No EcoMuseu todos se divertem e tiram uma foto de grupo. Rosinha (Francisca Salgado) e Dudu (Tomás Taborda) trocam olhares apaixonados, mas António (João Catarré) pede discrição. Maria de Fátima (Rita Pereira) e Flor (Benedita Pereira) tiram fotos com um casal idoso e o grupo continua animado.
Na praia, junto à fogueira, Maria de Fátima anuncia que mandou carros para os irem buscar. Flor pede desculpa a António por ter estragado o passeio e ele garante que o dia foi maravilhoso. Sammy observa-a discretamente, o que Cobra (Ricardo Burgos) repara e alerta para ele ser cuidadoso. Ao partirem, Maria de Fátima elogia a gorjeta que Sammy deu à guia, o que gera ciúmes em Cobra. Ele tenta marcar um encontro com Maria de Fátima, mas ela recusa, deixando-o irritado.
Susette (Inês Faria) vai a casa de Rosa Maria (Custódia Gallego) para lhe levar comida, dizendo que foi Maria de Fátima quem lhe pediu por saber que ela está doente. Rosa Maria olha surpresa para Álvaro (José Wallenstein) a pedir-lhe para falarem.
Dani (Camy Ribau) acaba por comer presunto com Carla (Marina Alburque), apesar da sua resistência inicial a consumir carne. Carla comenta que viver nos Açores é difícil e confessa que sempre quis emigrar, mas José (Paulo Calatré) nunca aceitou por querer apoiar o irmão, que passou por muito.
Vivi (Sofia Nicholson) está com Jennifer à porta de casa para devolver Bingo, que oferece muita resistência em deixá-la. Vivi pede ao cão que tome conta de Kadu (Vicente Ramirez) e de seguida faz uma chamada.
Babi (Melissa Matos) vê televisão despreocupada enquanto Eva (Josefine Winkler) lhe lembra que o apoio de Armando (Ricardo Carrio) não lhe dá carta branca para tudo. Eva pensa em Marcus (Vitor Hugo), mas Babi e Kadu dizem querer esquecê-lo. Vini (Gustavo Alves) atende o telefone fixo para abrir a porta, deixando todos assustados.
Carla fica aflita ao ver Dani querer saber sobre os problemas de António, sendo interrompida pela chegada da família do passeio no iate. Dani, envergonhada por ter sido apanhada a comer carne, sai rapidamente, enquanto Dudu se ri. Rosinha e Dudu saem juntos da sala, António fica tenso e Flor nota. Carla percebe pelo rosto de José que o passeio não correu tão bem.
Álvaro diz a Rosa Maria que veio falar com ela sobre Glória, acreditando que a irmã precisa de apoio, deixando Rosa Maria atónita.
Todos discutem se é seguro abrir a porta. Kadu toma a iniciativa e encontra Bingo, abraçando-o feliz. Vini espreita pela rua, enquanto Vivi e Jennifer se escondem. Vivi observa atónita, Jennifer a chorar e admitir que vai sentir saudades de Bingo.
António sugere que Flor consulte um médico por causa da fobia ao mar, e comenta enciumado que Sammy não tirou os olhos dela. Flor desvia o assunto falando do namoro de Rosinha e Dudu.
José diz a Carla que enfrentam dois problemas: Sammy ainda amar Flor e o namoro de Rosinha com Dudu. Carla fica em choque e defende que devem separá-los. José afirma que António já tem um plano.
Rosa Maria diz a Álvaro que não sente pena de Glória por ela ter traído a melhor amiga. Álvaro implora que a ajude, temendo que Glória faça algo grave.
Flor diz a António que Rosinha quebrou o acordo que fizeram dela esquecer Dudu para lutar pela herança. António diz que está na hora de lembrá-la disso, e Flor concorda.
No pequeno-almoço, Flor e António estão sérios, deixando Rosinha, Dudu e Dani intrigados. Flor diz a Rosinha que precisam falar sobre a herança. Carla e José chegam com Mané e Joana, deixando Rosinha, Dudu e Flor incrédulos.
Rosinha e Dudu protestam com a presença de Mané (Simão Fumega) e Joana (Vera Macedo) e mandam-nos embora. Dani mostra interesse por Mané. Flor convida-os para o pequeno-almoço.
Maria de Fátima chega ao escritório e agradece a Caio por ter trabalhado no fim de semana. Caio afirma que não quer falhar com ela. Provocadora, Maria de Fátima lembra que ele ainda está em teste, e Caio (Bruno Cabrerizo) sorri, revelando que organizou a sua agenda.
Joana abraça Rosinha, dizendo que sentia saudades, mas Rosinha afasta-a furiosa. Dudu, irritado, sai disparado, e Rosinha, após repreender a família, vai atrás dele. Dani observa Mané com interesse, enquanto Flor agradece a António e aos cunhados pelo que fizeram.
Rosinha assevera a Dudu que não fazia ideia de que Mané e Joana estavam em Florianópolis. Dudu ameaça terminar com ela, se os amigos não forem embora.
Glória pergunta a Álvaro se faria bem em deixar Marcus, acabando por confessar que Marcus perdeu o interesse sexual nela desde que estão juntos. Álvaro desculpa Marcus a dizer que ele está a passar por muitos problemas.
Mané e Joana dizem que talvez seja melhor irem embora por ser óbvio que Rosinha não gostou da visita deles. Estranham que todos insistam para que eles fiquem.
Álvaro insiste com Glória para que consiga o perdão de Rosa Maria pela traição a Vivi, lembrando que ela é muito respeitada no bairro e que todos acabarão por aceitar o que ela e Marcus fizeram.
Rosinha acusa Dudu de falta de empatia pelos seus amigos, que estão sozinhos, num país estrangeiro e lembra-o que ele só é rico porque Maria de Fátima foi adotada.
Flor surpreende Mané e Joana ao dizer que quer ajudá-los, por saber que Rosinha gosta deles.
Glória diz a Rosa Maria saber que não agiu bem ao ser amante de Marcus durante tantos anos, mas defende-se que ao menos não destruiu o casamento dele com Vivi. Rosa Maria olha-a surpresa.
Álvaro olha desconfiado para Rufino, dizendo que veio negociar o seu regresso ao Ninho.
Rosinha discute furiosa com Dudu por ele não se colocar no lugar de quem luta por um futuro melhor e se recusar a ajudar Mané e Joana.
Glória defende-se a Rosa Maria, dizendo que impediu o divórcio de Marcus com Vivi para protegê-la. Rosa Maria insinua que Marcus poderia ter feito mal a Vivi, e Glória sai irritada.
Flor e António saem para irem procurar Rosinha. Dani, a sós com Mané e Joana, pergunta-lhes o que afinal estão ali a fazer.
Rufino diz a Álvaro que pretende voltar ao Ninho ou então revelará que Armando tem um relacionamento com Babi, que tem idade para ser neta dele.
Dani fica atónita ao saber que Mané e Joana formavam um trisal com Rosinha antes de Dudu entrar na vida dela.
Rosinha, muito chateada com Dudu, diz ser melhor aquela conversa ficar por ali, indo ter com Mané e Joana. António e Flor surgem à procura de Rosinha e Dudu fecha-lhes a porta na cara.
Dani sorri divertida e surpresa com a ideia de Rosinha namorar com Mané e Joana ao mesmo tempo, dizendo que afinal eles nos Açores são mais evoluídos que pensava. Rosinha fica incomodada por os amigos terem contado isso a Dani.
Sónia espanta-se ao ver Álvaro entrar com Rufino, e este propõe poder voltar ao Ninho em troca de não revelar o namoro de Armando com Babi.
Jennifer admite a Vivi que sente muitas saudades de Bingo e Vivi responde que foi necessário para trazer paz à família.
Babi, Eva e Vini olham atónitos para Glória a dizer-lhes que foi graças a ela que eles puderam crescer com os pais juntos, por que se não fosse por ela, Marcus já tinha deixado Vivi há muito tempo.
Rufino desabafa com Álvaro que a sua vida sem o Ninho perde todo o sentido por viver em grande solidão. Álvaro olha-o penalizado, dizendo que bastava ele ter-lhe explicado isso para poder voltar. Rufino sorri feliz, com Álvaro a avisá-lo, no entanto, tem de se manter calado sobre Armando e não caluniar Glória. Esta chega, dizendo que decidiu que não vai deixar mais ninguém julgá-la.
Vini diz a Eva e Babi compreender os argumentos de Glória, dizendo que Marcus poderia ter deixado Vivi há muito tempo. Eva e Babi vincam que isso não desculpa Glória.
António, José e Carla explicam a Flor que encontraram acidentalmente Mané e Joana em Florianópolis e pensaram imediatamente neles para acabarem com o namoro de Rosinha e Dudu. Flor anui ter sido uma ótima ideia. Todos avisam receosos Carla para ela ter cuidado com o que diz para que ninguém descubra de quem é Rosinha filha.