EP 1 «Quer o Destino»: livechat com Pedro Teixeira e Madalena Aragão

Os atores de «Quer o Destino», na primeira semana de estreia, entram em livechat, no Instagram da TVI, para comentar os episódios e falar sobre as suas personagens.

Neste episódio

Vemos um carro a entrar numa estrada que tem a indicação Herdade da Lagoa e dentro do carro ouve-se Catarina (Maria José Pascoal) a pedir para a levarem para Escaroupim, para rever a terra onde nasceu. O carro para junto ao cais fluvial e Catarina observa a paisagem.

Vitória (Sara Barradas) vê um homem a atirar um saco ao rio, ouve uns ganidos e salta para a água. Vitória alcança o saco e mergulha no momento em que um barco passa.

Lucas (Filipe Vargas) vê Vitória em apuros e atira-se ao rio e solta-lhe o pé, que está preso. Vitória e Lucas saem da água veem os dois cachorros dentro do saco, e ela agradece a Lucas por a ter salvado.

Na Herdade da Lagoa, a família Santa Cruz aguarda pela a chegada de Catarina. Carlos (João Vicente) desmonta do cavalo junto do viveiro e beija Isabela (Inês Herédia) que está a colher algumas ervas para cozinhar. Lucas mostra a Vitória o quarto onde ela irá ficar, quando o seu telemóvel toca e ele dirige-se à porta para receber Rita (Maya Booth), que estaciona o carro.

A família está toda reunida à mesa e Lucas anuncia a sua data de casamento com Rita, e todos lhes dão os parabéns. Rita fala ao telefone, Marcos (Pedro Teixeira) aproxima-se e aproveita-se dela, no momento em que Lucas dá por falta de Ana (Madalena Aragão). Ana parte a cavalo pedindo ao animal que a leve para longe dali.

Carlos chega à cozinha e, enquanto todos lhe contam as novidades do casamento, ele repara em Vitória e fica com a impressão que a conhece. Vitória entra nervosa no seu quarto e deixa-se escorregar porta abaixo, porque não contava ver Carlos, quando ouve uns gritos vindos da rua.

Lucas aparece com Ana nos braços que tem um golpe profundo e Rita liga para 112. Vitória faz exames neurológicos e percebe que não é nada de grave, e que pode ser tratado por ela.

Carlos vê uma fotografia antiga de Margarida e comenta com Joana (Marina Mota).

Marcos despede-se de Carla e dos filhos e agradece a Rita por os levar.

Vitória passeia Catarina de cadeira de rodas e ela conta a Marcos e Mateus (Pedro Sousa) a conversa que teve com Lucas.

Carla (Ana Sofia Martins) desabafa com Rita as suspeitas de traição de Marcos. Rita levanta-se, incomodada, e Carla, já meio tocada do vinho, abraça-a dizendo-lhe que é a sua melhor amiga.

Vitória, junto à porta da cozinha, admira o céu estrelado. Bandido aproxima-se e ela dá-lhe festas. Carlos aparece e chama Margarida a Vitória e os dois ficam emocionados.

Mateus, sentado no sofá, observa Isabela a prepara-lhe uma infusão e tenta disfarçar a atracão que sente por ela, Marcos chega e pergunta ao irmão se já se envolveu com a empregada.

Carlos tenta perceber porque é que Vitória o abandonou há 14 anos e ela abraça-o, e revela o que lhe aconteceu no passado. Vitória assume que não tencionava voltar, mas Catarina gostou dela e foi o destino que a trouxe de volta. Vitória desaparece na escuridão, quando aparece Isabela e pergunta a Carlos com quem estava a falar.

Vitória acalma-se, antes de entrar em casa, e dá conta das gargalhadas dos irmãos Santa Cruz. A festa continua e todos planeiam a despedida de solteiro de Lucas. João (Isaac Alfaiate) vê Vitória a passar e Marcos puxa-a para o meio deles, mas ela acaba por sair.

Carlos e Isabela entram e Joana repara que ele não vêm bem. Carlos pede para o deixarem em paz, deixando todos estupefactos.

Rita sai de casa e olha para todos os lados e segue em direção do carro de Marcos. Rita entra no carro e Marcos tenta beijá-la e apalpá-la, mas Rita abre a porta e foge.

Isabela trata das plantas e encontra Mateus à sua frente a observá-la. Carlos aparece com má cara e fica pior ao ver Mateus próximo de Isabela e medem forças.

Marcos vai a casa de Rita, puxa-a para ele e envolvem-se.

Vitória e Carlos estão frente a frente e ele diz-lhe que se sente culpado por a ter deixado sozinha no dia do incidente e beijam-se.

Hugo (Rodrigo Paganelli) conduz um grupo de vacas para a ordenha e Lucas fica a saber que Carlos está nas cavalariças.

Rita e Marcos estão na cama, quando tocam à campainha e Rita percebe que é Carla. Carla bate com a mão na porta, pedindo que Rita abra a porta para falarem.

Vitória e Carlos desfazem o beijo, e ela vinca que quer vingança. Carlos chega e pergunta o que se passa.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: «Quer o Destino»: livechat com Pedro Teixeira e Madalena Aragão
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares