Maio de 68 - Pedradas no charco

Uma grande reportagem de Victor Bandarra, com imagem de João Pedro Matoso e montagem de Miguel Freitas.

Qui, 17 mai 2018 02:15 TVI24

Neste episódio

Em Maio de 1968, Paris era a segunda cidade portuguesa, a seguir a Lisboa. Eram perto de 1 milhão... homens, mulheres e crianças... os portugueses que viviam na Grande Paris, a maioria em bairros de lata, os "bidonville" dos subúrbios da cidade. Mas havia também os políticos: agitadores anti-salazaristas, refugiados e exilados, muitos deles fugidos à guerra colonial.

O dramaturgo e encenador Hélder Costa era um deles. Estudava na Sorbonne e agitava onde podia, das fábricas aos cafés parisienses. 50 anos depois, Hélder Costa faz com a TVI o roteiro do Maio de 68, do Bairro Latino à Gare de Austerlitz, passando pelo Boulevard Saint Michel e pela Universidade da Sorbonne.

Sempre libertário, Hélder recorda a agitação e as cargas da polícia, e de como ensinou colegas estudantes a fazer cocktails Molotov. Na altura, muitos operários portugueses tiveram medo. Podiam ser expulsos para Portugal. A verdade é que a poesia, a imaginação e a revolta tomaram conta das ruas. Mas tudo durou apenas 28 dias. No final, o governo de De Gaulle saiu vencedor. Para muita gente, o Maio de 68 foi apenas uma revolta. A verdade é que se transformou-se numa imensa Revolução de Mentalidades.

A TVI conta-lhe a história do Maio de 68, dia a dia, rua a rua, figura a figura, numa perspectiva (também) portuguesa. Depois das pedradas no charco desses dias de há 50 anos, nada voltou a ser como dantes...

UMA GRANDE REPORTAGEM DE VICTOR BANDARRA, COM IMAGEM DE JOÃO PEDRO MATOSO E EDIÇÃO DE MIGUEL FREITAS


Sobre «Repórter TVI»

Todas as semanas, as grandes reportagens dos jornalistas da TVI. Temas polémicos, investigações profundas, alertas sociais.

Reportagens premiadas, de uma equipa de jornalistas que assegura, semanalmente, a melhor informação.

Ao longo da semana, na TVI24.

Ficha Técnica

Título Original: Maio de 68 - Pedradas no charco
Categoria: Informação
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares