Neste episódio
Angola é hoje, ainda e sempre, um país que mexe com os portugueses e que lhes desperta as mais intensas emoções e convicções.
Neste momento, pelo menos 200 mil portugueses trabalham em Angola. Para muitos, é o El-dorado onde ganham a vida e o sustento, neste período de forte crise em Portugal e na Europa. Para alguns, é também o regresso às paisagens míticas da infância e juventude.
Uma equipa de reportagem da TVI, percorreu durante um mês várias províncias do norte, centro e sul de Angola. Foram 7 mil e 100 quilómetros por estrada, como quem diz, o equivalente a ida e volta Lisboa-Kiev, por exemplo.
De Luanda ao Lubango e ao Namibe, do Kuando-Kubango a Benguela e ao Lobito, do Huambo ao Bié e a Malanje, os repórteres da TVI falaram com muitos angolanos e portugueses que trabalham em Angola, e que explicam como se vive, e o que esperam, do país de José Eduardo dos Santos.
Com a paz alcançada há uma década, Angola renasceu das cinzas com uma forte pujança económica, e os angolanos sentem com orgulho a cidadania, o combate à pobreza e a modernidade que aos poucos se vai instalando.
Angola mudou muito. a verdade é que tudo mexe, e tudo se vai transformando, num país que ainda há 10 anos estava organicamente destruído e quase em ruínas.
« Os caminhos de Angola » é uma grande reportagem do jornalista Victor Bandarra, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas, a não perder no «Repórter TVI».
Sobre «Repórter TVI»
Às quartas, o Jornal Nacional da TVI traz temas inéditos, aprofunda outros, conta histórias de vida, dá voz a testemunhos marcantes e aos alertas sociais.