Maio de 68 - Pedradas no charco

Uma grande reportagem de Victor Bandarra, com imagem de João Pedro Matoso e montagem de Miguel Freitas.

Qui, 17 mai 2018 02:15 TVI24

Neste episódio

Em Maio de 1968, Paris era a segunda cidade portuguesa, a seguir a Lisboa. Eram perto de 1 milhão... homens, mulheres e crianças... os portugueses que viviam na Grande Paris, a maioria em bairros de lata, os "bidonville" dos subúrbios da cidade. Mas havia também os políticos: agitadores anti-salazaristas, refugiados e exilados, muitos deles fugidos à guerra colonial.

O dramaturgo e encenador Hélder Costa era um deles. Estudava na Sorbonne e agitava onde podia, das fábricas aos cafés parisienses. 50 anos depois, Hélder Costa faz com a TVI o roteiro do Maio de 68, do Bairro Latino à Gare de Austerlitz, passando pelo Boulevard Saint Michel e pela Universidade da Sorbonne.

Sempre libertário, Hélder recorda a agitação e as cargas da polícia, e de como ensinou colegas estudantes a fazer cocktails Molotov. Na altura, muitos operários portugueses tiveram medo. Podiam ser expulsos para Portugal. A verdade é que a poesia, a imaginação e a revolta tomaram conta das ruas. Mas tudo durou apenas 28 dias. No final, o governo de De Gaulle saiu vencedor. Para muita gente, o Maio de 68 foi apenas uma revolta. A verdade é que se transformou-se numa imensa Revolução de Mentalidades.

A TVI conta-lhe a história do Maio de 68, dia a dia, rua a rua, figura a figura, numa perspectiva (também) portuguesa. Depois das pedradas no charco desses dias de há 50 anos, nada voltou a ser como dantes...

UMA GRANDE REPORTAGEM DE VICTOR BANDARRA, COM IMAGEM DE JOÃO PEDRO MATOSO E EDIÇÃO DE MIGUEL FREITAS


Sobre «Repórter TVI»

Às quartas, o Jornal Nacional da TVI traz temas inéditos, aprofunda outros, conta histórias de vida, dá voz a testemunhos marcantes e aos alertas sociais.

Ficha Técnica

Título Original: Maio de 68 - Pedradas no charco
Categoria: Informação
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA