EP 162 Isabela foge para os braços de Mateus

Episódio 162 de «Quer o Destino».

Ter, 29 set 2020 22:57 TVI

Neste episódio

Isabela (Inês Herédia) lê a carta de Mateus (Pedro Sousa), a dar-lhe instruções para ir buscá-la e a avisá-la de que o telemóvel dela está sob escuta.

Rita (Maya Booth) e Marcos (Pedro Teixeira) estão felizes com o casamento, prometem começar do zero, beijam-se e vão para o quarto.

Maria (Mafalda Marafusta) exibe as suas unhas novas e Patrícia (Leonor Seixas) avisa-a de que Ornelas esteve à sua procura.

Ornelas conta a Joana (Marina Mota) que deixou o rato na pensão de Patricia. Alfredo (Luís Esparteiro) vê-os a conversar e faz uma cena de ciúmes.

Sandra (Marta Faial) mostra-se arrependida por não ter contado nada a Hugo (Rodrigo Paganelli), acha que ele não a vai perdoar e Joana consola-a.

Lucas (Filipe Vargas) fica a acompanhar Ana (Madalena Aragão). Vitória (Sara Barradas) despede-se e sai. Ana pede que o pai vá atrás dela, mas Lucas prefere que as coisas fiquem como estão.

Hugo promete a Isabela que lhe vai devolver o dinheiro da PH Natural. Isabela aconselha a Sandra chás para a gripe e sai. Hugo e Sandra acham que ela está cada vez mais estranha.

Isabela despede-se das suas plantas, hesita, mas acaba por abrir a caixa de Mateus com os brincos das mulheres que violou. Isabela continua a olhar fixamente para caixa dos brincos, fecha-a e sai levando consigo um balde de metal.

Isabela queima caixa de Mateus com os brincos, sente que está a enterrar o passado pronta para começar nova história com Mateus.

Marcos bate, furioso, em João (Isaac Alfaiate) por ele se ter envolvido com Rita. João tenta explicar, mas Marcos não deixa e volta a sair.

Vitória conta a Maria que se deixou levar pelo beijo de Lucas e que quer lutar por ele. Maria, por seu turno, confirma que está apaixonada por Machado.

Hugo acha que Sandra não deve gostar dele para não ter falado com ele sobre o aborto. Carlos (João Vicente) sabe que Sandra gosta mesmo de Hugo e aconselha-o a apoiá-la.

Sandra desabafa com Madalena (Anna Eremin) sobre Hugo, dizendo que gosta dele, que não sabe viver sem ele,  mas que tem medo de falhar com os sobrinhos.

Isabela dirige-se para casa. Fonseca caminha atrás dela, de modo discreto. Fonseca diz a Isabela que tem de a vigiar a noite toda, e Isabela oferece-lhe um chá.

Marcos avisa Rita de que no dia seguinte vão para a casa dele, por ser maior e melhor para as crianças.

Isabela entrega um chá a Fonseca. Ele está fascinado com ela e acaba por sair.

Isabela sai com as malas com medo de ser apanhada, olha para o quarto onde está Elvira (Ana Bustorff). Cartaxana (Luís Lucas) e Elvira dormem abraçados. Isabela entra com cautela, deixa lá a rosa e o envelope, e sai.

Isabela tira do bolso do casaco um envelope e deixa-o em cima da secretária de Lucas.

Elvira acorda e não repara na carta de Isabela. 

Machado pergunta a Maria se quer que lhe leve o pequeno-almoço. Maria, animada, acaba por rejeitar, preocupada com a intimidade entre eles.

Machado manda o empregado guardar o bolo preferido de Maria, vê Vitória, que está com pressa para ir ao hospital.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Isabela foge para os braços de Mateus
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares