EP 218 Catarina vai para o convento

Resumo do Episódio do dia 11 de Abril

Neste episódio

Filipa e Diogo enquanto tomam o pequeno-almoço, comentam sobre o sofrimento de Sebastião e, Diogo pede-lhe para que não o faça o mesmo que Rute fez pois ama-a muito. Filipa ri e tranquiliza-o.

Francisco discute com Anita pois sentiu ciúmes de esta ter saído com Aníbal. Nesse instante, Aníbal interrompe e Francisco sai de uma forma rude deixando Aníbal confuso, mas Anita conta-lhe o seu motivo e confessa que eles continuam a namorar às escondidas. Contudo, Aníbal sente-se arreliado e avisa Anita para pensar sobre as atitudes que Francisco tem tido nos últimos tempos, o que deixa Anita aborrecia com ele.

Miguel confessa aos seus amigos que está aborrecido com Rute e que já não gosta dela pelo que fez o seu irmão passar. No entanto, Zé Maria também se sente triste pois seu pai acusou-o de roubar o anel da sua avó. Piedade e Afonso tentam consolá-los aos dois.

Mariana arruma a casa para tentar que Sebastião se esqueça do seu casamento, quando Eduardo perturbado pergunta-lhe o motivo de Nelson também estar arrumar a casa, uma vez que ele não pertence à família. Mariana tenta justificar mas este não aceita pois defende que Nelson e Rita pertencem a mundos diferentes. Mariana acusa-o de ser preconceituoso, o que o deixa pensativo.

Diogo visita Sebastião para encoraja-lo a enfrentar as pessoas, mas este sente-se humilhado e triste por ter perdido a pessoa que amava.

Aníbal acusa Francisco que não é um homem de palavra e que vai pagar por tudo o que lhe fez, mas este diz-lhe que não vai tolerar mais ameaças e que vai enfrentar tudo por amor a Anita. Mais tarde, Aníbal para se vingar de Francisco conta a Anita que foi Francisco que descobriu tudo sobre o seu neto e que o trouxe para Portugal, deixando-a perplexa.

Anita discute com Bárbara por todos lhe terem escondido a verdade sobre o aparecimento de Nelson, mas esta faz-lhe ver que tudo foi feito para que deixa-se de se sentir triste com o seu passado. Anita anui.

Carlos e Julieta vão a casa da família Coutinho e pedem desculpas pelo que Rute fez. Mariana e Eduardo pede para que a relação entre a família não termine, porque não tiveram culpa pela sua atitude.

Catarina despede-se de Eusébio e de César e vai para o convento.

Carlos não se conforma com atitude que a Rute teve e sente-se preocupado com o futuro da neta, mas Tiago tenta faze-lo ver que esta foi a melhor opção para os dois, uma vez que Sebastião não gostava dela o suficiente para casar.

Victor comenta com Diogo o que descobriu sobre a chave e diz que está numa situação complicada, pois a sua vida pode estar em perigo. Diogo aconselha-o a falar com Duarte para saber qual a sua opinião.


Sobre «Sentimentos»

Os desfiles e as festividades são conhecidos em todo o país e a cidade está em festa onde as famílias dos alunos vão enchendo as ruas de alegria e de cor.

As festas continuam, cheias de alegria...

Leonor, na sua adolescência, foi uma jovem marcada por uma inconfidência da sua prima Filipa. Teriam cerca de doze anos quando numa discussão própria da idade, a prima lhe teria dito a seguinte frase: «‑ Tu tens a mania que és esperta... mas fica sabendo que foste adoptada! Tu não és filha dos meus tios! Não és filha de quem pensas!» 
Leonor nunca disse nada a ninguém do que ouvira naquela tarde dos seus doze anos. Nem nunca mais falou sobre o assunto com a prima. Nessa noite, depois do desfile, Leonor vai ter com os pais ao Hotel onde estes estão instalados. Durante o jantar, o pai, Manuel, enaltecendo o espectacular trabalho dela como estudante, e naquele dia da sua formatura, diz‑lhe que num dia tão importante como aquele em que se dá o passo final para se transformar de uma adolescente numa mulher adulta, Leonor pode pedir o que quiser. Tem direito a um pedido... Leonor olha para o pai, para a mãe, Margarida, e para o avô... Lembra‑se da verdade que a sua prima uns anos atrás lhe dissera, e de uma forma calma mas cheia de firmeza e determinação diz: «‑ Pai, eu quero conhecer a minha família verdadeira!»

A mãe abandona a mesa e o pai, aflito mas aconselhado por Francisco, revela a verdade à filha. Revela que ele é o pai dela e que a mãe verdadeira era uma mulher que ele conhecera em Macau e por quem se apaixonara. Macau era uma terra linda e propícia a paixões. Só que Laura tinha desaparecido e quando voltou, uns meses depois, trazia com ela uma menina recém‑nascida. Entregou‑a ao pai para que a trouxesse para Lisboa e sem mais explicações, desaparecera novamente.

Ficha Técnica

Título Original: Catarina vai para o convento
Categoria: Novela nacional
Formato: Ação
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA