Mulheres de Guerra - 17 novembro

No Jornal das 8 do dia 17 de Novembro de 2014

Neste episódio

São milhares de mulheres portuguesas que nunca foram à guerra, mas que todos os dias travam uma dura batalha contra as memórias dos seus maridos. São as companheiras e cuidadoras dos mais de 100 mil ex-combatentes em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau vítimas de stress pós-traumático de guerra, uma doença silenciosa e pouco conhecida de muita gente, até da classe médica.

Homens que, na altura da guerra, eram rapazinhos de 19 e 20 anos. Rapazes que mataram ou viram matar, que sofreram e viram sofrer. De heróis da Pátria passaram a maus da fita, e nunca os governos e as próprias Forças Armadas lhes reconheceram o esforço e o direito a uma recompensa condigna.
Homens que acabaram por pegar às mulheres e aos filhos doses maciças de depressão e ansiedade, e que fizeram da sua vida um inferno.

Portugal enterrou os seus mortos, mas esqueceu-se de tratar dos vivos. As famílias, mães e filhos, é que ainda hoje suportam o pesado fardo da memória e da doença dos rapazes que aguentaram as guerras de África.

«Mulheres de Guerra», uma grande reportagem de Victor Bandarra, com imagem de Ricardo Ferreira, com edição de Miguel Freitas e grafismo de João Nunes.

Repórter TVI, segunda-feira, no Jornal das 8. 


Sobre «Repórter TVI»

Todas as semanas, as grandes reportagens dos jornalistas da TVI. Temas polémicos, investigações profundas, alertas sociais.

Reportagens premiadas, de uma equipa de jornalistas que assegura, semanalmente, a melhor informação.

Ao longo da semana, na TVI24.

Ficha Técnica

Título Original: Mulheres de Guerra - 17 novembro
Categoria: Informação
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares