EP 1 A única mulher mineira

Gabriela aproveita para reivindicar um balneário feminino.
Seg, 28 set 2015 22:20 TVI

Neste episódio

Nas minas de ouro de Stª Bárbara, os mineiros preparam-se para começar o dia de trabalho. Tomás, um dos mais velhos, olha em redor e dirige-se ao balneário, onde se apercebe que um dos mineiros está a espreitar por um buraco na parede. Gabriela está a vestir-se lá dentro, rodeada por roupa de homem. Irritado, Tomás pega no mineiro e atira-o contra a parede.

Na entrada, há uma grande confusão por causa da cerimónia de abertura da mina. O jornalista Gonçalo Góis está em direto e fala da exploração do filão de ouro na mina de Stª Bárbara.

Na limusine da família Vidal, Fernando liga a Alexandre a pedido da mãe, Antónia. Alexandre acorda estremunhado ao lado de uma modelo e diz que não vai poder ir à inauguração da mina por ter uma reunião urgente no banco.

Gonçalo entrevista alguns mineiros e fica intrigado por haver uma mulher mineira. Gabriela aproveita para reivindicar um balneário feminino.

Como Presidente da Vidal Gold S.A., Antónia faz o discurso de abertura da mina e manda tocar a sirene de início do primeiro turno. A cerimónia é interrompida por um grupo de manifestantes ambientalistas, liderado por Eduardo, que é detido pelo comandante da GNR.

Em casa dos Montemor, Patrícia está aborrecida, enquanto ouve Irene queixar-se de não saber o que vestir para a cerimónia da abertura da mina.

No posto da GNR, Gonçalo tenta saber de Eduardo, que é libertado por Rui. Eduardo aproveita e aconselha Gonçalo a investigar o Presidente da Câmara.

Na Câmara, Adriano discursa e fala do desenvolvimento da vila. Patrícia troca olhares com Alberto, o engenheiro da mina, enquanto Paula, sua mãe, a aconselha a falar com Ricardo, o filho do presidente Adriano.

Antónia vê Marcelo a sentir-se mal, mas ignora o que vê e faz um brinde com Adriano.

Na clínica psiquiátrica, Constança vê Adriano na televisão, mas não reage ao ver o marido. Luísa não gosta que Noémia, uma das pacientes, tenha mostrado as imagens a Constança e ameaça-a.

No salão da Câmara, Antónia telefona a Alexandre, para convence-lo a ir a Stª Bárbara, mas este diz-lhe que tem de continuar a trabalhar. Alexandre vê Gabriela na televisão e fica fascinado.

Antónia fica irritada com a notícia da entrevista de Gabriela e diz a Alberto para lhe fazer a vida negra até ela se despedir. Gabriela vai à escola buscar o filho e percebe que os colegas gozam com ele por ter uma mãe mineira.

David pede para ir ver a campa da avó e, ao entrarem no cemitério, ele e Gabriela cruzam-se com Antónia e Fernando, mas não se falam. Antónia diz em frente à campa do ex-marido que vai ter companhia nessa noite. Antónia e Adriano encontram-se na quinta de família do presidente e beijam-se na adega.

Ricardo visita a mãe na clínica. Fica preocupado por não a deixarem na sala com os outros pacientes e triste por ver Constança indiferente à sua visita.

Em casa dos Soares, Francisca dá o lanche a David, mas Gabriela não gosta que esta o faça sem a sua autorização. David fica triste e pergunta à mãe se não gosta de Francisca por ela ter sido prostituta. Gabriela não sabe o que responder e Francisca ouve tudo. Mais tarde, Gabriela tem um sono agitado e sonha que encontra um rapaz mascarado de lobo mau que a viola.

Em casa dos Vidal, Aida e Marcelo trocam elogios e acabam por se beijar e fazer amor. Antónia confronta Marcelo: diz-lhe que Adriano é seu amante e que lhe tem alterado os comprimidos para o coração. Marcelo começa a sentir-se mal e acaba por morrer. Na manhã seguinte, Aida encontra o corpo do patrão no chão da sala e chora, em desespero.

Na mina, Zacarias pergunta por Gabriela e Tomás diz-lhe que foi tratar de uns assuntos à escola de David. Alberto diz-lhes que vai ter de descontar o dia a Gabriela.

Alexandre recebe um telefonema de Fernando com a notícia da morte do pai, Marcelo. Stª Bárbara em peso comparece ao funeral de Marcelo Vidal. Antónia aproveita a ocasião para convidar Alexandre a participar nos negócios do pai, mas este não tira os olhos de Gabriela.

Mais tarde, na mina, caem algumas pedras do teto do túnel e Tomás está cada vez mais preocupado, mas Alberto desvaloriza. Alexandre sugere descerem para confirmar a segurança da galeria, mas Gabriela diz que é demasiado perigoso. Lá em baixo, Alberto vai para outra galeria com Tomás e Fernando. 

Alexandre aproveita para se meter com Gabriela, mas ela é agressiva. Alberto e Tomás discutem, quando se ouve um estrondo na mina. Alexandre e Gabriela tentam sair da galeria, mas o teto abate-se e ficam encurralados no fundo da mina.


Sobre «Santa Bárbara»

A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.

Ficha Técnica

Título Original: A única mulher mineira
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA