EP 7 «Tem calma!»

Em «Quer o Destino», Marcos (Pedro Teixeira) bebe uma garrafa de uísque, quando Lucas (Filipe Vargas) e João (Isaac Alfaiate) batem à porta. Os irmãos tentam tirá-lo de casa, mas ele perde a cabeça e anda à pancada com Lucas. Depois, chora por causa de Carla (Ana Sofia Martins).

Seg, 30 mar 2020 21:50 TVI

Neste episódio

Marcos (Pedro Teixeira) regressa à sua casa e bebe uma garrafa de uísque, quando Lucas (Filipe Vargas) e João (Isaac Alfaiate) batem à porta. Os irmãos tentam tirá-lo de casa, mas ele perde a cabeça e anda à pancada com Lucas. Depois, chora por causa de Carla (Ana Sofia Martins).

Vitória (Sara Barradas) elimina a conta de facebook que criou, e esconde o computador, quando Mateus (Pedro Sousa) lhe bate à porta a pedir-lhe algo para dormir.

Isabela (Inês Herédia) entra com uma camisa de noite provocante deita-se na cama, Carlos (João Vicente) surge e faz-se de desentendido. Isabela sente-se rejeitada e deixa escapar uma lágrima.

Rita (Maya Booth) liga para Carla, pede desculpa por não ter atendido antes e combinam estar juntas pessoalmente.

João não acha boa ideia deixar Marcos sozinho. O telemóvel de Marcos começa a tocar. João agarra no telemóvel e diz que é Rita. Lucas estranha e Mateus fica nervoso. Marcos finge que Rita lhe pergunta alguma coisa e diz a Lucas que a chamada é para ele. Rita fica sem saber o que dizer ao noivo e inventa que Carla lhe pediu para avisar Marcos que vai buscar o resto das coisas, mas pede-lhe para ser ele a avisar o irmão, por Marcos ser imprevisível.

Vitória está deitada em cima do feno e vêm-lhe, à cabeça, imagens da sua adolescência com Carlos.

Lucas entra na cozinha para ir buscar gelo, Vitória aparece e repara no lábio ferido de Lucas. Lucas está sentado e acaba por deixar Vitória desinfetar-lhe a ferida e conta o que aconteceu com Marcos. Ela deseja-lhe boa noite e ele repreende-se porque não se pode apaixonar por ela.

Vitória começa o dia a correr, quando aparece João que a assusta. João diz-lhe que está viciado em correr, mas ela não acredita e pega-lhe na mão.

Carlos conduz para ir trabalhar e fica incomodado, e com ciúmes, ao ver Vitória a tirar a mão do peito de João. Vitória observa Carlos a afastar-se e fica incomodada com o desprezo dele. João pergunta-lhe se tem alguma coisa com Carlos.

Marcos conta, à mãe, que Carla foi para casa dos pais e Catarina exige que Marcos peça desculpa a Lucas por terem andado à pancada, avisando-o para não sair da herdade que vai falar com Carla.

Carla entra em casa com Sandra (Marta Faial), olha ao seu redor e chora.

Isabela está na nova casa, quando chega Mateus para visitá-la. Os dois conversam e ele dá-lhe um envelope com o seu último ordenado e com a indemnização. Ela não quer aceitar, mas ele pede-lhe que guarde o dinheiro para alguma eventualidade. Mateus conta-lhe os rumores de Carlos andar a arrastar asa para cima de Vitória e Isabela manda-o embora.

Carla está a arrumar as coisas com a irmã, quando tocam à porta e é Catarina. Carla pede para falar a sós com a sogra e Catarina convida Sandra a conhecer a herdade.

Rita olha, chocada, para o lábio ferido de Lucas e diz-lhe que sonhou com o casamento deles. Lucas informa-a de que ligou para o cartório para marcar a data do casamento e ela fica contente.

Hugo (Rodrigo Paganelli) e Ana (Madalena Aragão) já estão a regressar de um passeio a cavalo. Sandra aparece e dá uma festa ao cavalo de Ana. Hugo não tira os olhos dela, deixando Ana com ciúmes.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: «Tem calma!»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA