Neste episódio
Foi em maio de 2011 que Portugal assinou o memorando de entendimento com a Troika.
Em apenas três anos, os portugueses já pagaram 20 mil milhões de euros em austeridade, mas nem assim o país tem as contas em ordem. Só este ano é que o défice deverá ficar nos 4% (acima da meta exigida por Bruxelas).
O «Repórter TVI» mostra-lhe como o país e as famílias portugueses se ajustaram à austeridade. Uns perderam o emprego, outros já encontraram um novo trabalho, houve muitos negócios que faliram e outros que já abriram portas. Mas há sobretudo famílias que vivem com menos dinheiro.
Hoje, a economia portuguesa apresenta finalmente sinais de recuperação e a taxa de desemprego começa a abrandar. Mas será que estes sinais já estão a ter efeito na vida de cada um? E o que acontecerá depois de acabar o programa da troika? Enquanto estas questões aguardam resposta há pessoas que vivem e sobrevivem à austeridade.
«Três anos depois» é uma grande reportagem da jornalista Joana Rodrigues, com imagem de João Franco e montagem de Miguel Freitas
Sobre «Repórter TVI»
Às quartas, o Jornal Nacional da TVI traz temas inéditos, aprofunda outros, conta histórias de vida, dá voz a testemunhos marcantes e aos alertas sociais.