EP 24 «Não podes denunciar a Antónia, ela é tua mãe»

Em «Para Sempre», na comunhão existem duas filas, uma para Antero, outra para Elias (António Capelo). Antónia (Marina Mota) e Pedro (Diogo Morgado) ficam lado a lado, Elias segreda a Pedro que não pode denunciar Antónia porque é a mãe dele, Pedro fica em choque enquanto olha para Antónia. Antónia apercebe-se do olhar de Pedro e fica desconfortável, fitando-o de volta por breves momentos. Pedro volta para o lugar e Clara (Inês Castel-Branco) repara que Pedro está em choque, pergunta se está bem, Pedro não responde e observa Elias de longe, que continua a dar a comunhão

Qui, 9 dez 2021 22:30 TVI

Neste episódio

Natália (Carmen Santos) acha que Antónia (Marina Mota) não se alegrou com o arraial e Delfina (Ana Nave) diz que foi a única que não gostou. Natália provoca Joana (Sílvia Chiola) dizendo que a neta também foi por causa do Ruca (Ricardo Sá). Joana diz que convidou Ruca para ir com elas à missa e Natália avisa Antónia que também terá que ir.

César (Pedro Almendra) pede a Romeu (Rodrigo Tomás) para falar com Eva (Matilde Mello Breyner), já sabe que ela o drogou ontem e que Pedro (Diogo Morgado) está por trás. Eva está nervosa, nunca teve pessoas do tráfico de medicamentos atrás dela. Pedro manda-a ir para Lisboa até Antónia e César serem apanhados.

Bento (Luís Esparteiro) elogia a atuação do coro mas Clara (Inês Castel-Branco) manda-o parar de a engraxar. Bento diz que acha que Pedro a virou contra ele, mas Clara lembra-o que fez isso sozinho ao envolver-se com a melhor amiga dela e não tem moral para falar de Pedro. Avisa que vai à missa com Pedro e sai.

Pedro ajuda Elias (António Capelo) a preparar-se para a missa. Pedro diz a Elias que quando a missa terminar vai denunciar Antónia à polícia. Elias pede para não fazer isso, Pedro estranha tantos entraves e quer saber porquê. Elias e Antero celebram a eucaristia. Antero anuncia que será a última missa que celebra. Elias dá a confissão, Pedro range os dentes ao ver Antónia confessar-se. Elias observa-os tentando esconder o pânico.

Na comunhão existem duas filas, uma para Antero, outra para Elias. Antónia e Pedro ficam lado a lado, Elias segreda a Pedro que não pode denunciar Antónia porque é a mãe dele, Pedro fica em choque enquanto olha para Antónia. Antónia apercebe-se do olhar de Pedro e fica desconfortável, fitando-o de volta por breves momentos. Pedro volta para o lugar e Clara repara que Pedro está em choque, pergunta se está bem, Pedro não responde e observa Elias de longe, que continua a dar a comunhão.

Eva despede-se de Romeu, ele fica emocionado. Eva diz que não vai estar fora muito tempo porque César e Antónia vão ser presos brevemente e diz que conta com ele para tomar conta do chefe e ajudar a encontrar a mãe dele, para se distrair da obsessão de Clara e Lourenço.

Na igreja Elias diz a Antero que contou a Pedro a verdade sobre Antónia.

Pedro entra em casa, Romeu pergunta se vão denunciar Antónia e Pedro responde de forma brusca, empurrando Romeu.

Na mercearia, Diana (Madalena Aragão) procura por Gil (Gustavo Alves) e Anabela (Susana Mendes) diz que aprova o namoro deles. Gil aparece com medo do que a mãe já pudesse estar a dizer. Anabela manda-o ir apresentar Diana ao pai.

Tozé (Paulo Pires) está no sofá, ouve as vozes de Diana e Gil, entra em pânico, tenta esconder-se e foge para o quarto. Diana e Gil ainda o veem de costas. Anabela chega à sala e interrompe Gil e Diana que estavam a ver vídeos do TikTok muito próximos. Manda Gil ir chamar o pai para almoçar, avisa Diana que vão comer o prato preferido de Gil que é mão de vaca. Gil vai chamar o pai e estranha o comportamento do pai, ele diz que não pode namorar com Diana porque ela é de más famílias e nem é assim tão gira. Gil não deixa que o pai fale assim da namorada e sai furioso.

Delfina está a limpar o chão da Casa do Povo.  Alice (Inês Aires Pereira) entra disfarçada de agente e diz que veio fazer o soundcheck. Tânia (Mafalda Marafusta) leva-a ao palco mas Alice está muito nervosa, acabando por ir embora.

Antero acha que Elias devia acalmar no vinho, se as pessoas virem vão comentar.

Romeu avisa Pedro que Clara ligou a perguntar por ele. Pedro conta-lhe que Antónia é sua mãe e não entende como Elias escondeu isto durante anos. Romeu abre a porta a Elias, avisa que Pedro está no escritório. Elias conta a Pedro que Antónia pensa que o filho morreu num acidente. Mentiu para tentar protegê-lo porque Antónia é um monstro. Pedro está na dúvida se a vai denunciar porque Lourenço está preso por culpa dela. Não sabe se é pior crescer sem mãe ou com uma mãe assim.

Natália abana a campainha, avisa Antónia que não vai deixar que Lourenço seja abandonado como Vasquinho, mostra uma caixa com cabelos dele, Antónia diz que ele morreu.

Lourenço estranha a visita de Pedro e pergunta se Clara está lá fora. Pedro nega, diz que acha que a culpa dele ser assim pode ser da mãe que o deixou crescer à toa e que não gostava dele, só não entende como o preferiu.

Alice insiste com Magda para ir ao arraial, precisa do apoio dela na sua estreia como Laurinda. Magda diz que não se quer cruzar com Clara e Alice quer saber o que aconteceu.

Maria das Dores serve os habitantes, Alcino (Rui Melo) já alegre tenta seduzir a mulher. Girafa rouba trocos para ir à banca de Tânia, ela despacha-o porque está quase na hora de Laurinda atuar. Entrega a banca à mãe e vai para as primeiras filas. Clara e Beatriz estranham Alice ainda não ter chegado.


Sobre «Para Sempre»

Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?

Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia 
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI 

Ficha Técnica

Título Original: «Não podes denunciar a Antónia, ela é tua mãe»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA