Neste episódio
Antónia dirige-se aos trabalhadores e explica-lhes que estão com um problema de liquidez, que impedirá a Vidal Gold de pagar-lhes os ordenados. Os mineiros começam a insurgir-se contra a patroa e Zacarias impõe-se, dizendo que têm de falar com calma. Zacarias não aceita que os seus homens trabalhem sem ordenado e decide cercar o escritório. Zacarias dá ordens para cercarem o escritório e esvaziarem os pneus dos carros. Daniel comenta com Rute não acreditar que Jéssica se tenha suicidado e confidencia-lhe que Antónia esteve no escritório. Patrícia desce e apercebe-se do que está a acontecer. A Montemor quer sair do hotel e deixar Stª Bárbara. Daniel revela que a última vez que viu Jéssica foi quando esta entrou no escritório acompanhada por Antónia. Rui e os inspetores trocam um olhar comprometedor. Daniel conta a sua teoria sobre a morte de Jéssica a Rui e aos Inspetores da PJ. Gabriela chega a casa furiosa com o estado de destruição das vinhas e só pensa em matar Antónia. Alberto apercebe-se do que está a acontecer fora do escritório e avisa Antónia. Antónia fica furiosa com o que está a acontecer e vai à janela do escritório ameaçar os mineiros com uma arma. Duarte diz que não pode ajudar por ter sido suspenso, mas Antónia não aceita uma recusa e diz-lhe para ir lá ter, armado. Duarte desliga e diz a Maria Ana que não vai seguir Antónia. Maria Ana mostra-se leal a Antónia e não permite que Duarte vá embora, batendo-lhe com uma estatueta na cabeça.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.