Neste episódio
Para o último NXT do ano guardámos a nossa reportagem mais alargada sobre a Comic Con.
Bem a propósito, mostramos um scanner portátil capaz de nos digitalizar em 3D, para podermos construir os nossos avatares (os nossos "eus digitais") na Realidade Virtual.
Temos a tecnologia que permite pegar em figuras da televisão e recriá-las “em tempo real”, pondo-as a desempenhar novos papéis e falas... que na realidade nunca pronunciaram.
A Microsoft também garante que o seu software de reconhecimento de voz atingiu o marco histórico da “paridade humana”.
Temos uma app profissional que nos transforma a todos em pintores... mesmo sem nunca termos segurado um pincel ou uma lata de tinta.
Temos mais um pedacinho da nossa entrevista exclusiva com os criadores dos jogos Pokémon: Junichi Masuda e Shigeryu Ohmori. E temos um primeiro olhar sobre o Super Nintendo World: o universo da Nintendo (a começar pelo Mário) vai chegar aos parques temáticos da Universal.
Sobre «NXT - O próximo passo»
Mas mais do que computadores e gadgets e até entretenimento (que também por aqui passam), «NXT» aposta na Ecologia e na Sustentabilidade, na investigação nos confins do Espaço e na profundeza dos Oceanos, nas mais recentes invenções e descobertas na área da Saúde, em tudo aquilo que nos surpreenda e faça reflectir sobre o quanto o Homem evoluíu e se ultrapassou.
Nas palavras do jornalista Paulo Bastos, que conduz este «NXT», «É feel good television. É uma estranha e inabalável fé num «Admirável Mundo Novo», muito longe das negras previsões de Aldous Huxley. Ou, se quiserem, «O Futuro já não é o que era». No bom sentido.»
Por isso mesmo, aqui cabe quase tudo... Com cartões de crédito mais seguros, viagens sem malas perdidas, baterias desdobráveis, tesouras capazes de cortar sempre a direito, papel à prova de água. Lutando contra a Malária, o Alzheimer, o Parkinson, o Autismo, as alergias. Documentando espantosas recuperações de lesões desportivas e doenças trágicas.
Bombeiros que recorrem à Realidade Virtual, lado a lado com o regime que era seguido pelos homens das cavernas (que eram gulosos). Pulmões e rins criados em laboratório, ossos de substituição a partir de células estaminais. Cirurgia assistida com hologramas. Aparelhos dentários sem arames. Lentes de contato «inteligentes». «Robots» com pele. Cetonas. Grafeno. Biogás. Levitação com ondas sonoras, naves espaciais construídas em casa, drones que velam pela vida selvagem.
A vida das formigas e das abelhas, as riscas das zebras, as estratégias de voo dos falcões, ou «porque voam os pássaros em «V»». Espécies desconhecidas nos mares da Antárctica. Mudanças climáticas. «Brain games» e ilusões de óptica. Jogos.
Semanalmente, Paulo Bastos traz-nos novas realidades, recentes descobertas, nacionais e internacionais, de África à América Latina, da Europa à Antárctica, fora do circuito habitual da Informação, no estilo acessível que todos lhe reconhecem e a análise crítica mais ou menos
subtil, mais ou menos descarada, que tanto o caracteriza.
«NXT» enquadra o Passado no Presente, para nos deixar adivinhar quanto pode mudar o Futuro. Que é como quem diz, «já».