Neste episódio
Entretanto, Antónia liga a Adriano para se encontrar com ele e fica frustrada por este ter posto a empregada a morar no anexo onde se encontravam. Antónia está claramente aborrecida e decide usar Macário para a satisfazer.
De regresso à Tasca, Gabriela entra e Irene fita-a com o olhar, possessa. De seguida, chegam Alexandre e Fernando, que não tiram os olhos da mineira. Fernando decide aproximar-se de Gabriela, mas é recebido com agressividade pela mineira. Alexandre não gosta de ver os dois a conversarem e junta-se à conversa. Gabriela trata-o com rispidez e diz-lhe para fazer alguma coisa acerca dos despedimentos. Alexandre compromete-se a resolver a situação.
Manuel está no quarto a corrigir trabalhos e passa o dedo levemente pelas fotografias de algumas alunas. O professor primário arrepende-se e fica em pânico como se estivesse a lutar consigo próprio.
Em conversa com Irene, Patrícia percebe que a irmã fica incomodada com Gabriela e diz-lhe que as pessoas quando ficam presas, criam ligações fortes. Irene fica furiosa.
De volta a casa, Gabriela diz a Tomás para se apresentar na mina no dia seguinte, a mando do filho de Marcelo. Lá fora, Alexandre para o carro em frente à casa de Gabriela, mas decide ir-se embora. Gabriela ouve o carro e vai à janela, mas não vê ninguém. Francisca esboça-lhe um sorriso, percebendo o que aconteceu.
Em casa dos Vidal, Júlia fica desconfiada ao ver Macário e Antónia saírem do escritório. Ninguém sabe de Fernando e de Alexandre, mas o último entra em casa e confronta Antónia, dizendo-lhe que quer ter uma conversa séria com ela.
Alexandre e Antónia estão no escritório e o enteado confronta a madrasta com o despedimento de Zacarias e Tomás. Antónia mantém-se cínica, mas aceita a condição de Alexandre: se forem readmitidos, ele fica em Stª Bárbara a gerir a empresa.
No bairro mineiro, David acorda depois de um pesadelo e diz que os lobos o querem levar para longe da mãe. Gabriela acalma-o. Ouve-se um carro lá fora e a mineira decide espreitar. Dentro do carro está Fernando, embriagado e fixo na casa dos Soares. Gabriela chama a GNR.
No posto, Rui está a fazer noitada e decide tratar da ocorrência.Francisca entra na cozinha e rapidamente percebe o que se está a passar, acha que é por causa de Tomás. No entanto, a mineira pensa que Fernando está ali por causa dela, uma vez que já o fazia quando eram adolescentes.
Rui chega no jipe da GNR. Fernando apercebe-se e arranca a toda a velocidade, obrigando Rui a persegui-lo.
Tomás acorda e vai à cozinha ver o que se passa. O mineiro fica desconfiado e diz a Francisca que acha que foi Fernando que violou a Gabriela quando ela tinha 16 anos. Francisca fica em choque por não saber nada. Tomás diz-lhe, ainda, que com essa idade, Fernando a seguia para todo o lado, mas que Gabriela não tem a certeza que tenha sido ele.
Fernando aproxima-se da casa da mãe e entra na propriedade. Rui tem medo do que Antónia possa fazer e decide não continuar a perseguição, voltando para trás.
No dia seguinte de manhã, vemos uma mulher e a filha a comprarem bilhetes para Stª Bárbara.
Na mina, Tomás e Zacarias são chamados ao escritório por Alberto. Cá fora, Alexandre mete-se com Gabriela e diz que vai começar a chamar-lhe Farrusca. Zacarias e Tomás estão surpreendidos por serem readmitidos na mina, mas Tomás parece mais atento à conversa da filha com o patrão.
Gonçalo recebe um telefonema do seu Diretor a ameaçá-lo de despedimento, mas não cede e promete confrontá-lo pessoalmente.
Adriano chega à Câmara e Filipa diz-lhe que Antónia está à espera dele no seu gabinete. Antónia tenta seduzir Adriano e pergunta-lhe se já resolveu o problema do Comandante. Adriano tenta resistir-lhe, mas Antónia diz-lhe que tem o que quer e envolvem-se no gabinete.
Na receção da Câmara, Filipa tenta ouvir a conversa de Adriano e Antónia, mas Júlio apanha-a. Filipa ameaça-o que faz queixa por assédio sexual se ele contar o que viu e Júlio entra logo para o seu gabinete.
Em casa dos Viegas, Maria Ana finge que limpa e dá a volta à casa toda. Ricardo apanha-a a mexer nas fotografias de família e fica espantado que a empregada já saiba da doença da mãe.
Rui vai a casa dos Soares e fala com Francisca. No entanto, Francisca não colabora e o Comandante desconfia que seja por medo de Fernando.
Antónia aparece em casa dos Viegas para conhecer a nova empregada e diz que tem faro para más empregadas.Desconfiada do que viu na noite anterior, Júlia faz perguntas sobre Macário a Aida, mas a empregada parece também não saber bem o que este faz e há quanto tempo trabalha para Antónia.
Rui é chamado à Câmara a pedido de Adriano. O Presidente recebe-o e diz-lhe que tem tido imensas queixas da população em relação ao seu trabalho e por não ter protegido Macário de Gonçalo. Adriano aconselha Rui a pedir transferência, para que Antónia não lhe faça nada. No entanto, Rui não cede e contra-ataca com a informação de que deixou fugir Fernando, depois de o ter apanhado a espreitar uma casa e a consumir substâncias ilegais. A sua lealdade não pode ser posta em causa.
Na mina, Alexandre decide descer aos túneis com a desculpa de querer perceber o trabalho mineiro. Contudo, o seu interesse está mais focado em Gabriela, que lhe dá para trás e lhe diz para não ter esperanças em relação a ela. Alexandre não a deixa acabar de falar e dá-lhe um grande beijo.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.