Depois da escravidão

Todos os anos, centenas de crianças são vendidas pelos próprios pais e entregues aos pescadores do Lago Volta, no Gana. Crianças que se tornam escravas e que são obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, sete dias por semana, a troco de um prato de comida.

Há sete anos, a TVI ajudou a resgatar algumas destas crianças. Agora, voltámos ao Gana para saber de que forma mudou a vida destes meninos e meninas.

"Depois da Escravidão" é uma reportagem de Sara Bento, com imagem de Júlio Barulho e edição de imagem de João Pedro Ferreira

Neste episódio

Segundo o índice Global de Escravidão, atualmente há cerca de vinte e uma mil crianças escravas que trabalham no Lago Volta, no Gana.

Crianças que foram vendidas pelos próprios pais para trabalharem com os pescadores do Lago, catorze horas por dia, sete dias por semana. Obrigadas a mergulhar em águas turvas para soltar as redes que ficam presas no fundo do lago. Mergulham na mais profunda escuridão, em águas onde se escondem cobras e crocodilos, a troco de um prato de comida. Centenas morrem, ninguém as procura, ninguém as reclama, até porque, muitas delas, oficialmente, não existem, porque não têm documentação.

A TVI regressou ao Gana, sete anos depois e esteve com as crianças que conseguiram fugir ou foram resgatadas. As que têm uma segunda oportunidade de vida e hoje conseguem contar a sua própria história. Estas crianças não falam em vingança ou em revolta, falam antes de perdão. Mas muitas continuam a ser escravizadas, em pleno século XXI.

 

“DEPOIS DA ESCRAVIDÃO” é uma reportagem de Sara Bento, com imagem de Júlio Barulho e edição de imagem de João Pedro Ferreira, para ver domingo, no Jornal das 8, em Repórter TVI.


Sobre «Repórter TVI»

Às quartas, o Jornal Nacional da TVI traz temas inéditos, aprofunda outros, conta histórias de vida, dá voz a testemunhos marcantes e aos alertas sociais.

Ficha Técnica

Título Original: Depois da escravidão
Categoria: Informação
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA