EP 148 Qual a relação entre as violações e a morte de Catarina?

Em «Quer o Destino», Machado (Pedro Hossi) acha que os crimes de violação e a morte de Catarina (Maria José Paschoal) estão ligados. O inspetor acredita que Marcos (Pedro Teixeira), Mateus (Pedro Sousa) e Isabela (Inês Herédia) devem ser presos.

 

Ter, 8 set 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Sandra (Marta Faial) está preocupada com a visita de Marcos (Pedro Teixeira), mas Hugo (Rodrigo Paganelli) insiste para ela ir passar o fim-de-semana fora, para descansar.

Isabela (Inês Herédia) entra cautelosa na herdade. Machado (Pedro Hossi) ao vê-la, pergunta como está o seu ex-marido.

Hugo e Carlos (João Vicente) falam sobre a possibilidade de Isabela estar a ajudar Mateus. Alfredo chega ainda com a raspadinha, e é quando Carlos repara que o pai raspou o sítio errado e não vai receber o dinheiro. O companheiro de Joana (Marina Mota) fica aflito por estar pobre e endividado. Os filhos querem saber como é que o pai fez para ter o dinheiro, se ainda não tinha levantado o prémio. Alfredo acaba por revelar que fez um crédito.

Machado mostra-se desconfiado com a história de Isabela. Ela fica irritada e acusa que todos apontam o dedo a Mateus e Marcos.

Elvira (Ana Bustorff) revira o quarto de Isabela por achar que a afilhada não presta e Joana tenta acalmá-la.

João (Isaac Alfaiate) estranha que Marcos já não esteja com Isabela, enquanto Machado diz ter a certeza que foi um deles que contou a Mateus sobre a herança de Catarina (Maria José Pascoal).

Maria (Mafalda Marafusta) desabafa sobre Machado, e por sua vez, Vitória (Sara Barradas) conta que está sempre a sonhar com Mateus a levar Ana.

Chateada, Elvira quer saber onde Isabela passou a noite, mas a afilhada não lhe dá justificações e pede para deixá-la em paz.

Machado reunido com Lucas, João e Nuno (Diogo Lopes), diz que deve estar prestes a apanhar Mateus e pede para manter as conversas entre eles confidenciais.

Carlos acompanha o pai até ao café para ele falar com Patricia (Leonor Seixas), que o olha furiosa.

Hugo revela a Sandra que o pai agora está cheio de dívidas e ainda não contaram a Joana.

Preocupado, Alfredo fala com Patrícia sobre as dívidas, mas a ex-namorada não o perdoa e avisa que o ar condicionado fica no café.

Joana conta a Hugo que Isabela e Marcos já não andam, mas que a Elvira acha que ela sabe onde está Mateus. O jovem confessa que o pai raspou no sítio errado e não vai receber dinheiro da raspadinha.

Carlos comenta com Vitória que houve movimentações no dinheiro de Catarina e só pode ter sido Marcos ou Isabela a contar a Mateus sobre a herança.

João diz a Rita (Maya Booth) que já se sente bem e que percebeu que houve movimentos na conta dele sem autorização, e que, assm, vai revogar a procuração.

Machado acha que as mulheres violadas e a morte de Catarina estão ligadas. É, ainda, da opinião que Marcos, Mateus e Isabela devem ir parar à prisão.

Rita desabafa com Marcos que João quer revogar a procuração, mas ele corta a conversa e diz que não quer falar de problemas.

Madalena (Anna Eremim) lamenta que Isabela não tenha sido convidada para a festa de Sandra. Já João, acredita que ela precisa de ajuda.

Alfredo ensaia o que vai contar a Joana, repara que ela o observa da janela e teme o pior. Carlos avisa o pai que a mãe não está para brincadeiras, mas vai ter de assumir as asneiras que fez.

Joana diz a Alfredo que não vai devolver o anel, por merecê-lo, mas o homem promete dar-lhe outro, assim que conseguir ter dinheiro.

Vitória continua a insistir para Ana sair da herdade por estar em perigo, enquanto a jovem chora nos braços de Lucas.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Qual a relação entre as violações e a morte de Catarina?
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA