EP 115 Furioso, Marcos tenta «destruir» a sepultura de Carla

Em «Quer o Destino», a família os amigos de Carla (Ana Sofia Martins) abandonam o cemitério aos poucos. Marcos (Pedro Teixeira) aproxima-se da campa da mulher e ajoelha-se. Num momento de fúria desfaz uma coroa oferecida por Nuno e outros tantos arranjos de flores. Chora e deita-se em cima da sepultura.

Ter, 4 ago 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Carlos (João Vicente) num impulso faz com que Mateus (Pedro Sousa) vomite os comprimidos. Lucas (Filipe Vargas) fica espantado com o que a mãe acabou de fazer e ela afirma que só quis salvar Mateus dos seus demónios. Lucas está desolado e a GNR avisa que será difícil salvar Mateus.

Ana (Madalena Aragão) finge que dorme, Lucas faz-lhe uma festa no cabelo e lamenta tudo o que a filha passou nestes dias.

Carlos lamenta que Vitória (Sara Barradas) esteja a lutar pela vida, mas diz que será feita justiça. Lucas desabafa sobre tudo o que a família lhe fez, e reconhece que será difícil perdoá-los, por isso resolveu ir para o Brasil.

Joana (Marina Mota) chora e diz a Elvira (Ana Bustorff) que só quer paz naquela casa. A governanta lembra que Catarina lhe roubou o direito a ser feliz e abraça Joana.

Mateus deitado e amarrado numa cama, quer falar mas está sedado.

Sandra (Marta Faial) dorme agarrada à camisola de Carla, lembra-se do que aconteceu e chora desesperada.

Patrícia (Leonor Seixas) prepara-se para fechar o café. Nuno está bêbado, ela tenta acordá-lo e ele só pede whisky. Maria (Mafalda Marafusta) aparece, e aconselha Patricia a deixa-lo ali.

Decorre o funeral de Carla (Ana Sofia Martins), Nuno desfeito em lágrimas, está acompanhado pelo irmão. Os agentes funerários preparam o caixão para ser levado por Nuno, Machado, Lucas, Carlos, Hugo e Alfredo, o cortejo fúnebre avança. Nuno chora, Machado promete acertar contas com quem fez isto.

Sandra diz que a mãe não veio porque não teve coragem de enterrar a filha. Elvira recorda o casamento de Carla e Marcos, sabe que ele gostava muito dela, e lamenta o estado a que a família Santa Cruz chegou.

Os presentes do enterro abandonam o local e Marcos (Pedro Teixeira) ajoelha-se junto à campa de Carla, e num momento de fúria desfaz uma coroa oferecida por Nuno. Chora e deita-se em cima da sepultura como se ficasse abraçado a ela.

Lucas agradece a Gouveia por ter denunciado Catarina (Maria José Pascoal) e Mateus, por não compactuar com criminosos, avisa que Marcos também vai ser acusado de homicídio involuntário e Lucas vai ter de tratar do seu futuro.

Sandra ajuda Diogo (Luís Henrique) e Pilar (Maria Marques) a fazer os trabalhos de casa. Eles comentam as saudades que têm da mãe, do tio e da avó, mas Sandra avisa que vão ficar ali até Lucas ir embora. Sandra vê Marcos e grita com ele. Lucas fica espantado ao ver Marcos, que lhe diz que só quer despedir-se dos filhos, antes de se entregar à policia, mas Sandra não deixa e leva os sobrinhos para a cozinha.

Maria aproxima-se de Isabela (Inês Herédia) e aconselha-a a aproveitar-se por estar casada com Mateus. Isabela fica confusa e acha que não tem jeito para ser patroa e Maria oferece-se para ensiná-la.

A GNR algema Marcos, enquanto ele lamenta o que aconteceu. Diz que nunca quis matar Carla, por ela ser o amor da vida dele. Marcos promete mudar pelos filhos, e é levado pela GNR.

Elvira deita-se em cima da cama refastelada, acende um charro e sorri sonhadora com as mudanças que estão por vir.

Joana vai até ao café e pede a Alfredo (Luís Esparteiro) para voltar para casa, mas ele nega e pede-lhe para se habituar a estar sem ele, deixando Joana desolada.

Lucas com as malas preparadas, despede-se de Carlos. Ele lamenta que vá embora sem Vitória, mas o pai de Ana indica que não vai adiar a vida dele por mais ninguém e que precisa afastar-se da herdade. Carlos promete mantê-lo informado de tudo e abraçam-se.

Maria dirige-se a Lucas e indica que Vitória sujeitou-se a tudo pelo amor que sente por ele e ele nem lhe dá uma oportunidade. Entrega-lhe uma pen e avisa-o que se é tão diferente dos irmãos devia ouvir a versão dela e perceber se merece o amor dela ou não passa de um ingrato. Lucas decide ver os vídeos, onde Vitória conta que é Margarida e fez tudo para se vingar, mas  que apaixonou-se por ele e, por isso, cometeu muitos erros. Lucas perturbado, não consegue ver mais e guarda a pen.

Vitória continua em coma, ligada às máquinas. O monitor dá sinal de alerta de ausência de batimentos cardíacos. Cartaxana e os enfermeiros entram disparados para tentar reanimá-la.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Furioso, Marcos tenta «destruir» a sepultura de Carla
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA