Clandestinas

"Clandestinas" é uma grande reportagem da jornalista Andreia Jorge Luís, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas.

Neste episódio

Mergulhar na clandestinidade, ter uma vida dupla, viver numa tensão constante. Foi assim que viveram Mariana, Faustina e Conceição durante décadas.

Mariana Rafael nasceu e cresceu na clandestinidade. Mergulhou com sete anos. Só voltou à legalidade vinte anos depois. Mariana escolheu ficar junto dos pais, também eles clandestinos. Aos sete anos, passou a usar um nome falso, não podia contactar com outras crianças. Nunca foi à escola.

Faustina Barradas viveu catorze anos na clandestinidade. Uma vida de sacrifícios que se tornaram ainda mais difíceis com a separação da filha mais velha. Faustina ficou grávida da terceira filha e sabia que não podia manter as três crianças em casa. O dilema era: abortar ou mandar a filha mais velha embora.

Conceição Matos viveu pouco tempo na clandestinidade. A 21 de abril de 1965 foi presa pela PIDE. Esteve mais de ano e meio na prisão de Caxias. Suportou as maiores torturas e humilhações. Não dormiu durante três dias e três noites, mas nunca cedeu.

Qual foi o papel das mulheres na luta pela liberdade? Como se abdica de uma vida em prol de uma causa? É o que vamos descobrir no Repórter TVI.

 

"Clandestinas" é uma grande reportagem da jornalista Andreia Jorge Luís, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas, para ver esta segunda-feira à noite, no Jornal das 8, em Repórter TVI.


Sobre «Repórter TVI»

Todas as semanas, as grandes reportagens dos jornalistas da TVI. Temas polémicos, investigações profundas, alertas sociais.

Reportagens premiadas, de uma equipa de jornalistas que assegura, semanalmente, a melhor informação.

Ao longo da semana, na TVI24.

Ficha Técnica

Título Original: Clandestinas
Categoria: Informação
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares