EP 213 Olga lembra-se do nome da mãe de Zeca

Em «Amar Demais», Zeca (Graciano Dias) tenta descobrir mais informações sobre a sua mãe verdadeira. Olga (Helena Costa) lembrar-se que a senhora que estava na igreja chamava-se Susana.

Qui, 10 jun 2021 23:15 TVI

Neste episódio

Rita (Beatriz Barosa) quer saber como correu a conversa com Gabriel (Ricardo Carriço) e "Madalena" (Sofia Ribeiro) diz-lhe que se está a sentir pressionada por ele e Rita fica incrédula por ela ter acabou com ele.

Zeca (Graciano Dias) questiona Olga (Helena Costa) sobre um encontro com uma senhora numa igreja, mas ela não se lembra de nada e fica tensa com a insistência dele.

Gabriel conta que "Madalena" está em casa de Ema (Ana Varela) e que encontrou Raul (Sérgio Praia) a sair de lá. Arnaldo (João Lagarto) aconselha Gabriel a ter uma conversa com Raul e a pô-lo no lugar dele. Gabriel fica a pensar nisso, mas primeiro vai saber como está o plano contra Filomena (Sofia Nicholson).

Rita conta que "Madalena" acabou o relacionamento com Gabriel e Fred (Filipe Matos) estranha.

Raul chega à editora bem disposto, mas logo perde o sorriso quando recebe uma intimação da polícia.

Zeca insiste com Olga para se lembrar da situação que ele lhe descreveu e ela indica que a senhora se chamava Susana.

Raul liga a Peter (Joaquim Nicolau) e diz-lhe que precisa de se livrar de uma pessoa e nisto abre uma saco cheio de dinheiro. 

Liliana (Mafalda Rodiles) conta a Vanda que desistiu da queixa porque foi persuadida por Raul a fazê-lo, mas pensou melhor e mudou de ideias. Liliana diz que apresentou queixa contra Raul e que ele vai ser intimado hoje.

Olga procura a tal foto e acaba por encontrá-la. Zeca olha emocionado para a foto, pois é a primeira vez que vê o rosto da sua mãe verdadeira.

Todos estranham a mudança de "Madalena" em relação a Gabriel e Raul. Ema acredita que o acidente a tenha mudado e feito ver as coisas de outra forma e decide ir falar com ela.

Zeca emociona-se a olhar para a foto e Olga fica aflita e liga a Gisela (Carla Vasconcelos) para ir ter com eles. Emília (Diana Félix da Costa) e Rui (Rodrigo Soares) chegam e dizem que já foram fazer o teste de ADN. Percebem que Zeca não está bem e ficam preocupados.

Liliana confessa a Vanda que desistiu de apresentar queixa contra Raul, porque foi subornada.

Raul atira os maços de notas pelo ar, enquanto conta a Peter que Liliana apresentou queixa contra ele. Peter diz-lhe para ir ter com ele a casa para conversarem.

Liliana confessa que não se orgulha do que fez, mas reconsiderou e devolveu o dinheiro. Liliana diz que não tem feitio para viver escondida ou com peso na consciência e Vanda apoia.

Emília, Olga e Rui não percebem porque motivo Zeca está a chorar. Gisela chega e ao ver a foto que o deixou naquele estado, percebe imediatamente o que o deixou assim.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Olga lembra-se do nome da mãe de Zeca
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares