lampreia. Guadalupe, a matriarca da família, excessiva nas suas emoções, é quem dirige os negócios e os ditames da família.

Mãe de Justino, um feirante elegante e educado, que é o deleite de muitas clientes, para desespero de Zeza, que é muito ciumenta. O casal tem quatro filhos: Marco, Cátia, Hélio e Dinis, inspector da PJ, o que causa grande desgosto de Guadalupe, pois o seu neto preferido ao invés de se dedicar aos «negócios de família», tem como profissão atrapalhá-los.

Com eles vive Paloma, uma jovem espanhola que foi recolhida pela matriarca aquando de uma das suas muitas viagens a Espanha para trazer mercadoria.

Dinis Lampreia, licenciado em Direito, Inspector da Policia Judiciária, não qualquer importância à sua vida pessoal até que, numa operação policial, se cruza com Marta Côrte-Real.

Um primeiro encontro faz com que Dinis e Marta se detestem. Mas do ódio ao amor vai só um passo...

A família Côrte¿Real, especialmente Rosarinho, sente-se incomodada com os feirantes, quer pelo preconceito, quer pelo facto de os feirantes venderem a preços mais acessíveis marcas de roupa iguais às vendidas na sua boutique «griffé».

Mas não são só os Fraga e os Côrte-Real que se sentem incomodados com a presença dos feirantes no largo.

O barbeiro Bento Saraiva queixa-se da presença dos feirantes; Raul Benfeito, dono de uma banca de jornais e do Pankeka Bar reclama que os clientes habituais não frequentam o snack em dias de mercado; e Guidinha, a florista, que roga pragas aos feirantes, sobretudo a Paloma por quem nutre um ódio mortal pois ambas disputam a atenção de Dinis.

A construção do silo de estacionamento ilude, durante algum tempo, os moradores do Largo do Girassol. Induzidos em erro por Madalena e Rosarinho, os habitantes da zona vêem-nas como almas boas que só querem afastar os feirantes e trazer o progresso ao largo.

Mas as ilusões desaparecem quando percebem que para construírem o silo, as suas habitações e casas comerciais irão ser demolidas.

Nessa altura as posições vão extremar-se. De um lado teremos os ricos a querer concretizar um projecto que lhes dará mais dinheiro; do outro, teremos as pessoas do largo, unidas aos feirantes, a bater-se pela manutenção das suas casas e postos de trabalho. Será uma luta sem tréguas.

Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares