EP 186 «Agradece à tua nova filhinha por a Diana estar na prisão»

Em «Amar Demais», Peter (Joaquim Horta) e Ema (Ana Varela) encontram-se e a conversa acaba por descambar.

Ter, 4 mai 2021 23:10 TVI

Neste episódio

Joana (Catarina Rebelo) despachada Luís (Diogo Branco) e ele fica irritado. Depois, o jovem liga a Evelina (Susana Arrais) e combina encontrarem-se no Fado da Fortuna.

Madalena (Sofia Ribeiro) acha divertido vestirem-se de igual e convence Célia a conversar com Joana, para lhe explicar o que realmente aconteceu.

Rui (Rodrigo Soares) agradece o almoço e Emília (Dina Félix da Costa) diz que Peter (Joaquim Nicolau) é mais divertido do que ela pensava.

Ema (Ana Varela) fica surpreendida por ver Peter em casa de Emília e pergunta-lhe se agora é amiga dele.

Rute (Ana Guiomar) despede-se de Peter (Joaquim Nicolau) e censura-o pela forma como reagiu com Ema (Ana Varela). Depois, aconselha-o a falar com a mãe sobre a sua doença.

Vanda (Fernanda Serrano) confronta Filomena (Sofia Nicholson) por ter ligado para Arnaldo (João Lagarto) e acusa-a de ser a espia dele no bairro, deixando a irmã sem saber onde se enfiar.

Ema e Emília (Dina Félix da Costa) consolam Rute (Ana Guiomar), que acaba por se emocionar ao falar da doença de Peter. Rute está determinada a salvá-lo e diz que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance. Ema, Emília e Rui (Rodrigo Soares) mostram-se solidários e também se disponibilizam para ajudar.

Filomena (Sofia Nicholson) finge-se indignada com as acusações de Vanda, mas esta afirma que Arnaldo (João Lagarto) lhe contou sobre ela andar atrás dos códigos de acesso à fortuna de Zeca. Filomena fica aflita e Vanda avisa-a para ficar longe daquele dinheiro.

Vanda liga a Zeca e diz que descobriu uma coisa importante e convida-o para jantar em sua casa.

Vanda está a dar os últimos retoques na mesa, quando aparece Luís (Diogo Branco), que conta que vai jantar fora com uma amiga, deixando a mãe curiosa.

Eça (Nuno Pardal) protesta por Filomena ter combinado um jantar, pois já tinha planos com a Liliana (Mafalda Rodilles). Ela chega e elogia Eça e Ulisses (Nuno Homem de Sá). Todos juntos para o Fado da Fortuna.

Zeca chega a casa de Vanda e pede-lhe para ir direta ao assunto. Ela conta que Arnaldo armou um plano para lhe roubar o dinheiro dos diamantes e que está a usar Filomena para conseguir os códigos de acesso ao dinheiro. Zeca fica a processar aquilo e pede uma bebida.

Liliana fica incomodada ao ver as mulheres todas da Editora e pede a Eça para ir embora. Eça não percebe qual é o problema e convence-a a ficar. Salomé (Madalena Brandão) gosta de ver Sandro (Salvador Nery) e os dois trocam piropos. Fanã (Salvador Nery) avisa que vai cantar e todos ficam entusiasmados. Evelina (Susana Arrais) começa a insinuar-se a Luís e ele refere que Vanda não ia gostar nada de saber que estão ali os dois.

Zeca está chocado por ter confiado em Filomena e ela estar a aproveitar-se do namoro com Ulisses para conseguir o acesso ao dinheiro dele.

Estela (Isabel Figueira) reclama com Joana (Catarina Rebelo) por ter ido contar tudo a Ema e teme que ela apresente queixa contra elas.

Gisela (Carla Vasconcelos) e Olga (Helena Costa) ainda estão pasmadas com aquela história e incentivam Joana a ir falar com Célia (Sofia Ribeiro).

Vanda pergunta a Zeca como está a sua relação com Carolina (Joana Manuel) e ele conta que está a pensar sair de casa, para que Ema perceba que ele não tem nada com Carolina.

Vanda insinua-se a Zeca e acaba por beijá-lo. Ele não recusa. Vanda e Zeca acabam de se beijar. Vanda pede imensa desculpa e diz que fez aquilo sem pensar e Zeca relativiza a situação. Vanda finge-se envergonhada e pede a Zeca para ir embora e sorri orgulhosa, da sua representação.

Ema despede-se de Maria Helena (Maria Emília Correia) e diz que vai cantar no restaurante. Peter chega, indica que não pode adiar mais aquela conversa e revela a Maria Helena que tem um cancro.

Filomena anuncia que está noiva de Ulisses e todos ficam surpreendidos, inclusive Ulisses, apesar de fingir que não. Liliana entusiasma-se e diz que os próximos são ela e Eça. Evelina acha que chegou o momento de intervir e pergunta a Eça se vai fazer com Liliana, o mesmo que fez com Rita.

Maria Helena está em choque. Peter conta que só descobriu há pouco tempo.

Liliana está intrigada com o que Evelina está a dizer e quer saber quem é Rita. Eça tenta ir embora, mas Evelina faz questão de dizer que Rita é a namorada de Eça. Ele defende-se e diz que é ex-namorada. Evelina revela que ele só terminou o namoro no próprio dia.

Rui (Rodrigo Soares), Emília (Dina Félix da Costa) e Rute (Ana Guiomar) tentam delinear um plano para ajudar Peter (Joaquim Nicolau) a conseguir um doador. Rute acha que a melhor forma das pessoas se envolverem e participarem é oferecendo um prémio.

Evelina (Susana Arrais) e Salomé (Madalena Brandão) revelam que Eça (Nuno Pardal) só começou a andar com ela para a convencer a apresentar queixa contra Raul (Sérgio Praia), Liliana (Mafalda Rodiles) fica chocada e diz que nunca mais o quer ver, deixando Eça destroçado. Evelina, Filomena (Sofia Nicholson) e Salomé brindam.

Ulisses (Nuno Homem de Sá) vai atrás de Eça e este confessa que terminou o namoro com Rita (Beatriz Barosa) porque se apaixonou por Liliana. Ulisses recebe chamada de Zeca (Graciano Dias) que o avisa que Filomena não é quem eles pensam.

Salomé acusa Filomena de só querer o dinheiro de Ulisses e ela fica indignada. Evelina, por sua vez, fica interessada ao saber que Ulisses tem acesso à conta do Goulart. Ulisses fica em choque ao saber que Filomena só está com ele para tentar chegar ao dinheiro de Zeca e que está a trabalhar para Arnaldo (João Lagarto) em troca de um apartamento. Filomena chega e percebe que foi descoberta.

Mateus vai até ao restaurante porque soube que Fanã (Salvador Nery) ia cantar.

Evelina pergunta a Salomé se tem algum interesse em Ulisses, pois pela forma agressiva como falou com Filomena, parecia. Salomé insinua-se a Sandro (Miguel Bogalho) e convida-o para ir dar uma volta. Fanã apresenta Mateus a Ema (Ana Varela) e diz que ele anda à procura de um novo talento.

Zeca está deitado na cama a pensa no beijo com Vanda (Fernanda Serrano) e tenta convencer-se de que não pode haver nada entre eles. Carolina (Joana Manuel) entra no seu quarto e diz-lhe que precisam conversar.

Evelina aconselha Luís (Diogo Branco) a esquecer Joana (Catarina Rebelo), por não passar de uma miúda e beija-o. Ema vê-os e estranha. Luís fica encantado com aquele beijo. Fanã começa a cantar e Mateus mostra-se ansioso para ouvir Ema cantar.

Salomé entra na barbearia e diz a Sandro que quer ver o que ele sabe fazer e beija-o.

Filomena ganha coragem para se levantar do sítio onde estava escondida e dirige-se à estante onde Ulisses esteve a mexer. Filomena folheia os livros à procura do papel com os códigos.

Carolina insiste em conversar com Zeca sobre a noite que passaram juntos, mas Zeca prefere não falar, até porque não se lembra de nada. Carolina propõe que tornem o casamento verdadeiro e Zeca acaba por lhe dizer que ela não faz o seu género.

Filomena continua à procura dos códigos de acesso à conta de Zeca. Quando está quase a desistir, Filomena repara num livro mais alto e vai buscar um banco para lá chegar. Filomena fica boquiaberta ao perceber que finalmente encontrou o que procurava. Filomena fotografa o papel com os códigos e volta a guardá-lo. Eça chega de seguida ao telefone e Filomena fica boquiaberta quando percebe que Zeca beijou Vanda.

Filomena vê as fotos que tirou e fica histérica por ter conseguido os códigos. A irmã de Vanda vê Sandro e Salomé envolvidos na barbearia, mas segue sem dizer nada.

Fanã acaba de cantar e todos aplaudem. Filomena entra em êxtase e pede uma rodada a todos. Fanã estranha, mas ela lembra que acabou de ficar noiva e Ema começa a cantar.

Zeca pensa em Ema e Vanda. No entanto, o Goulart apercebe-se de que só não está com a mãe de Zequinha porque ela não quer e começa a pôr a hipótese de ter algo com Vanda.

Estela (Isabel Figueira) avisa Célia (Sofia Ribeiro) que Joana não querer falar com ela. Joana vê Célia e sorri, pois julga que é Madalena (Sofia Ribeiro), mas quando percebe que é Célia recusa-se a falar com ela.

Zeca (Graciano Dias) está à espera de Filomena (Sofia Nicholson) e assim que ela chega, vai direto ao assunto e indica-lhe que está despedida. Filomena exige saber o motivo pelo qual Zeca a está a despedir, mas ele indica apenas que deixou de confiar nela.

Joana (Catarina Rebelo) afirma que já ouviu o que tinha a ouvir sobre o passado e Célia (Sofia Ribeiro) tenta apelar ao sentimento e lembra-a que se não fosse ela, talvez não estivesse viva.

Filomena está irritada por ter sido despedida e promete vingar-se de Zeca.

Rute (Ana Guiomar) pergunta a Peter (Joaquim Nicolau) se não se sente melhor, agora que contou à mãe que está doente e tenta animá-lo contando-lhe a uma ideia que teve para encontrar um dador.

Célia acusa Joana de ser interesseira e a filha de Ema arrasta-a até à porta. Célia percebe que perdeu por completo o controlo da situação e diz que um dia Joana ainda se vai arrepender do que lhe está a fazer.

Peter não gosta da ideia de tornar pública a sua doença, mas Rute garante que é melhor do que morrer. Na opinião da irmã de Zeca, se o comendador oferecer um prémio aos dadores, haverá mais gente a querer ajudar.

Todos estão empenhados na campanha de angariação de dadores para Peter.

Rita (Beatriz Barosa) está impressionada com a performance de Evelina (Susana Arrais). Esta conta que Salomé (Madalena Brandão) se atirou a Sandro (Miguel Bogalho) e Salomé ameaça contar com quem Evelina estava, mas ela própria conta que esteve com Luís (Diogo Branco).

Filomena liga a Arnaldo (João Lagarto) e diz-lhe ter novidades,  combinando passar mais tarde pelo escritório dele.

Ulisses (Nuno Homem de Sá) conversa com Eça (Nuno Pardal) sobre ter sido enganado por Filomena e o filho indica-lhe que sempre achou aquela relação estranha.

Filomena arruma as suas coisas e revela aos colegas que Zeca que a dispensou.

Ulisses está desconfortável por terem sabido aquilo por Vanda (Fernanda Serrano) e Eça conta-lhe que Vanda beijou Zeca.

Santos Costa (Ricardo Castro) estranha que Zeca tenha despedido Filomena e vai tentar perceber o que aconteceu.

Ulisses está preocupado com a possibilidade de Vanda estar interessada em Zeca, pois sabe que ela não é de confiar e que Zeca pode deixar-se levar.

Liliana (Mafalda Rodiles) diz a Eça que nunca mais o quer ver. Ele garante que está mesmo apaixonado por ela, mas ela não acredita.

Zeca conta a Santos Costa que descobriu que Filomena tinha um acordo com Arnaldo, para descobrir os códigos de acesso ao dinheiro dele, em troca de um apartamento.

Eça tenta explicar o que se passou, mas Liliana diz que não tem de lhe dar satisfações e vai embora.

Madalena (Sofia Ribeiro) conduz o carro pela serra da Arrábida. Célia (Sofia Ribeiro) está encantada com a paisagem e com tudo o que Madalena está a fazer por ela.

Raul (Sérgio Praia) atende uma chamada e fica satisfeito por descobrir onde Madalena está hospedada.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: «Agradece à tua nova filhinha por a Diana estar na prisão»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares