EP 120 Machado não resiste a Maria

Episódio 120.

Dom, 9 ago 2020 21:47 TVI

Neste episódio

Maria (Mafalda Marafusta) está entusiasmada e pede a Patrícia (Leonor Seixas) para promover a sua tournée no café. Machado (Pedro Hossi) entra e pede comida. Alfredo (Luís Esparteiro)vai para a cozinha e Maria, sedutora, senta-se à frente do inspetor e admite que admira a profissão dele e acha que às vezes se porta mal e merecia uns açoites.

Vitória (Sara Barradas) escreve uma carta a Ana (Madalena Aragão), em que conta que quando nasceu, ela era uma criança e estava apavorada e que tomou más decisões. Mas, o destino juntou-as e, agora, só quer estar na sua vida.

Todos jantam, enquanto Ana brinca com a comida e Lucas (Filipe Vargas) volta a chama-la à atenção. Ana responde dizendo que devia estar numa cela como Catarina (Maria José Pascoal) e Marcos (Pedro Teixeira) para ser controlada. O engenheiro irrita-se e dá um murro na mesa.

Joana (Marina Mota) desabafa com Cartaxana (Luís Lucas) sobre o problema de álcool de Carlos (João Vicente) e diz que quer levá-lo ao médico, mas que ele recusa. O namorado de Elvira (Ana Bustorff) oferece-se para falar com ele.

Ana provoca o vómito, deixa-se cair no chão e chora.

Hugo (Rodrigo Paganelli) e Carlos estão a jantar, quando Joana chega preocupada com o que vai acontecer com as crianças depois de Marcos (Pedro Teixeira) sair da prisão.

Marcos com a fotografia de Maria Teresa na mão, tenta perceber as semelhanças entre eles.

João (Isaac Alfaiate) aparece na casa de Rita (Maya Booth) e ela pergunta se veio pedir mais dinheiro. O Santa Cruz diz que veio trazer um presente à sobrinha e Rita fica desconfortável.

Daniel conta a Lucas que seguiu Ana, mas que ela ignorou-o. O engenheiro avisa-o que se gosta mesmo dela é preciso ter paciência.

João conta a Rita que anda a arrumar carros ou a carregar compras das pessoas e que dorme num prédio abandonado.

Vitória vai novamente à herdade e afirma que precisa de entregar uma carta a Ana. Hesita em bater à porta, deixando o envelope debaixo da porta.

João termina de comer e pede para voltar a visitar a sobrinha. Rita vai buscar um saco que preparou para ele, enquanto o Santa Cruz esconde no casaco um objeto de valor e sai.

Alfredo ao telemóvel com Joana, fica a saber que Cartaxana falou com Carlos. Ele pergunta se ela precisa de mais alguma coisa e a ex-mulher pede-lhe para arranjar a torradeira. Alfredo fecha a porta à chave para não ser interrompido, tira a aliança da carteira e beija-a.

Patrícia oferece bolos a Machado, mas ele queixa-se com uma dor aguda na perna e avisa que vai descansar e segue para o quarto. O inspetor está com dores intensas e volta a tomar mais comprimidos. Maria entra no quarto com algemas, dizendo que se meteu em problemas, e deixa Machado agradado com a ousadia.

Ao dirigir-se para o quarto de Machado, Patrícia encontra Alfredo, que lhe diz que poupou esforços a semana toda para levá-la à lua e seguem para o quarto.

Marcos sai da cela, enquanto Cheirinhos e outros presos provocam-no. O Santa Cruz agarra-o pelos colarinhos, mas lá se consegue controlar-se e afasta-se.

Nuno (Diogo Lopes) entra com Santiago. Diogo (Luís Henrique) e Pilar (Maria Marques) ficam felizes por ver o irmão e oferecem-lhe um brinquedo novo.

Carlos sai do banho a tremer e dirige-se aos armários da cozinha. Sandra (Marta Faial) pergunta-lhe se precisa de ajuda, mas ele vai embora. A irmã de Carla (Ana Sofia Martins) comenta com Nuno que Carlos anda à procura de bebida.

Lucas pergunta a Madalena (Anna Eremin) quando repetem a sessão culinária e quase se beijam. É então, que são interrompidos por Isabela (Inês Herédia), que informa o engenheiro que tem visitas.

O pai de Ana fica em choque ao ver Rita, que lhe veio apresentar a filha.

Marcos furioso dá um murro na parede, convicto que tem que sair dali.

Carlos entra apressado no barracão e tira do esconderijo uma garrafa de bagaço e bebe.

Rita conta que Maria Teresa é filha de Marcos e que precisa de Diogo e Pilar para fazer o teste de paternidade. Lucas informa-a que é Sandra quem tem a guarda das crianças e que é com ela que deve falar.

Sandra recebe uma chamada do engenheiro a pedir para ir lá a casa com Nuno. Joana e Alfredo oferecem-se para ficar com as crianças e juntos recordam divertidos quando os filhos eram mais novos.

Patrícia pede desculpa a Machado por ter tido um imprevisto na noite passada, mas Maria chega e ele pisca-lhe o olho.

Rita diz a Nuno e Sandra que precisa fazer um teste de paternidade, pois Marcos recusa-se e a única solução é fazer com Diogo e Pilar. A tia das crianças não se opõe e combinam contatarem-se mais tarde para combinar pormenores.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Machado não resiste a Maria
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares