EP 58 Lucas e Vitória: a cumplicidade

Em «Quer o Destino», Lucas (Filipe Vargas) e Vitória (Sara Barradas) partilham íntimo momento a dois. Rita (Maya Booth) aparece e apanha-os em flagrante.

Qui, 28 mai 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Carlos (João Vicente) come. Alfredo (Luís Esparteiro), Hugo (Rodrigo Paganelli) e Joana (Marina Mota) observam-no, à espera de uma explicação.

Alfredo pergunta se foi a enfermeira que lhe deu a volta à cabeça. Vitória (Sara Barradas) entra e pede para dar uma palavra a Carlos.

Sandra (Marta Faial) comenta que é a última vez que vai ao jardim zoológico, quando repara que Carla (Ana Sofia Martins) não está bem e que Marcos (Pedro Teixeira) lhe fez uma lavagem cerebral.

Vitória diz a Carlos que ele ia estragar a sua vingança e que, por tal, não podem continuar a namorar.

Carla faz Marcos jurar pelos filhos que nunca mais lhe esconde nada, e pergunta-lhe com quem andou envolvido. O Santa Cruz responde-lhe que era uma vendedora da Herdade.

Vitória deseja que Carlos consiga refazer a sua vida e que esqueça tudo o que aconteceu. Carlos acha que ela andou este tempo todo a brincar com os sentimentos dele, e conclui dizendo que não ai contar nada a ninguém.

Elvira (Ana Bustorff), já recomposta de ter estado a fumar charros, encontra Maria (Mafalda Marafusta) no sofá e acorda-a a reclamar. Elvira diz a Maria que até encontrar substituta para Isabela é ela que tem de ajudar Joana. Contrariada, Maria começa a lavar a loiça.

Lucas (Filipe Vargas) encontra Vitória desorientada, fica a saber que ela terminou o namoro com Carlos e tenta acalmá-la. Rita (Maya Booth) aparece, fica incomodada com a proximidade deles e avisa que já se despediu das pessoas.

Ana despede-se de Vitória e a cumplicidade entre as ambas é evidente. Lucas olha-as, encantado.

Isabela (Inês Herédia) coloca a mesa, enquanto fala ao telemóvel com Mateus (Pedro Sousa), que lhe conta a confusão que Carlos armou e indica que não conseguiu falar com a mãe sobre eles.

A chorar, João (Isaac Alfaiate) pergunta a Mateus se sempre soube que a rapariga que violaram era a namorada de Carlos. Ele finge não saber do que João fala. João percebe que ele mente e diz que está farto de que lhe escondam tudo, acrescentando que só quer fugir dali, para não se matar de arrependimento.

Alfredo confirma que o filho bebeu pouco para ter caído daquela maneira, e começa a tocar guitarra. Joana acusa-o de só querer saber das cantorias, no café da Patrícia (Leonor Seixas), e proíbe-o de voltar lá, porque a prioridade é cuidarem de Carlos.

Vitória chora. Maria (Mafalda Marafusta) entra com champanhe e bolo para animá-la, mas percebe que está de rastos. Começam a comer e a beber, como nos velhos tempos. Vitória aninha-se em Maria.

Carlos trabalha, ainda furioso com os acontecimentos do dia anterior. Mateus aparece e comenta que a mãe o deve despedir. Carlos desvaloriza. Mateus pergunta qual é a coisa do passado que tanto o atormenta e que queria contar a Lucas. Hugo chega e, percebendo que o irmão está em apuros, diz que Carlos reagiu assim porque descobriu que Vitória está apaixonada por Lucas.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Lucas e Vitória: a cumplicidade
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA