EP 72 Mateus fica entre a vida e a morte

Episódio 72.

Sáb, 13 jun 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Vitória (Sara Barradas) tenta abrir a porta, mas Carlos (João Vicente) impede-a e vinca que Mateus (Pedro Sousa) tentou matá-lo. Vitória aproxima-se da box, vê estado de Mateus e que Harry já está mais calmo. Ornelas aparece e Carlos pede para chamar o 112 e trazer uma caçadeira.

Ana (Madalena Aragão) e Hugo (Rodrigo Paganelli) veem Ornelas a correr com a caçadeira na mão, e informa que Mateus teve um problema com Harry.

Ornelas entrega a caçadeira a Carlos. Ele pede para se afastarem, para não deixarem o animal mais nervoso. Vitória coloca-se à frente dele. Vitória, ainda em frente a Carlos, sugere dar um tranquilizante a Harry.

Ana entra na box e acalma Harry. Vitória consegue administrar uma injeção e o animal cai no chão. De seguida, correm para Mateus a tentar perceber como está.

Alfredo (Luís Esparteiro) informa Rita (Maya Booth) e Lucas (Filipe Vargas) que Mateus foi atacado por Harry.

Mateus está inconsciente. Vitória tenta reanimá-lo. Lucas chega a correr e quer saber estado de Mateus. Catarina chega também, amparada por Rita e por Elvira (Ana Bustorff), e ajoelha-se junto do filho.

Vitória avisa que tem de chegar rápido ao hospital e pede para não mexerem no corpo. Mateus acorda, é levado pelos paramédicos na ambulância. Vitória vai com eles.

Marcos conta a Carla (Ana Sofia Martins) que Lucas não aceitou a proposta dele, mas que vai continuar a pressionar.

Nuno liga para Carla. Ela não quer atender, mas Marcos (Pedro Teixeira) atende por ela. Nuno estranha ser Marcos a atender, pede para falar com Carla porque só quer saber se ela está bem.

Isabela (Inês Herédia) fica a saber do acidente de Marcos e quase desfalece.

Carla ao telemóvel com Nuno, sob pressão de Marcos, diz-lhe para não voltar a ligar.

Isabela entra, prestes a desmaiar, e conta que Mateus está às portas da morte.

Vitória comenta com Carlos que Mateus pode estar a preparar uma armadilha porque continua sem denunciá-lo. Carlos pergunta a Vitória o que a prende ali, agora que já se vingou dos três irmãos.

Maria (Mafalda Marafusta) e Carlos entram aos beijos, caem na cama, e envolvem-se.

Carlos e Maria terminam de fazer sexo e ficam encostados. Carlos não sabe o que estão a fazer e Maria olha-o nos olhos, quase a declarar-se, mas não consegue e sai.

O médico tira as ligaduras da cabeça de Mateus e observa-o. Cartaxana vai explicando os procedimentos a Catarina, que se esforça para não chorar, e fica a saber que pode levar o filho para casa, desde que haja todos os cuidados.

Lucas chega com Mateus e todos lhe dão as boas-vindas. Mateus ainda está muito maltratado e a andar de cadeira de rodas.

Catarina diz a Marcos que se quiser pode entrar. Marcos não quer, fica a sós com Vitória e pergunta onde está Carlos, insinuando que a culpa do acidente foi deles.

Catarina avisa Mateus que o trocou de quarto. Ele pede o terço para rezar. Vitória, sentada ao lado de Mateus, finge preocupação com ele e tenta que ele coma. Mateus nega com a cabeça e ela sai com o tabuleiro.

Alfredo, sozinho e tristonho, come o almoço da marmita que Patrícia lhe mandou.

Lucas vai ter com Vitória e agradece-lhe tudo o que tem feito pela família, tentando reprimir a vontade de estar perto dela. Vitória, à porta do escritório, recupera o fôlego, reprimindo os sentimentos por Lucas.

Sandra (Marta Faial) chega e apanha Carla a ver facebook de Nuno. Carla desabafa, dizendo que se sente culpada, mas só no dia seguinte saberá de quanto tempo está grávida. Depois terá de tomar uma decisão em relação ao que vai dizer a Marcos.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Mateus fica entre a vida e a morte
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares