EP 6 «A minha cama está fria como o orvalho»

Em «Festa é Festa», Corcovada (Maria do Céu Guerra) prepara-se para dormir quando recebe uma chamada de Manel (Vítor Norte). O taxista diz-lhe que deixou a família de Fernando (Manuel Marques) em casa. Corcovada agradece e promete dar-lhe uma recompensa. Mais tarde, Corcovada mostra-se marota com Manel e queixa-se da cama fria.

Seg, 3 mai 2021 21:45 TVI

Neste episódio

A casa está vazia e tem os móveis tapados com plásticos cheios de pó. Ouve-se a chave a rodar e a família de Fernando (Manuel Marques) entra. Vuitton (Beatriz Costa) começa logo a reclamar do pó, São (Sílvia Rizzo) queixa-se do frio e quando Fernando vai ligar o aquecimento central, o quadro elétrico vai abaixo.

O Sôtor (José Carlos Pereira) está desmaiado no meio do chão, rodeado por todos que tentam arranjar uma solução. Manuela (Inês Herédia) acha que é a pessoa mais indicada para o socorrer e dá-lhe palmadinhas na cara, com sucesso já que ele começa a abrir os olhos. Aida (Ana Guiomar), ao ver o Sôtor caído, fica muito preocupada e sugere que ele fique em sua casa, para não ter de conduzir. Manuela conta que o Sôtor já anda assim a algum tempo e devia ir ao médico.

Jorge (Manuel Melo) apanha algumas moedas que ficaram caídas. Florinda (Ana Brito e Cunha) está a lavar a loiça enquanto Albino (Pedro Alves) continua a falar sobre a TVI vir à aldeia. Florinda não partilha do entusiasmo do marido, pois está focada no trabalho. Enquanto isso, Albino acaba por receber mensagens provocadoras de Elisabete (Ana Marta Contente), mas diz à mulher que é trabalho. Albino fica desconsolado ao saber que a catequese foi adiada para amanhã e que vai acordar sozinho.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) prepara-se para dormir quando recebe uma chamada de Manel (Vítor Norte).  Manel diz-lhe que deixou a Família de Fernando em casa, Corcovada agradece e promete dar-lhe uma recompensa. Mais tarde, Corcovada mostra-se marota com Manel e queixa-se da cama fria.


Ana Carolina (Beatriz Barosa) vai à casa de banho e assusta-se ao encontrar Carlos (Rodrigo Paganelli) ainda na sala. Ele pergunta-lhe de onde conhece Louis (Valdemar Brito), mas ela não responde para o picar. Ana Carolina insinua que Vuitton é namorada de Carlos, mas ele explica que não e que até são primos em grau afastado. Contudo, a jovem não fica muito convencida com a resposta.

Elisabete está recostada no sofá a teclar languidamente no telemóvel. Albino fica todo atrapalhado quando recebe outra mensagem. Florinda pergunta-lhe quem é e ele revela que é Elisabete, mas diz que estão a falar de trabalho. Albino queixa-se que trabalha muito e Florinda propõe que Tomé (Pedro Teixeira) fique responsável pela festa, para o aliviar. Albino recusa-se a entregar a festa a Tomé.

São segura numa vela enquanto Fernando anda de volta do quadro elétrico. No entanto, como não consegue resolver o problema garante que amanhã liga a Peixoto (Vítor Emanuel), mas São exige que ele ligue agora. Fernando liga, contrariado, e Peixoto diz-lhe que só consegue amanhã. Não têm outro remédio senão irem dormir e taparem-se com mantas. 

Elisabete cede o seu quarto para o Sôtor dormir e diz que dorme na sala. O Sôtor recusa e diz que não quer incomodar. Aida faz sinal a Tomé para "marcar pontos" com o Sôtor e ele mostra-se muito hospitaleiro.

Albino conta a Florinda que o Sôtor se sentiu mal e vai dormir em casa de Tomé. Florinda estranha que Elisabete lhe esteja a mandar mensagens a esta hora. Albino está mais preocupado com o facto de Tomé estar a tentar passar o Sôtor para o seu lado.

Florinda fica confusa com o tipo de pão que Ana Carolina costuma comer, diz que tem de ir à missa e fica chocada por Ana Carolina não ser batizada. No fim, dá indicações a Ana Carolina sobre a rotina de Corcovada.

Albino, ainda a dormir, agarra-se à almofada, julgando ser Florinda. Quando percebe que Florinda já saiu, protesta por nunca ter o carinho dela e diz que qualquer dia está com os pés para a cova e não aproveitou nada desta vida. Albino pega no telemóvel para ver o que Tomé andou a aprontar e decide ligar a Elisabete, que fica toda contente ao receber uma chamada dele. Mas logo desanima ao perceber que ele só quer saber do Sôtor. Elisabete conta que ele se sentiu mal e que dormiu no seu quarto. Elisabete fica espantada ao ver que Sôtor já não está lá.

Ana Carolina anda de volta do gira-discos, a tentar pô-lo a trabalhar, mas não percebe nada daquilo. De repente, sente o cheiro da cachaça e não percebe como é que a bisavó consegue beber aquilo. Mais tarde, acaba finalmente por conseguir colocar a música a tocar e fica contagiada pela alegria da música.

Albino ainda está ao telemóvel com Elisabete e não percebe nada do que se passa. Albino começa a achar que o Sôtor morreu e veste-se à pressa para ir saber o que aconteceu.

São está embrulhada numa manta, enquanto Fernando retira as capas dos móveis. Peixoto chega finalmente e São, em vez de ficar feliz, protesta por ele ter demorado tanto tempo. Fernando faz sinal a Peixoto para não ligar. 

Corcovada vê Ana Carolina a sorrir e acha que ela também bebeu um shot. Ana Carolina diz que vai sempre achar piada ao ver a bisavó beber um shot logo de manhã. Ana Carolina reconhece que hoje acordou mais bem-disposta. Corcovada fica feliz por ela e acha que a Aldeia já lhe está a fazer bem. Sorriem cada vez mais cúmplices.  Um Carro estaciona em frente à casa de Corcovada. O condutor sai lá de dentro e fica encostado ao carro a enviar uma sms. Ana Carolina recebe uma sms e fica muito nervosa ao saber que Bruno (Gonçalo Norton) está à porta. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: «A minha cama está fria como o orvalho»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA