Neste episódio
Antónia tenta espreitar para o interior da casa de banho de Alexandre, mas assim que ouve o chuveiro a desligar-se, sai.
Durante a tarde, Ricardo e Patrícia conversam sobre o museu. O jovem Viegas está entusiasmado com as ideias que tem para o museu, mas Patrícia está completamente aborrecida com o seu pretendente.
Em casa dos Soares, Gabriela e Tomás discutem o seu despedimento e a melhor maneira de resolverem a situação, com a ajuda de Alexandre. No entanto, assim que Tomás elogia o herdeiro Vidal, Gabriela fica na defensiva, o que deixa Tomás e Francisca desconfiados.
Maria Ana chega com a notícia de que é a nova empregada do Presidente e Gabriela desconfia da rapidez da amiga. Contudo, o seu único trunfo é uma carta de recomendação conseguida por chantagem à antiga patroa e uma grande dose de descaramento.
Na pensão, Patrícia diz a Alberto que quer contar ao pais que os dois estão juntos, mas o engenheiro não tem tanta certeza disso.
Entretanto, em casa dos Montemor, Júlio e Paula fazem amor, para grande desconforto das filhas, que ouvem tudo na sala. A mulher do Vice-Presidente aproveita a euforia para aconselhar o marido a candidatar-se a Presidente.
Adriano mostra a casa à nova empregada e conta-lhe que Constança está internada num hospício. Ao mostrar o seu quarto a Maria Ana, Adriano percebe que a empregada é sedutora e tenta controlar-se. Maria Ana diverte-se com o flirt. Ao jantar, Ricardo questiona a atitude do pai em ter posto uma desconhecida em casa.
Fernando e Alexandre conversam no salão da casa Vidal e o filho de Antónia comenta o fim do luto da mãe, que lhe parece curto. Antónia desvia o comentário com habilidade e diz a Alexandre que gostava que ele visse o projeto para o novo hotel de Stª Bárbara.
Filipa está triste e preocupada porque ouviu Antónia e Adriano a discutirem a transferência de Rui para outro posto. Rui tenta mostrar força, mas também não acredita que tenha poder para contrariar aqueles dois.
As irmãs Montemor vão à Tasca com Arte e decidem meter-se com André, que está sozinho numa mesa a escrever. André está bastante envergonhado, mas as três conseguem convencê-lo a dizer alguns dos seus poemas, o que as deixa encantadas. Ricardo entra e, não gostando do que vê, decide marcar posição e sentar-se com todos.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.